Cientistas anunciam plano para construir super-computador quântico revolucionário

D-Wave Systems, Inc. / Wikimedia

Protótipo de chip com um processador quântico adiabatic de 128-qubits desenvolvido pela D-Wave Systems, Inc. em 2009

Protótipo de chip com um processador quântico adiabático de 128-qubits desenvolvido pela D-Wave Systems, Inc. em 2009

Cientistas de vários países anunciaram esta quarta-feira um plano para construir o computador mais poderoso e avançado de sempre, um computador quântico que poderá trazer uma nova revolução tecnológica.

O projeto, liderado por Winfried Hensinger, investigador da universidade britânica de Sussex, foi apresentado na Science Advances e inclui os planos para a construção da enorme máquina, que precisaria de ocupar um edifício inteiro.

Segundo a universidade, este computador poderia “resolver problemas que levariam milhares de milhões de anos a um computador normal”.

O computador quântico consistirá, segundo a Universidade de Sussex, em sofisticados aparelhos de vácuo com processadores quânticos de silicone, com átomos carregados com campos elétricos.

Enquanto os dados num computador tradicional são codificados em “bits”, unidades de informação que apenas têm dois estados – 0 e 1 -, num computador quântico são usadas unidades chamadas “qubits”, que podem ter mais do que um estado diferente em simultâneo, espelhando a teoria da física quântica que postula que um átomo pode estar em mais do que um sítio ao mesmo tempo.

Esta característica facilita e acelera operações mais complexas e, segundo a instituição, um computador como o que agora se projeta iria “revolucionar a indústria, a ciência e o comércio a uma escala semelhante ao que os computadores normais” fizeram quando foram inventados.

No trabalho que hoje se publica os cientistas descrevem a criação de uma nova maneira de ligar vários módulos de computação, optando por campos elétricos que levam os átomos de um módulo para outro a uma velocidade 100.000 vezes superior à das ligações em fibra ótica usadas atualmente.

O próximo passo será construir um protótipo funcional baseado no projeto, cuja publicação serve para apelar à colaboração de cientistas de todo o mundo.

Hensinger afirmou que a existência de um computador quântico universal “pode ter um impacto fundamental na sociedade como um todo”.

Em novembro de 2015, pela primeira vez, cientistas demonstraram que podem escrever e manipular um código quântico num chip de silício, abrindo caminho para os tão esperados e superpoderosos computadores quânticos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. se a evolução for tão rápida como com os computadores de silício, dentro de 1 ou 2 décadas teremos sobre as nossas secretárias máquinas com as capacidades deste monstro 🙂 vai ser a loucura pra jogar Call of Duty !

      • Epá trabalho não! Quando alguém fala em diversão lá vem sempre um estraga prazeres a falar de trabalhar, que mau karma!
        Pelo andar da carruagem daqui a uns 25/30 anos vou ter um relógio de pulso quântico, o quwatch :). Depois quero adquirir também uma torradeira atómica

RESPONDER

Bruno de Carvalho é vítima de “assassinato de carácter”

O advogado do ex-presidente do Sporting considerou, esta segunda-feira, que a acusação do Ministério Público (MP) sobre o ataque à academia em Alcochete "é um assassinato de carácter". "Trata-se de um assassinato de carácter e aqueles …

Casa Branca nomeia Mark Esper secretário da Defesa

O Pentágono anunciou esta segunda-feira que o secretário da Defesa em exercício nos EUA, Mark Esper, foi oficialmente nomeado para o cargo pelo Presidente norte-americano, Donald Trump. Mark Esper vai submeter-se na terça-feira a uma audiência …

Já há mais Uber em Lisboa, Porto e Faro do que táxis

Cinco anos depois de terem chegado a Portugal, as empresas de transporte individual de passageiros online já representam quase metade dos taxistas. Segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), citados esta terça-feira pelo …

Agência Europeia também investiga problemas nos novos aviões da TAP

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) confirmou à TSF que também estar a investigar os estranhos casos de enjoos nos novos aviões da TAP. A tomada de posição da EASA foi confirmada à …

PCP apresenta programa eleitoral que inclui “reforma fiscal”

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, apresenta esta terça-feira formalmente o programa eleitoral do partido para as legislativas, que inclui um pacote de medidas de “reforma fiscal”, em cerimónia pública, num hotel lisboeta. O líder do …

Multa histórica ao Facebook deixou Zuckerberg mil milhões de euros mais rico

A multa histórica de 4,4 mil milhões de euros aplicada ao Facebook, no âmbito do escândalo Cambridge Analytica, não está a fazer mossa na empresa e até fez subir as suas acções em bolsa, com …

Vale paga 165 mil euros a familiares dos trabalhadores mortos em Brumadinho

A empresa brasileira acordou indemnizar cada familiar dos trabalhadores mortos na rutura da barragem de Brumadinho, ocorrida em janeiro passado. O acordo, firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a companhia mineira Vale, determina que …

Novo currículo e novas metas. Peritos desafiam Costa a mudar tudo no ensino da Matemática

Um grupo de peritos constituído em dezembro pelo Ministério da Educação quer que o ensino da Matemática assente num novo currículo, deixando para trás documentos que considera contraditórios entre si. Coordenado pelo professor Jaime Carvalho e …

Johnson & Johnson investigada por risco de cancro do pó de talco

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a Johnson & Johnson para aferir se mentiu sobre o possível risco de cancro do seu pó de talco. Mais de 13 mil pessoas nos Estados …

Von der Leyen apresentou um "ramalhete" de promessas no Parlamento Europeu. Votação marcada para as 18h

A candidata à presidência da Comissão Europeia comprometeu-se esta terça-feira a tornar a Europa o primeiro continente a alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050, indicando que irá apresentar um “acordo verde” nos primeiros …