Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Prakash SINGH / AFP

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Rio Ganges, Índia

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19.

Centenas de milhares de pessoas ficaram sem energia depois de o ciclone Tauktae atingir a costa de Gujarat, no oeste da Índia, na noite desta segunda-feira, deixando um rasto de morte e destruição.

Ventos de até 180 quilómetros por hora danificaram casas e derrubaram linhas de energia e milhares de árvores, bloqueando estradas e impedindo o socorro de chegar às áreas afetadas, disseram as autoridades locais.

“Nunca vivi nada assim na minha vida”, afirmou um funcionário de um hotel da cidade de Bhavnagar. “Foi uma noite no escuro, a energia elétrica foi cortada e os ventos não paravam. Foi aterrorizante“, acrescentou.

O primeiro-ministro regional, Vijay Rupani, indicou que o número de mortos aumentou para pelo menos 33, principalmente devido ao colapso de paredes ou tetos.

O chefe do governo indiano, Narendra Modi, deve visitar as áreas atingidas pelo ciclone em Gujarat, seu estado natal, esta quarta-feira.

Ao mesmo tempo que o ciclone atingiu o país, a Índia registou 4.329 mortes e quase 280 mil infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário até agora. No total, a pandemia já provocou mais de 250 mil mortes.

Embarcação com 273 pessoas naufragou

Os cerca de 90 desaparecidos encontravam-se a bordo de uma embarcação, que naufragou com 273 pessoas na costa de Mumbai, capital do estado de Maharastra, anunciou a Marinha indiana.

Os militares informaram que 180 passageiros foram resgatados em condições extremamente difíceis.

O ciclone Tauktae foi um dos mais poderosos a afetar a região oeste da Índia em décadas e provocou vítimas nos estados de Kerala, Goa, Maharashtra e Gujarat.

“Nunca tinha visto um ciclone tão devastador como este em Mumbai”, contou à AFP Anand Shinde, habitante da metrópole financeira.

Os fortes ventos derrubaram casas, assim como árvores e torres de energia elétrica, devastando o oeste indiano, cujas ruas se transformaram em rios. Milhares de pessoas fugiram.

Maharashtra retirou quase 12.500 pessoas das áreas costeiras.

Em Gujarat, mais de 16.500 casas ficaram danificadas, 40 mil árvores foram arrancadas pelo temporal e 2.400 vilas ficaram sem energia elétrica.

As autoridades de Gujarat tentam evitar os cortes de energia nos 400 hospitais e fábricas de oxigénio da costa.

Pacientes com covid-19 foram transferidos

No domingo, 580 pacientes de covid-19 foram transferidos de três hospitais de campanha para locais mais seguros.

Em Gujarat, todos os pacientes infetados com covid-19 hospitalizados num raio de menos de cinco quilómetros da costa foram transferidos.

O estado de Gujarat, que registou até o momento nove mil mortes provocadas pela covid-19 (um número oficial provavelmente subnotificado como em todo o país, segundo os especialistas) suspendeu a campanha de vacinação durante dois dias. Mumbai fez o mesmo, mas apenas por um dia.

ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Pico da quarta vaga pode chegar dentro de um mês com 2.000 casos

O pico da quarta vaga pode chegar já dentro de um mês, prevendo-se cerca de 2 mil casos por dia. O número de internados pode chegar aos 500 em enfermaria e 150 em UCI. Segundo cálculos …

Trump terá sugerido enviar norte-americanos infetados com covid-19 para Guantánamo

Quando a pandemia de covid-19 estalou nos Estados Unidos, Donald Trump sugeriu o enviou de norte-americanos infetados regressados da Ásia para a base de Guantánamo, em Cuba. Um livro de dois jornalistas do The Washington Post …

Tem dificuldade em adormecer? Há um truque simples que o pode ajudar

Dado que passamos cerca de um terço das nossas vidas a dormir, seria de esperar que já soubéssemos como adormecer. Mas, para muitos de nós, isso não é tarefa simples. Luc P. Beaudoin, criador da aplicação …

Autárquicas. Já houve 12 desistências antes do tiro de partida

Acontece todos os anos e não é nenhuma surpresa. Até ao momento, já se contabilizaram 12 "falsas partidas", candidatos que desistiram da corrida autárquica antes da eleição. Esta terça-feira, o jornal Público faz um balanço dos …

Envio de dados a embaixadas. Profissionais de proteção de dados dizem que exoneração de encarregado é ilegal

A Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados tenciona apresentar queixa à Comissão Nacional se a exoneração do encarregado de dados da Câmara de Lisboa se materializar. A Associação dos Profissionais de Proteção …

"Estamos muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta segunda-feira, que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, “não se altera”. O Presidente da República considerou, esta segunda-feira, que a situação da covid-19 em Portugal …

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …

Cristiano Ronaldo no... Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …