Cientistas criam pele artificial capaz de sentir. Inspiraram-se na saga Star Wars

Uma equipa de cientistas de Singapura criou uma pele artificial com a capacidade de recriar o sentido do tato – na prática, é capaz de sentir.

De acordo com a agência noticiosa Reuters, que avança a notícia, a equipa de especialistas espera que esta inovação possa fazer com que pessoas com membros artificia possam voltar a reconhecer objetos e sentir texturas, temperaturas e até voltar a sentir dor.

Batizado de Asynchronous Coded Electronic Skin (ACES), o dispositivo é composto por cerca de 100 pequenos sensores com cerca de um centímetro quadrado de dimensão.

Os cientistas da Universidade Nacional de Singapura afirmam que o ACES pode processar informações mais rapidamente do que o sistema nervoso humano, sendo rapaz de conhecer 20 a 30 texturas diferentes e ler em Braille com mais de 90% de precisão.

“Os seres humanos precisam de deslizar para sentir a textura mas, neste caso, a pele [artificial], com apenas um toque, é capaz de detetar texturas de diferentes rugosidades”, disse à Reuters o líder da equipa, Benjamin Tee.

Tee explicou ainda que são ainda algoritmos de Inteligência Artificial (IA) permitem que o dispositivo criado aprenda rapidamente.

O conceito foi inspirado numa cena da saga Star Wars, durante a qual Luke Skywalker perde a sua mão que depois é substituída por uma outra robótica, aparentemente capaz de sentir novamente, confessou ainda o líder da investigação.

Para já, o produto está numa fase experimental, mas este já despertou um “enorme interesse”, principalmente entre a comunidade médica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …