
Lev Zelioni, diretor científico do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia Russa de Ciências, propôs a criação de um conjunto de regras de trânsito para o Espaço, visando regular a movimentação dos satélites de vários países que atualmente orbitam a Terra.
Numa reunião da Academia Russa que decorreu esta semana, o cientista recordou que o Espaço está “repleto” de objetos e, por isso, é necessário definir um conjunto de regras de trânsito, tal como as que regem a circulação de veículos na Terra.
“Precisamos de organizações internacionais para definir [as regras], regras estas que todos os países seguirão”, defendeu Zelioni, citado pela Russia Today.
No mesmo encontro, o académico russo recordou a iniciativa lançada pelos EUA para criar regras nacionais para o tráfego no Espaço. No entender do cientista, esta iniciativa norte-americana, “contradiz as leis sobre as atividades das nações no espaço, as leis sobre o uso da Lua e do outros corpos celestes no espaço”, assinadas nos anos 60 e 70.
Para fazerem operações STOP no espaço, colocarem radares e fazerem soprar o balão a quem?