Cientista descobre acidentalmente cura para a calvície

Uma cientista espanhola poderá ter descoberto acidentalmente a cura para a calvície enquanto investigava medicamentos anti-inflamatórios. O segredo está nos glóbulos brancos.

Mirna Perez-Moreno, investigadora do CNIO – Centro Nacional de Investigação Oncológica, em Espanha, poderá ter descoberto acidentalmente a cura para a calvície.

A cientista descobriu uma ligação inesperada entre o sistema imunitário e a regeneração da pele.

Ao testar medicamentos anti-inflamatórios em cobaias, há quatro anos, Perez-Moreno descobriu que o pelo de alguns dos ratinhos estava a crescer mais do que o normal.

Perez-Moreno iniciou então uma investigação paralela com os cientistas Donatello Castellana, do CNIO, e Ralf Paus, da Universidade de Manchester, um especialista em imunobiologia capilar.

CNIO

Mirna Perez-Moreno, investigadora do CNIO - Centro Nacional de Investigação Oncológica

Mirna Perez-Moreno, investigadora do CNIO – Centro Nacional de Investigação Oncológica

O crescimento anormal do pelo das cobaias sujeitas ao tratamento parece ter sido causado pela presença de macrófagos, um tipo de glóbulos brancos a que se atribui tradicionalmente o papel de curar infecções e limpar tecido morto no sangue.

Aparentemente, os macrófagos são também capazes de activar as células estaminais dos folículos capilares em tecido não inflamado, estimulando o seu crescimento espontâneo.

Os resultados desta descoberta foram publicados na PLOS Biology e divulgados no ScienceDaily, segundo o qual “restaurar o cabelo perdido vai deixar de ser uma prática exclusiva dos salões de beleza”.

Para bem dos 73,5% dos homens e 57% das mulheres que até aos 80 anos padecem deste problema, esperemos que sim.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu sofro de calvície parte, frontal e super dolorido! Não vejo a hora de se tornar possível usar um produto eficaz!

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …