Cidade foi “reduzida a cinzas” e 80% das casas serão demolidas. Tropas ucranianas vão sair de Severodonetsk

Sergei Ilnitsky / EPA

O exército russo intensificou os ataques aéreos e terrestres em Severodonetsk e Lisichansk, principais cidades da região de Lugansk, no leste da Ucrânia, avançou hoje o Estado-Maior das Forças Armadas ucraniano.

“As tropas russas continuam as operações ofensivas na zona operacional leste para obter o controle total das regiões de Donetsk e Lugansk“, disse o Estado-Maior ucraniano, na rede social Facebook.

A Rússia “usou tanques, morteiros, canhões e foguetes de artilharia perto de locais como Lisichansk, Severodonetsk, Bila Hora, Vovchoiarivka, Spirne e Berestove”, de acordo com o relatório, que menciona ainda ataques aéreos.

Os russos estão a cercar a cidade estratégica de Severodonetsk há semanas, onde algumas centenas de civis e soldados estão refugiados nas instalações do complexo químico de Azot.

As tropas de Moscovo também tentam controlar a vizinha cidade de Lisichansk, para tentar dominar totalmente a região de Lugansk, onde operam guerrilheiros pró-russos, tal como na vizinha zona de Donetsk.

Em Donetsk, os combates mais ferozes são pelo controlo de Sloviansk, referiu o Estado-Maior das Forças Armadas ucraniano.

Os russos querem “manter um corredor terrestre” entre o leste da Ucrânia e a Crimeia, península ocupada por Moscovo desde 2014 e “bloquear as rotas de navegação da Ucrânia na parte noroeste do mar Negro”, explicou o mesmo documento.

O Estado-Maior ucraniano acrescentou que a Rússia pretende controlar algumas das áreas ocupadas na região de Kherson, no noroeste, e na região sul de Zaporijia, onde está localizada a maior central nuclear europeia, a operar já sob controlo russo.

No nordeste da Ucrânia, a zona mais atingida é a capital da região, Kharkiv, onde “os russos lançaram ataques de artilharia”, referiu o relatório, que indicou ainda um aumento das operações de grupos de “sabotagem e reconhecimento”.

O Estado-Maior ucraniano também disse que os russos “estão a tentar a desminar a área portuária de Berdiansk, no mar Negro, como parte dos esforços de apoio logístico”.

Ucranianos vão retirar-se de Severodonetsk

As forças ucranianas receberam ordens para retirar de Severodonetsk, no leste do país, palco de combates com o exército russo, anunciou hoje o governador regional.

A tomada de Severodonetsk é uma etapa crucial no plano de conquista russa da bacia industrial de Donbass, parte da qual está nas mãos dos separatistas pró-russos desde 2014.

“As forças armadas ucranianas vão ter de se retirar de Severodonetsk. Receberam a ordem”, declarou o governador de Lugansk, Serguei Gaidai, na plataforma de mensagens Telegram.

“Já não faz sentido manter posições que foram constantemente bombardeadas nos últimos meses”, acrescentou.

A cidade está “quase reduzida a cinzas” e “todas as infraestruturas essenciais foram destruídas”, indicou.

O responsável ucraniano considerou que “90% da cidade está danificada e 80% das casas terão de ser demolidas”.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia já matou 4.662 civis, de acordo com dados da ONU, que sublinha que os números reais poderão ser muito superiores.

O conflito levou ainda à fuga de mais de 15 milhões de pessoas de suas casas, 7,7 milhões das quais para os países vizinhos.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.