Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham.

A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco para a saúde pública e a medida parece ser popular entre os 240.00 habitantes de Yamato, de acordo com a Agence France-Presse, que avança a notícia.

À chegada da estação de comboios de Yamato, os passageiros ouvirão agora uma voz gravada que os avisa sobre a proibição do uso de telemóveis enquanto se caminha pelas ruas da cidade ou pelo parques.

“Usar smartphones enquanto se caminha é proibido. Por favor, utilize os seus telemóveis depois de parar de caminhar”, poderá ouvir-se.

De acordo com a AFP, não há punição prevista para quem não cumprir a lei.

A lei foi apresentada no início de junho e agora, depois de aprovada, entrará em vigor na primeira semana de julho, de acordo com o jornal britânico Independent.

Em 2014, a empresa japonesa de telecomunicações NTT Docomo criou uma simulação do que poderia ocorrer caso 1.500 pessoas atravessassem a movimentada Shibuya, em Tóquio, enquanto olhavam para os ‘smartphones’.

Os resultados mostraram que cerca de 66% das pessoas não chegariam ao outro lado sem incidentes. A simulação previa a ocorrência de 446 colisões, com 103 pessoas a caírem ao chão, enquanto outras 21 deixavam cair os seus telemóveis.

Outro estudo, de 2020, desenvolvido por investigadores da Universidade de Calgary, no Canadá, e publicado no BMJ, sugeriu que “acidentes por distração” são atualmente um problema significativo devido ao uso de smartphones.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.