Ciência pode ter identificado a dieta humana ideal

Uma equipa de investigadores identificou aquele que alega ser a melhor dieta para a nossa saúde. A resposta é uma abordagem pesco-mediterrânea combinada com elementos da dieta de jejum intermitente

“Percebemos que a dieta é indiscutivelmente o indicador mais importante de saúde e bem-estar a longo prazo”, diz James O’Keefe, cardiologista e diretor médico do Duboc Cardio Health and Wellness Center, nos Estados Unidos. “A maioria dos principais problemas de saúde com que lidamos na América está associada à maneira como nos alimentamos“.

A chamada dieta ocidental está longe de ser saudável, mas é cada vez mais comum, principalmente entre os mais jovens. Pouca fruta e vegetais e muita carne, doces e gorduras é a base desta dieta, que eventualmente se faz acompanhar de sérios problemas de saúde.

Mas se, obviamente, a dieta ocidental não é a ideal, então qual é? É a esta pergunta que várias equipas de cientistas têm tentado responder ao longo dos anos. De acordo com estudos recentes, alguns especialistas acreditam que estamos perto de descobrir qual a dieta humana ideal.

A equipa de investigadores liderada por O’Keefe é uma das que tentou procurar uma resposta num estudo publicado no mês passado na revista científica Journal of the American College of Cardiology.

A conclusão é que uma abordagem pesco-mediterrânea combinada com elementos da dieta de jejum intermitente é uma forte candidata ao prémio de dieta mais saudável alguma vez identificada pela ciência.

O portal Elemental escreve que esta dieta é baseada fundamentalmente na mediterrânea. A esta dieta foi associado um menor risco de morte, doenças cardíacas, diabetes, depressão, cancro, entre outros. Vegetais, frutas, legumes, frutos secos, sementes e grãos perfazem esta dieta.

Porções modestas de laticínios, aves e ovos são permitidas, enquanto a carne vermelha deve ser comida com moderação ou até mesmo evitada. É permitido o consumo moderado de álcool, embora seja recomendado água, chá ou café.

As quantidades não estão definidas, mas os cientistas argumentam que idealmente todas as calorias do dia devem ser consumidas dentro de uma janela de tempo de 8 a 12 horas. “Comer com restrição de tempo é uma ótima maneira de reduzir o total de calorias e também fazer com que a inflamação e as hormonas voltem a níveis saudáveis”, disse O’Keefe.

“É isto que digo a meus amigos e familiares”, diz Josiemer Mattei, coautor do estudo. “Escolham alimentos naturais, principalmente à base de plantas e peixes. Escolham grãos inteiros em vez de refinados e evitem alimentos processados, especialmente salgadinhos, carnes picadas e bebidas açucaradas”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A dieta vegetariana é a melhor do mundo, tanto para o nosso organismo como para o ecossistema. Vejam o documentário “the game changer” da Netflix. Milhares de atletas de alta competição vêem aumento de performance com mudança para dieta vegetariana. Todos os indicadores de análise sanguínea/urina melhoram com mudança para dieta vegetariana.. há um estudo correlacional que indica que, em média, um vegetariano vive mais 2 anos que um carnívoro.. não há nenhum estudo específico no mundo que indique que haja uma melhor dieta no mundo para a saúde em geral do homem do que a dieta vegetariana.

    • Não existe nenhum estudo que possa afirmar que possa afirmar “que, em média, um vegetariano vive mais 2 anos que um carnívoro”, simplesmente porque não existe dieta vegetariana á tempo suficiente para ter um grupo de teste para essa afirmação, um teste desse calibre teria de ter um grupo de estudo controlado e levaria no mínimo 60 anos (assumindo que os voluntários iniciariam com 20 anos)

      “não há nenhum estudo específico no mundo que indique que haja uma melhor dieta no mundo para a saúde”
      Ai tens razão, á no entretanto vários exemplos que mostram que vários anos em dieta vegetariana levam a uma fragilidade do sistema imunitário e enfraquecimento ósseo, e isto baseado no pouco que sabemos das dietas porque levamos 20 ou 30 anos a ter uma ideia dos efeitos secundários.

      De resto pode acreditar nos documentários que quiser, mas eu aconselharia, a cima de tudo, o bom senso em acreditar em tudo o que ouve ou lê. Nem tudo o que reluz é ouro.

    • A dieta vegan é anti-natural – nem sequer consegue fornecer todos os nutrientes necessários – têm de tomar suplementos ou alimentos fortificados para tal. Na natureza é totalmente impossível ser vegan – não existem leguminosas à disposição – nem 1 mês conseguia sobreviver – o homem sempre foi omnívoro desde que existe – não é carnívoro nem herbívoro. Se quiser ser vegan, é consigo, mas não ande a divulgar falsidades.

RESPONDER

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …