Cientistas anunciam plano para construir super-computador quântico revolucionário

D-Wave Systems, Inc. / Wikimedia

Protótipo de chip com um processador quântico adiabatic de 128-qubits desenvolvido pela D-Wave Systems, Inc. em 2009

Protótipo de chip com um processador quântico adiabático de 128-qubits desenvolvido pela D-Wave Systems, Inc. em 2009

Cientistas de vários países anunciaram esta quarta-feira um plano para construir o computador mais poderoso e avançado de sempre, um computador quântico que poderá trazer uma nova revolução tecnológica.

O projeto, liderado por Winfried Hensinger, investigador da universidade britânica de Sussex, foi apresentado na Science Advances e inclui os planos para a construção da enorme máquina, que precisaria de ocupar um edifício inteiro.

Segundo a universidade, este computador poderia “resolver problemas que levariam milhares de milhões de anos a um computador normal”.

O computador quântico consistirá, segundo a Universidade de Sussex, em sofisticados aparelhos de vácuo com processadores quânticos de silicone, com átomos carregados com campos elétricos.

Enquanto os dados num computador tradicional são codificados em “bits”, unidades de informação que apenas têm dois estados – 0 e 1 -, num computador quântico são usadas unidades chamadas “qubits”, que podem ter mais do que um estado diferente em simultâneo, espelhando a teoria da física quântica que postula que um átomo pode estar em mais do que um sítio ao mesmo tempo.

Esta característica facilita e acelera operações mais complexas e, segundo a instituição, um computador como o que agora se projeta iria “revolucionar a indústria, a ciência e o comércio a uma escala semelhante ao que os computadores normais” fizeram quando foram inventados.

No trabalho que hoje se publica os cientistas descrevem a criação de uma nova maneira de ligar vários módulos de computação, optando por campos elétricos que levam os átomos de um módulo para outro a uma velocidade 100.000 vezes superior à das ligações em fibra ótica usadas atualmente.

O próximo passo será construir um protótipo funcional baseado no projeto, cuja publicação serve para apelar à colaboração de cientistas de todo o mundo.

Hensinger afirmou que a existência de um computador quântico universal “pode ter um impacto fundamental na sociedade como um todo”.

Em novembro de 2015, pela primeira vez, cientistas demonstraram que podem escrever e manipular um código quântico num chip de silício, abrindo caminho para os tão esperados e superpoderosos computadores quânticos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. se a evolução for tão rápida como com os computadores de silício, dentro de 1 ou 2 décadas teremos sobre as nossas secretárias máquinas com as capacidades deste monstro 🙂 vai ser a loucura pra jogar Call of Duty !

      • Epá trabalho não! Quando alguém fala em diversão lá vem sempre um estraga prazeres a falar de trabalhar, que mau karma!
        Pelo andar da carruagem daqui a uns 25/30 anos vou ter um relógio de pulso quântico, o quwatch :). Depois quero adquirir também uma torradeira atómica

RESPONDER

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …