Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham.

A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco para a saúde pública e a medida parece ser popular entre os 240.00 habitantes de Yamato, de acordo com a Agence France-Presse, que avança a notícia.

À chegada da estação de comboios de Yamato, os passageiros ouvirão agora uma voz gravada que os avisa sobre a proibição do uso de telemóveis enquanto se caminha pelas ruas da cidade ou pelo parques.

“Usar smartphones enquanto se caminha é proibido. Por favor, utilize os seus telemóveis depois de parar de caminhar”, poderá ouvir-se.

De acordo com a AFP, não há punição prevista para quem não cumprir a lei.

A lei foi apresentada no início de junho e agora, depois de aprovada, entrará em vigor na primeira semana de julho, de acordo com o jornal britânico Independent.

Em 2014, a empresa japonesa de telecomunicações NTT Docomo criou uma simulação do que poderia ocorrer caso 1.500 pessoas atravessassem a movimentada Shibuya, em Tóquio, enquanto olhavam para os ‘smartphones’.

Os resultados mostraram que cerca de 66% das pessoas não chegariam ao outro lado sem incidentes. A simulação previa a ocorrência de 446 colisões, com 103 pessoas a caírem ao chão, enquanto outras 21 deixavam cair os seus telemóveis.

Outro estudo, de 2020, desenvolvido por investigadores da Universidade de Calgary, no Canadá, e publicado no BMJ, sugeriu que “acidentes por distração” são atualmente um problema significativo devido ao uso de smartphones.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …

Bolsonaro será acusado de 11 crimes na gestão da pandemia, entre os quais homicídio

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia, anunciou que Jair Bolsonaro deverá ser indiciado de 11 crimes, entre os quais o de homicídio. O relator da …

Nuno Melo arranca campanha interna para a liderança do CDS

O candidato à liderança do CDS-PP arranca, este fim-de-semana, a sua campanha interna até ao congresso de final de novembro, tendo como objetivo privilegiar o diálogo com os militantes por todo o país. Fonte da candidatura …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

La Palma regista sismo de 4,6, a maior magnitude desde o início da erupção

Um total de 36 sismos foram registados na ilha de La Palma desde a noite passada, um deles registado em Mazo com 4,6, o de maior magnitude desde que a erupção do vulcão Cumbre Vieja …

O deputado britânico David Amess

Assassínio de deputado britânico considerado "incidente terrorista"

O assassínio do deputado britânico, esta sexta-feira, foi considerado um "incidente terrorista", com a investigação inicial a apontar para uma "potencial motivação ligada ao extremismo islâmico", informou a Polícia Metropolitana (Met) de Londres. A investigação está …

O quadro "Native American Treaty", de Roman Fekonja, mostra um tratado entre índios e colonizadores.

Com dedo português, estudo revela que índios norte-americanos têm uma origem inesperada

Um novo estudo, que contou com a ajuda de um programa desenvolvido por um português, sugere que os índios norte-americanos podem ter origem na Sibéria. Dá-se o nome de povos nativos dos Estados Unidos aos povos …