//

Japoneses criaram um novo tipo de holograma que pode ser tocado

Investigadores da Universidade de Tóquio, no Japão, construíram uma máquina capaz de usar ultra-sons para transformar hologramas em imagens palpáveis.

A nova invenção, lançada no fim do mês passado, soma-se ao crescente número de protótipos “tele-hápticos” lançado em 2015.

Chamada “Haptoclone”, a nova máquina holográfica é composta por duas caixas. Uma das caixas contém um objecto, e a outra mostra um holograma desse objeto – o seu “clone”.

Se um utilizador coloca a mão na segunda caixa para interagir com o holograma, consegue sentir o objecto original, graças a pressões exercidas por radiação ultra-sónica emitida sobre a sua mão.

A sensação táctil é bastante realista.

Joon Ian Wong, repórter do Gizmodo, testou o dispositivo, e diz que a bola holográfica com a qual interagiu parecia feita de plástico insuflado.

Também Emiko Jozuka, repórter da Motherboard, testou o Haptoclone e interagiu com o holograma de uma mão humana. Josuka descreve uma sensação “borbulhante e estranha” a emanar dos seus dedos.

Por enquanto, a tecnologia ainda é limitada – só pode emitir um nível “seguro” de radiação ultra-sónica, o que significa que o grau de feedback táctil que pode simular está reduzido a algo como acariciar levemente um objecto.

Ainda não pode emular um aperto de mão ou um abraço forte, por exemplo.

Mas muito provavelmente daqui a uns anos estaremos a assistir a combates de boxe holográficos.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.