Cientistas conseguem enviar senhas seguras através do corpo humano

Mark Stone / University of Washington

As senhas passam através do corpo graças a um sistema de transmissão de baixa frequência

As senhas passam através do corpo graças a um sistema de transmissão de baixa frequência

Investigadores de engenharia e computação da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, conseguiram uma proeza digna dos filmes de agentes secretos: enviar senhas através do corpo humano – e com segurança suficiente para que nenhum hacker intercepte o processo.

Ao contrário do que ocorre quando partilhamos ou escrevemos passwords usando a rede Wi-Fi ou tecnologias sem fios como o Bluetooth, as senhas enviadas pelo corpo humano não podem ser interceptadas por hackers que estejam a escutar os sinais transmitidos.

Com este novo sistema, a informação ou dados biométricos a enviar passam através do corpo humano graças a um sistema de transmissão de baixa frequência, que pode ser gerado pelos vulgares sensores de impressão digital e touchpads presentes actualmente em vários gadgets.

O processo cria um código binário, que transmite dados em uma velocidade de 25 a 50 bits por segundo.

“Os sensores digitais têm sido bastante usados como dispositivos de entrada. O interessante é que mostrámos, pela primeira vez, que estes sensores podem servir para enviar informações que estão fechadas no próprio corpo do utilizador”, explicou Shyam Gollakota, um dos autores do estudo.

Vikram Iyer / University of Washington

As possíveis aplicações incluem o envio de senhas para portas inteligentes e sensores de glucose para diabéticos

As possíveis aplicações incluem o envio de senhas para portas inteligentes e sensores de glucose para diabéticos

Este tipo de transmissão oferece um método muito mais seguro de enviar informações autenticadas entre dispositivos, já que o sistema consegue criar um link seguro entre a superfície tocada e o dedo do utilizador.

“Digamos que eu queira abrir uma porta utilizando um cadeado eletrónico inteligente”, exemplifica Mehrdad Hessar, coautor do trabalho.

“Basta tocar ao mesmo tempo na maçaneta e no sensor de impressões digitais do meu telefone, para transmitir as minhas credenciais através do corpo – e a porta abre-se, sem ter que enviar qualquer tipo de informação pelo ar”, explica.

Até agora, a equipa testou a nova técnica em sensores de impressões digitais presentes em dispositivos como o iPhone.

Os testes foram realizados com a ajuda de 10 pessoas diferentes, com variados pesos e alturas, e em todas as ocasiões o resultado foi bastante positivo. O sistema funciona aliás mesmo quando a pessoa está em movimento, ou a mexer os braços.

O tempo de ter que tomar nota das passwords está a acabar. Melhor dizendo, o tempo de quê??

Canaltech / Washington.edu

PARTILHAR

RESPONDER

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …

Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de …

Câmara de Lisboa arrisca multa de 80 milhões devido à partilha de dados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá cometido quatro violações à lei da Proteção de Dados, puníveis cada uma com uma coima até aos 20 milhões de euros. Em declarações ao jornal Público, Elsa Veloso, advogada …

Joanetes e ossos partidos. A moda dos sapatos pontiagudos teve um alto custo na Inglaterra medieval

A moda dos sapatos pontiagudos na Inglaterra medieval desencadeou uma onda de joanetes, que, por sua vez, levaram a que as pessoas caíssem e partissem ossos. O século XIV assistiu à chegada de uma abundância de …

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de "Sir" antes do …

Época balnear abre este sábado na maioria das praias (mas com regras)

A época balnear abre oficialmente este sábado na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19. Segundo uma portaria publicada em …