/

Cientistas criam hologramas que se podem sentir e ouvir

Cientistas criaram hologramas que conseguem ser sentidos e ouvidos por pessoas. Esta nova abordagem constitui uma inovação nesta área que tem crescido de forma galopante nos últimos anos.

Há muito tempo que os hologramas deixaram de ser uma visão futurista dos filmes de ficção científica e é uma realidade dos nossos tempos. A tecnologia não para de evoluir e, sem ser exceção a isso, os hologramas estão a ganhar nova vida com uma inovação desenvolvida por cientistas da Universidade de Sussex.

A equipa de investigadores criou hologramas 3D que podem ser vistos de qualquer ângulo, que podem até mesmo ser tocados e ouvidos.

Como base para este avanço tecnológico, os cientistas britânicos tiveram como base uma abordagem semelhante à de engenheiros da Universidade Brigham Young, que usaram lasers invisíveis para levitar e manipular uma pequena partícula. Esta foi depois iluminada com luzes RGB para dar a ideia de uma imagem a três dimensões.

O estudo foi publicado este mês na revista científica Nature. Em 2016, cientistas japoneses também já tinham conseguido criar hologramas que podem ser tocados.

A diferença é que os investigadores de Sussex usaram um ultrassom para levitar um pedacinho de esferovite através das ondas sonoras. Com esta forma de manipulação do objeto, o esferovite conseguia-se mover a uma velocidade de 30 quilómetros por hora, conseguindo mostrar uma forma de 10 centímetros de diâmetro em menos de um décimo de segundo.

Como é muito rápido, a pessoa que esteja a olhar apenas consegue percecionar um objeto a três dimensões, explica o Gizmodo. E isto não se trata apenas de show off para os nossos olhos, quase como uma ilusão de ótica. Além de envolver o esferovite numa moldura colorida, o ultrassom consegue também fazê-lo vibrar, criando ondas sonoras audíveis pelo ouvido humano.

Podemos ainda não ter chegado aos hologramas do holodeck de Star Trek, mas caminhamos cada vez mais nesse sentido.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.