Ciência pode ter identificado a dieta humana ideal

Uma equipa de investigadores identificou aquele que alega ser a melhor dieta para a nossa saúde. A resposta é uma abordagem pesco-mediterrânea combinada com elementos da dieta de jejum intermitente

“Percebemos que a dieta é indiscutivelmente o indicador mais importante de saúde e bem-estar a longo prazo”, diz James O’Keefe, cardiologista e diretor médico do Duboc Cardio Health and Wellness Center, nos Estados Unidos. “A maioria dos principais problemas de saúde com que lidamos na América está associada à maneira como nos alimentamos“.

A chamada dieta ocidental está longe de ser saudável, mas é cada vez mais comum, principalmente entre os mais jovens. Pouca fruta e vegetais e muita carne, doces e gorduras é a base desta dieta, que eventualmente se faz acompanhar de sérios problemas de saúde.

Mas se, obviamente, a dieta ocidental não é a ideal, então qual é? É a esta pergunta que várias equipas de cientistas têm tentado responder ao longo dos anos. De acordo com estudos recentes, alguns especialistas acreditam que estamos perto de descobrir qual a dieta humana ideal.

A equipa de investigadores liderada por O’Keefe é uma das que tentou procurar uma resposta num estudo publicado no mês passado na revista científica Journal of the American College of Cardiology.

A conclusão é que uma abordagem pesco-mediterrânea combinada com elementos da dieta de jejum intermitente é uma forte candidata ao prémio de dieta mais saudável alguma vez identificada pela ciência.

O portal Elemental escreve que esta dieta é baseada fundamentalmente na mediterrânea. A esta dieta foi associado um menor risco de morte, doenças cardíacas, diabetes, depressão, cancro, entre outros. Vegetais, frutas, legumes, frutos secos, sementes e grãos perfazem esta dieta.

Porções modestas de laticínios, aves e ovos são permitidas, enquanto a carne vermelha deve ser comida com moderação ou até mesmo evitada. É permitido o consumo moderado de álcool, embora seja recomendado água, chá ou café.

As quantidades não estão definidas, mas os cientistas argumentam que idealmente todas as calorias do dia devem ser consumidas dentro de uma janela de tempo de 8 a 12 horas. “Comer com restrição de tempo é uma ótima maneira de reduzir o total de calorias e também fazer com que a inflamação e as hormonas voltem a níveis saudáveis”, disse O’Keefe.

“É isto que digo a meus amigos e familiares”, diz Josiemer Mattei, coautor do estudo. “Escolham alimentos naturais, principalmente à base de plantas e peixes. Escolham grãos inteiros em vez de refinados e evitem alimentos processados, especialmente salgadinhos, carnes picadas e bebidas açucaradas”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A dieta vegetariana é a melhor do mundo, tanto para o nosso organismo como para o ecossistema. Vejam o documentário “the game changer” da Netflix. Milhares de atletas de alta competição vêem aumento de performance com mudança para dieta vegetariana. Todos os indicadores de análise sanguínea/urina melhoram com mudança para dieta vegetariana.. há um estudo correlacional que indica que, em média, um vegetariano vive mais 2 anos que um carnívoro.. não há nenhum estudo específico no mundo que indique que haja uma melhor dieta no mundo para a saúde em geral do homem do que a dieta vegetariana.

    • Não existe nenhum estudo que possa afirmar que possa afirmar “que, em média, um vegetariano vive mais 2 anos que um carnívoro”, simplesmente porque não existe dieta vegetariana á tempo suficiente para ter um grupo de teste para essa afirmação, um teste desse calibre teria de ter um grupo de estudo controlado e levaria no mínimo 60 anos (assumindo que os voluntários iniciariam com 20 anos)

      “não há nenhum estudo específico no mundo que indique que haja uma melhor dieta no mundo para a saúde”
      Ai tens razão, á no entretanto vários exemplos que mostram que vários anos em dieta vegetariana levam a uma fragilidade do sistema imunitário e enfraquecimento ósseo, e isto baseado no pouco que sabemos das dietas porque levamos 20 ou 30 anos a ter uma ideia dos efeitos secundários.

      De resto pode acreditar nos documentários que quiser, mas eu aconselharia, a cima de tudo, o bom senso em acreditar em tudo o que ouve ou lê. Nem tudo o que reluz é ouro.

    • A dieta vegan é anti-natural – nem sequer consegue fornecer todos os nutrientes necessários – têm de tomar suplementos ou alimentos fortificados para tal. Na natureza é totalmente impossível ser vegan – não existem leguminosas à disposição – nem 1 mês conseguia sobreviver – o homem sempre foi omnívoro desde que existe – não é carnívoro nem herbívoro. Se quiser ser vegan, é consigo, mas não ande a divulgar falsidades.

RESPONDER

"Cumplicidade criminosa." Erdogan acusa Biden de ter sangue nas mãos

Durante décadas, Israel contou com os Estados Unidos como escudo diplomático. Agora, o apoio inabalável do país parece cada vez mais precário, com Joe Biden a ser alvo de críticas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, …

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …