/

Cientista descobre acidentalmente cura para a calvície

1

Uma cientista espanhola poderá ter descoberto acidentalmente a cura para a calvície enquanto investigava medicamentos anti-inflamatórios. O segredo está nos glóbulos brancos.

Mirna Perez-Moreno, investigadora do CNIO – Centro Nacional de Investigação Oncológica, em Espanha, poderá ter descoberto acidentalmente a cura para a calvície.

A cientista descobriu uma ligação inesperada entre o sistema imunitário e a regeneração da pele.

Ao testar medicamentos anti-inflamatórios em cobaias, há quatro anos, Perez-Moreno descobriu que o pelo de alguns dos ratinhos estava a crescer mais do que o normal.

Perez-Moreno iniciou então uma investigação paralela com os cientistas Donatello Castellana, do CNIO, e Ralf Paus, da Universidade de Manchester, um especialista em imunobiologia capilar.

CNIO

Mirna Perez-Moreno, investigadora do CNIO - Centro Nacional de Investigação Oncológica

Mirna Perez-Moreno, investigadora do CNIO – Centro Nacional de Investigação Oncológica

O crescimento anormal do pelo das cobaias sujeitas ao tratamento parece ter sido causado pela presença de macrófagos, um tipo de glóbulos brancos a que se atribui tradicionalmente o papel de curar infecções e limpar tecido morto no sangue.

Aparentemente, os macrófagos são também capazes de activar as células estaminais dos folículos capilares em tecido não inflamado, estimulando o seu crescimento espontâneo.

Os resultados desta descoberta foram publicados na PLOS Biology e divulgados no ScienceDaily, segundo o qual “restaurar o cabelo perdido vai deixar de ser uma prática exclusiva dos salões de beleza”.

Para bem dos 73,5% dos homens e 57% das mulheres que até aos 80 anos padecem deste problema, esperemos que sim.

AJB, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.