Cibercriminosos estão a usar o Fortnite para branquear dinheiro

Há mãos criminosas a usarem o jogo Fortnite, que arrasta 125 milhões de jogadores por todo o mundo, para lavagem de dinheiro. Isto graças à moeda virtual que é usada no jogo que faz sucesso entre adolescentes, para comprar fatos e armas.

O Fortnite alargou-se a uma audiência de “125 milhões de jogadores” registados, de acordo com dados da empresa Epic Games que desenvolveu o jogo. Um sucesso estrondoso que tem garantido à empresa norte-americana balúrdios de dinheiro e que está também a contribuir para encher os bolsos de criminosos.

O jornal britânico The Independent apurou que há cibercriminosos a roubarem os dados de cartões de crédito para adquirir V-bucks, a moeda virtual do jogo que é usada para adquirir fatos, armas e outros itens. Estes cibercriminosos vendem, depois, os V-bucks com desconto aos jogadores através da chamada dark web, o submundo da Internet, e conseguem, assim, “lavar” dinheiro.

O Fortnite é de download e utilização gratuita, o que ajuda a explicar o seu grande sucesso. O fascínio pelo jogo despoleta até situações de dependência, com cada vez mais crianças internadas para tratarem uma adição que é comparada ao problema da heroína.

Lançado em Setembro de 2017, o jogo gerou 3 mil milhões de dólares só em 2018, movimentando muito dinheiro através dos artefactos que se podem comprar para melhorar as capacidades dos jogadores. Os cibercriminosos estão a aproveitar este facto para lucrarem com isso.

Neste momento, não há estimativas quanto ao montante do dinheiro que já pode ter sido “branqueado” através do Fortnite, até porque os cibercriminosos aceitam pagamentos em bitcoins, o que complica a detecção dos valores e dos respectivos destinatários.

Além deste esquema, falsas aplicações do jogo já foram usadas para extorquir dinheiro aos jogadores. Cibercriminosos também roubaram contas de Fortnite no Instagram para lucrarem com as suas devoluções.

A Epic Games já alertou os jogadores para não “confiarem informação da sua conta a sites terceiros” e para não visitarem sites que oferecem Vbucks ou artigos de jogo gratuitos porque são “inseguros”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …