Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham.

A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco para a saúde pública e a medida parece ser popular entre os 240.00 habitantes de Yamato, de acordo com a Agence France-Presse, que avança a notícia.

À chegada da estação de comboios de Yamato, os passageiros ouvirão agora uma voz gravada que os avisa sobre a proibição do uso de telemóveis enquanto se caminha pelas ruas da cidade ou pelo parques.

“Usar smartphones enquanto se caminha é proibido. Por favor, utilize os seus telemóveis depois de parar de caminhar”, poderá ouvir-se.

De acordo com a AFP, não há punição prevista para quem não cumprir a lei.

A lei foi apresentada no início de junho e agora, depois de aprovada, entrará em vigor na primeira semana de julho, de acordo com o jornal britânico Independent.

Em 2014, a empresa japonesa de telecomunicações NTT Docomo criou uma simulação do que poderia ocorrer caso 1.500 pessoas atravessassem a movimentada Shibuya, em Tóquio, enquanto olhavam para os ‘smartphones’.

Os resultados mostraram que cerca de 66% das pessoas não chegariam ao outro lado sem incidentes. A simulação previa a ocorrência de 446 colisões, com 103 pessoas a caírem ao chão, enquanto outras 21 deixavam cair os seus telemóveis.

Outro estudo, de 2020, desenvolvido por investigadores da Universidade de Calgary, no Canadá, e publicado no BMJ, sugeriu que “acidentes por distração” são atualmente um problema significativo devido ao uso de smartphones.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …