A lenda era verdadeira. Coração do primeiro autarca de cidade belga foi escondido numa fonte

Há mais de um século que os moradores de uma cidade belga acreditavam que o coração do seu primeiro autarca estava escondido numa fonte. Agora, descobriu-se que a lenda não é apenas um mito.

Trabalhadores encarregados da restauração de uma fonte em Verviers, na Bélgica, descobriram um baú com o coração do ex-presidente da Câmara da cidade, Pierre David, confirmando a veracidade de uma antiga lenda urbana.

O coração de Pierre David foi encontrado no dia 20 de agosto na fonte que tem o seu nome, localizada no centro da cidade, conforme anunciado por Maxime Degey, vereador de obras de Verviers. A caixa não foi aberta, mas está gravada com o nome de Pierre David.

Pierre David liderou a cidade de 1798 até à sua morte em 1839, primeiro como o oficial de mais alto escalão da cidade e depois como presidente da câmara após a revolução belga de 1830. Foi responsável por restaurar a paz em Verviers após o revolução e criou o primeiro corpo de bombeiros e o ensino médio.

Segundo a lenda, após a morte de Pierre David aos 58 anos, as autoridades da cidade decidiram manter o seu coração, que primeiro permaneceu na Câmara Municipal e, depois, quando a fonte foi construída, foi lá colocada.

Bravo aux équipes en charge des travaux ainsi qu’à toute l’équipe du Musée des Beaux Arts de Verviers. Dans le respect…

Publicado por Christine Magis em Segunda-feira, 31 de agosto de 2020

A arca fechada ficará em exibição no Museu de Belas Artes da cidade até meados de setembro numa sala dedicada a Pierre David.

Christine Magis, vereadora de Verviers, aplaudiu na sua página do Facebook as equipas que se encarregaram da obra, bem como todo o staff do Museu de Belas Artes, destacando que agiram “com o maior respeito e com grande profissionalismo” para preservar a riqueza do património da cidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de …

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …

Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas. O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a …

Adeptos do Parma contestam regresso do Buffon "mercenário"

Faixa exibida à porta do estádio do Parma recorda saída para a Juventus, em 2001: "Saíste como mercenário". Gianluigi Buffon está de volta ao Parma, 20 anos depois. Mas nem todos os adeptos do emblema italiano …

Ex-adjunta da ministra da Justiça vai investigar corrupção no Governo

A magistrada Carolina Costa, que foi adjunta da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi escolhida para integrar o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Ora, este órgão, está a investigar vários elementos …

Coro de críticas ao "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa aumenta. Governo insiste que medida é constitucional

O Governo insiste que o "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma medida prevista na situação de calamidade, mas o coro de críticas aumenta. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a ministra Mariana Vieira …

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …