Impedir o desenvolvimento de IA “é mais importante” do que prevenir uma guerra nuclear

4

O teórico de inteligência artificial (IA) Eliezer Yudkowsky diz que a guerra nuclear é preferível ao desenvolvimento de IA avançada.

Num artigo de opinião publicado na revista TIME, o cientista pediu aos países que usem a ameaça de guerra nuclear para impedir o surgimento da inteligência artificial geral.

A inteligência artificial geral é a capacidade hipotética de um agente inteligente de compreender ou aprender qualquer tarefa intelectual que um ser humano possa. Ou seja, é qualquer inteligência artificial que iguale ou supere um ser humano.

Na sua opinião, interromper a investigação em IA não é suficiente e sugere que os países devem estar dispostos a destruir as unidades que treinam IA com ataques aéreos e até ameaçar bombardear os países que não interrompam a investigação.

O artigo de opinião surge em resposta a uma carta aberta que pede uma interrupção de seis meses no estudo da IA. Yudkowsky entende que meio ano é pouco.

A questão não é se a IA vai matar a humanidade, mas quando, alerta. “Não como em ‘talvez possivelmente alguma hipótese remota’, mas como em ‘essa é a coisa óbvia que aconteceria'”, escreveu o cientista.

Yudkowsky acredita que a única maneira de impedir a criação de inteligência artificial geral é tomar ações que inevitavelmente causariam uma guerra mais ampla e possivelmente milhões de mortos.

“Tenham menos medo de um tiroteio entre nações do que da suspensão ser violada; estejam dispostos a destruir um datacenter desonesto por ataque aéreo”, escreve ainda o investigador no artigo de opinião.

Yudkowsky realça que nenhum governo ou exército está isento desta responsabilidade.

ZAP //

4 Comments

  1. Convém esclarecer que não existem «teóricos de inteligência artificial». Chamar-lhe ‘teórico’ do que quer que seja, é querer por associação colocá-lo ao nível dos Físicos Teóricos, por exemplo e os Físicos Teóricos estão tão distantes deste senhor como ele próprio está do plâncton.

    Convém já agora dizer também que o Sr. Eliezer Yudkowsky não é licenciado em nenhuma área da informática ou das tecnologias de informação. Convém ainda acrescentar que o ‘filosofo’ Eliezer Yudkowsky não é licenciado em filosofia…. nem em coisa nenhuma, já agora.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.