Cibercriminosos estão a usar o Fortnite para branquear dinheiro

Há mãos criminosas a usarem o jogo Fortnite, que arrasta 125 milhões de jogadores por todo o mundo, para lavagem de dinheiro. Isto graças à moeda virtual que é usada no jogo que faz sucesso entre adolescentes, para comprar fatos e armas.

O Fortnite alargou-se a uma audiência de “125 milhões de jogadores” registados, de acordo com dados da empresa Epic Games que desenvolveu o jogo. Um sucesso estrondoso que tem garantido à empresa norte-americana balúrdios de dinheiro e que está também a contribuir para encher os bolsos de criminosos.

O jornal britânico The Independent apurou que há cibercriminosos a roubarem os dados de cartões de crédito para adquirir V-bucks, a moeda virtual do jogo que é usada para adquirir fatos, armas e outros itens. Estes cibercriminosos vendem, depois, os V-bucks com desconto aos jogadores através da chamada dark web, o submundo da Internet, e conseguem, assim, “lavar” dinheiro.

O Fortnite é de download e utilização gratuita, o que ajuda a explicar o seu grande sucesso. O fascínio pelo jogo despoleta até situações de dependência, com cada vez mais crianças internadas para tratarem uma adição que é comparada ao problema da heroína.

Lançado em Setembro de 2017, o jogo gerou 3 mil milhões de dólares só em 2018, movimentando muito dinheiro através dos artefactos que se podem comprar para melhorar as capacidades dos jogadores. Os cibercriminosos estão a aproveitar este facto para lucrarem com isso.

Neste momento, não há estimativas quanto ao montante do dinheiro que já pode ter sido “branqueado” através do Fortnite, até porque os cibercriminosos aceitam pagamentos em bitcoins, o que complica a detecção dos valores e dos respectivos destinatários.

Além deste esquema, falsas aplicações do jogo já foram usadas para extorquir dinheiro aos jogadores. Cibercriminosos também roubaram contas de Fortnite no Instagram para lucrarem com as suas devoluções.

A Epic Games já alertou os jogadores para não “confiarem informação da sua conta a sites terceiros” e para não visitarem sites que oferecem Vbucks ou artigos de jogo gratuitos porque são “inseguros”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …