Cibercriminosos estão a usar o Fortnite para branquear dinheiro

Há mãos criminosas a usarem o jogo Fortnite, que arrasta 125 milhões de jogadores por todo o mundo, para lavagem de dinheiro. Isto graças à moeda virtual que é usada no jogo que faz sucesso entre adolescentes, para comprar fatos e armas.

O Fortnite alargou-se a uma audiência de “125 milhões de jogadores” registados, de acordo com dados da empresa Epic Games que desenvolveu o jogo. Um sucesso estrondoso que tem garantido à empresa norte-americana balúrdios de dinheiro e que está também a contribuir para encher os bolsos de criminosos.

O jornal britânico The Independent apurou que há cibercriminosos a roubarem os dados de cartões de crédito para adquirir V-bucks, a moeda virtual do jogo que é usada para adquirir fatos, armas e outros itens. Estes cibercriminosos vendem, depois, os V-bucks com desconto aos jogadores através da chamada dark web, o submundo da Internet, e conseguem, assim, “lavar” dinheiro.

O Fortnite é de download e utilização gratuita, o que ajuda a explicar o seu grande sucesso. O fascínio pelo jogo despoleta até situações de dependência, com cada vez mais crianças internadas para tratarem uma adição que é comparada ao problema da heroína.

Lançado em Setembro de 2017, o jogo gerou 3 mil milhões de dólares só em 2018, movimentando muito dinheiro através dos artefactos que se podem comprar para melhorar as capacidades dos jogadores. Os cibercriminosos estão a aproveitar este facto para lucrarem com isso.

Neste momento, não há estimativas quanto ao montante do dinheiro que já pode ter sido “branqueado” através do Fortnite, até porque os cibercriminosos aceitam pagamentos em bitcoins, o que complica a detecção dos valores e dos respectivos destinatários.

Além deste esquema, falsas aplicações do jogo já foram usadas para extorquir dinheiro aos jogadores. Cibercriminosos também roubaram contas de Fortnite no Instagram para lucrarem com as suas devoluções.

A Epic Games já alertou os jogadores para não “confiarem informação da sua conta a sites terceiros” e para não visitarem sites que oferecem Vbucks ou artigos de jogo gratuitos porque são “inseguros”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …

PSD de Castelo Branco pede demissão da deputada do PS Hortense Martins

O PSD de Castelo Branco pediu esta segunda-feira a demissão da deputada socialista Hortense Martins, alegando que não tem condições para representar o distrito, depois de condenada a pagar o arquivamento de um processo onde …

Bruxelas anuncia sexto contrato para vacinas, desta vez com a Moderna

A presidente da Comissão Europeia anunciou, esta terça-feira, um novo contrato para assegurar vacinas contra a covid-19, desta feita com a norte-americana Moderna, que fornecerá até 160 milhões de doses. "Estou feliz por anunciar que aprovámos …

Shinzo Abe investigado por alegado uso ilegal de fundos para financiar eventos privados

Procuradores no Japão estão a investigar o gabinete pessoal do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe pela alegada utilização ilegal de fundos para financiar eventos privados, para os quais foram convidados apoiantes do líder japonês entre 2013 …

Rússia anuncia eficácia de 95% da vacina Sputnik V

A Rússia anunciou, esta terça-feira, que sua vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, tem uma eficácia de 95%, segundo resultados preliminares. Em comunicado no site oficial da vacina russa, o Centro …

Emigrantes querem votar por correio nas presidenciais

O movimento de emigrantes "Também somos portugueses" pede a alteração urgente das leis eleitorais para que possam votar por correio, no mesmo dia em que Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, anuncia a …

"Um objectivo histórico". Efacec leva luz a todo o Ruanda

A Efacec instalou três sub-estações de alta tensão no Ruanda, contribuindo atingir "um objetivo histórico da República do Ruanda" com "a electrificação total do país em 2023". O projecto da empresa portuguesa está orçado em …

Portugal com mais 85 mortes e 3919 casos de covid-19. Número de internados nunca foi tão alto

Portugal regista, esta terça-feira, mais 85 mortes e 3919 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3919 novos casos, 2284 …

Vésperas de feriado sem confinamento obrigatório

Nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, que antecedem os dois feriados, não serão aplicadas as restrições de circulação definidas para os fins de semana e feriados, embora as escolas interrompam a atividade …

Eduardo Catroga: Foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar apoio do PCP e do BE

Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, defende que foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, partidos "anti-tudo". O ex-ministro das Finanças …