/

A lenda era verdadeira. Coração do primeiro autarca de cidade belga foi escondido numa fonte

Há mais de um século que os moradores de uma cidade belga acreditavam que o coração do seu primeiro autarca estava escondido numa fonte. Agora, descobriu-se que a lenda não é apenas um mito.

Trabalhadores encarregados da restauração de uma fonte em Verviers, na Bélgica, descobriram um baú com o coração do ex-presidente da Câmara da cidade, Pierre David, confirmando a veracidade de uma antiga lenda urbana.

O coração de Pierre David foi encontrado no dia 20 de agosto na fonte que tem o seu nome, localizada no centro da cidade, conforme anunciado por Maxime Degey, vereador de obras de Verviers. A caixa não foi aberta, mas está gravada com o nome de Pierre David.

Pierre David liderou a cidade de 1798 até à sua morte em 1839, primeiro como o oficial de mais alto escalão da cidade e depois como presidente da câmara após a revolução belga de 1830. Foi responsável por restaurar a paz em Verviers após o revolução e criou o primeiro corpo de bombeiros e o ensino médio.

Segundo a lenda, após a morte de Pierre David aos 58 anos, as autoridades da cidade decidiram manter o seu coração, que primeiro permaneceu na Câmara Municipal e, depois, quando a fonte foi construída, foi lá colocada.

Bravo aux équipes en charge des travaux ainsi qu’à toute l’équipe du Musée des Beaux Arts de Verviers. Dans le respect…

Publicado por Christine Magis em Segunda-feira, 31 de agosto de 2020

A arca fechada ficará em exibição no Museu de Belas Artes da cidade até meados de setembro numa sala dedicada a Pierre David.

Christine Magis, vereadora de Verviers, aplaudiu na sua página do Facebook as equipas que se encarregaram da obra, bem como todo o staff do Museu de Belas Artes, destacando que agiram “com o maior respeito e com grande profissionalismo” para preservar a riqueza do património da cidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.