Ciência pode ter identificado a dieta humana ideal

Uma equipa de investigadores identificou aquele que alega ser a melhor dieta para a nossa saúde. A resposta é uma abordagem pesco-mediterrânea combinada com elementos da dieta de jejum intermitente

“Percebemos que a dieta é indiscutivelmente o indicador mais importante de saúde e bem-estar a longo prazo”, diz James O’Keefe, cardiologista e diretor médico do Duboc Cardio Health and Wellness Center, nos Estados Unidos. “A maioria dos principais problemas de saúde com que lidamos na América está associada à maneira como nos alimentamos“.

A chamada dieta ocidental está longe de ser saudável, mas é cada vez mais comum, principalmente entre os mais jovens. Pouca fruta e vegetais e muita carne, doces e gorduras é a base desta dieta, que eventualmente se faz acompanhar de sérios problemas de saúde.

Mas se, obviamente, a dieta ocidental não é a ideal, então qual é? É a esta pergunta que várias equipas de cientistas têm tentado responder ao longo dos anos. De acordo com estudos recentes, alguns especialistas acreditam que estamos perto de descobrir qual a dieta humana ideal.

A equipa de investigadores liderada por O’Keefe é uma das que tentou procurar uma resposta num estudo publicado no mês passado na revista científica Journal of the American College of Cardiology.

A conclusão é que uma abordagem pesco-mediterrânea combinada com elementos da dieta de jejum intermitente é uma forte candidata ao prémio de dieta mais saudável alguma vez identificada pela ciência.

O portal Elemental escreve que esta dieta é baseada fundamentalmente na mediterrânea. A esta dieta foi associado um menor risco de morte, doenças cardíacas, diabetes, depressão, cancro, entre outros. Vegetais, frutas, legumes, frutos secos, sementes e grãos perfazem esta dieta.

Porções modestas de laticínios, aves e ovos são permitidas, enquanto a carne vermelha deve ser comida com moderação ou até mesmo evitada. É permitido o consumo moderado de álcool, embora seja recomendado água, chá ou café.

As quantidades não estão definidas, mas os cientistas argumentam que idealmente todas as calorias do dia devem ser consumidas dentro de uma janela de tempo de 8 a 12 horas. “Comer com restrição de tempo é uma ótima maneira de reduzir o total de calorias e também fazer com que a inflamação e as hormonas voltem a níveis saudáveis”, disse O’Keefe.

“É isto que digo a meus amigos e familiares”, diz Josiemer Mattei, coautor do estudo. “Escolham alimentos naturais, principalmente à base de plantas e peixes. Escolham grãos inteiros em vez de refinados e evitem alimentos processados, especialmente salgadinhos, carnes picadas e bebidas açucaradas”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A dieta vegetariana é a melhor do mundo, tanto para o nosso organismo como para o ecossistema. Vejam o documentário “the game changer” da Netflix. Milhares de atletas de alta competição vêem aumento de performance com mudança para dieta vegetariana. Todos os indicadores de análise sanguínea/urina melhoram com mudança para dieta vegetariana.. há um estudo correlacional que indica que, em média, um vegetariano vive mais 2 anos que um carnívoro.. não há nenhum estudo específico no mundo que indique que haja uma melhor dieta no mundo para a saúde em geral do homem do que a dieta vegetariana.

    • Não existe nenhum estudo que possa afirmar que possa afirmar “que, em média, um vegetariano vive mais 2 anos que um carnívoro”, simplesmente porque não existe dieta vegetariana á tempo suficiente para ter um grupo de teste para essa afirmação, um teste desse calibre teria de ter um grupo de estudo controlado e levaria no mínimo 60 anos (assumindo que os voluntários iniciariam com 20 anos)

      “não há nenhum estudo específico no mundo que indique que haja uma melhor dieta no mundo para a saúde”
      Ai tens razão, á no entretanto vários exemplos que mostram que vários anos em dieta vegetariana levam a uma fragilidade do sistema imunitário e enfraquecimento ósseo, e isto baseado no pouco que sabemos das dietas porque levamos 20 ou 30 anos a ter uma ideia dos efeitos secundários.

      De resto pode acreditar nos documentários que quiser, mas eu aconselharia, a cima de tudo, o bom senso em acreditar em tudo o que ouve ou lê. Nem tudo o que reluz é ouro.

    • A dieta vegan é anti-natural – nem sequer consegue fornecer todos os nutrientes necessários – têm de tomar suplementos ou alimentos fortificados para tal. Na natureza é totalmente impossível ser vegan – não existem leguminosas à disposição – nem 1 mês conseguia sobreviver – o homem sempre foi omnívoro desde que existe – não é carnívoro nem herbívoro. Se quiser ser vegan, é consigo, mas não ande a divulgar falsidades.

RESPONDER

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …