Há mais de um século que os moradores de uma cidade belga acreditavam que o coração do seu primeiro autarca estava escondido numa fonte. Agora, descobriu-se que a lenda não é apenas um mito.
Trabalhadores encarregados da restauração de uma fonte em Verviers, na Bélgica, descobriram um baú com o coração do ex-presidente da Câmara da cidade, Pierre David, confirmando a veracidade de uma antiga lenda urbana.
O coração de Pierre David foi encontrado no dia 20 de agosto na fonte que tem o seu nome, localizada no centro da cidade, conforme anunciado por Maxime Degey, vereador de obras de Verviers. A caixa não foi aberta, mas está gravada com o nome de Pierre David.
Pierre David liderou a cidade de 1798 até à sua morte em 1839, primeiro como o oficial de mais alto escalão da cidade e depois como presidente da câmara após a revolução belga de 1830. Foi responsável por restaurar a paz em Verviers após o revolução e criou o primeiro corpo de bombeiros e o ensino médio.
Segundo a lenda, após a morte de Pierre David aos 58 anos, as autoridades da cidade decidiram manter o seu coração, que primeiro permaneceu na Câmara Municipal e, depois, quando a fonte foi construída, foi lá colocada.
A arca fechada ficará em exibição no Museu de Belas Artes da cidade até meados de setembro numa sala dedicada a Pierre David.
Christine Magis, vereadora de Verviers, aplaudiu na sua página do Facebook as equipas que se encarregaram da obra, bem como todo o staff do Museu de Belas Artes, destacando que agiram “com o maior respeito e com grande profissionalismo” para preservar a riqueza do património da cidade.