/

Cidade francesa “livra-se da chuva” por decreto

A cidade francesa de Challans, na qual chove frequentemente, conseguiu “acabar com o problema” da chuva no dia 14 de fevereiro, data em que foi aprovado pelo presidente da Câmara, Serge Rondeau, um decreto que obriga o sol “a aparecer todas as manhãs”.

“O Sol tem a obrigação de aparecer em Challans todas as manhãs, de segunda-feira a domingo, e por extensão em todo o condado de Vendée”, diz o texto, que realça que a chuva só está autorizada a aparecer três noites por semana, “para manter o nível dos lençóis freáticos”.

Em declarações à agência EFE, Serge Rondeau, autarca independente de centro-direita, conta que tudo começou quando uma munícipe propôs num comentário no site da autarquia que se fizesse algo para melhorar o tempo. O autarca encorajou a munícipe a escrever um decreto para o efeito, e acabou por assiná-lo, “por piada”.

Tudo deveria terminar por aí, mas o administrador do site decidiu publicar uma imagem do decreto nas redes sociais”, contou o autarca entre risos. O post, entretanto, recebeu já comentários de todo o mundo, do Sri Lanka à Argentina, e há mesmo quem peça que a cidade ceda um pouco do seu sol em troca de um pouco de chuva.

Embora alguns tenham criticado a “falta de seriedade” do diploma, o edil da cidade, situada no litoral do país e com cerca de 20 mil habitantes, garante que o peculiar decreto foi bem recebido pela maioria dos munícipes, e esclareceu que não tem “poderes sobrenaturais” – já que, se assim fosse, os usaria para assuntos bem mais graves.

“Só espero que não venhamos a ser processados quando vier a chover”, brincou Rondeau. Mas o que é certo, é que não chove em Challans desde o Dia dos Namorados.

 

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.