“Ciclone bomba” pode afectar o Brasil

André Borges / EPA

Cheias no Rio Grande do Sul

O sul do Brasil está em alerta para a chegada de um “ciclone bomba” que vai trazer vento muito forte e chuvas intensas.

A previsão indica que o “ciclone bomba” se vai formar no mar na próxima terça-feira, 12 de Novembro, próximo ao litoral Sul do Brasil.

A região está em alerta para o agravamento do estado do tempo nos próximos dias.

Já se sentem chuvas intensas em vários Estados do sul, mas as condições meteorológicas podem agravar-se nas próximas horas.

O que é um “ciclone bomba”?

Um “ciclone bomba” é um tipo de ciclone extratropical que se forma sobre águas relativamente frias. Resulta do choque de uma massa de ar gelada com a massa de ar quente do continente, e é caracterizado por se intensificar rapidamente, geralmente num curto período de tempo.

O fenómeno meteorológico causa ventos e chuvas fortes e, por vezes, neve.

Em algumas situações, pode evoluir de forma tão rápida e intensa que é comparado a um furacão da categoria 3.

Pode causar danos significativos devido à sua intensidade e à capacidade de se mover rapidamente.

Como vai o “ciclone bomba” atingir o Brasil?

A previsão indica que este “ciclone bomba” se vai formar próximo do litoral sul do Brasil, no Oceano Atlântico, na próxima terça-feira, 12 de Novembro.

Não deve chegar a entrar efectivamente no território brasileiro. Mas, apesar disso, vai levar rajadas de vento forte aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Brasil prevê ventos que podem chegar a 80 km/hora nestes estados. As chuvas intensas que já se sentem, nesta região, também devem intensificar-se.

Contudo, os efeitos do “ciclone bomba” são ainda imprevisíveis. Tudo vai depender da distância a que ficará do continente.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.