CIA pede desculpa por espiar senadores americanos

David Lienemann / White House

Juramento de John Brennan como Director da CIA, 2013

Juramento de John Brennan como Director da CIA, 2013

O diretor da CIA, a agência norte-americana de serviços secretos externos, pediu desculpa aos senadores norte-americanos depois de uma investigação ter confirmado acusações de que agentes tinham acedido “indevidamente” aos computadores do Senado, indicou hoje aquela agência.

Em março, o diretor da CIA, John Brennan, rejeitou acusações segundo as quais a agência teria espiado investigadores da comissão de informações do Senado em busca de provas de possível tortura, declarando: “Nada poderia estar mais longe da verdade”.

Mas hoje, num súbito ‘volte-face’, a agência de informações norte-americana confirmou que uma investigação feita pelo seu próprio inspetor-geral confirmou que alguns agentes tinham realmente agido além da respetiva autoridade.

Um porta-voz indicou que Brennan se reuniu com a presidente do Senat Select Committee on Intelligence (SSCI, Comissão sobre Informações Criada pelo Senado), a senadora Dianne Feinstein e o seu adjunto, “e pediram-lhes desculpa”.

O escândalo gira em torno de um arquivo informático, o RDINet, instalado pela CIA num edifício seguro no Estado da Virginia para disponibilizar documentos secretos aos membros do Senado que estavam a investigar acusações de que aquela agência governamental teria torturado prisioneiros entre 2002 e 2006.

Em março, Feinstein acusou furiosamente a CIA de ter penetrado nesse arquivo durante a investigação do Senado, numa aparente violação da separação entre os poderes governamentais legislativo e executivo consagrada na Constituição.

Hoje, a agência admitiu que “alguns funcionários da CIA agiram de forma inconsistente com o acordo estabelecido entre a SSCI e a CIA em 2009 no que diz respeito ao acesso à RDINet”.

O porta-voz da CIA, Dean Boyd, indicou que um novo inquérito — conduzido por um “painel para apurar responsabilidades” com o poder de punir agentes — será ordenado sob a direção do antigo senador Evan Bayh.

A investigação conduzida pela comissão entre 2009-20012 produziu um relatório secreto de 6.300 páginas sobre “técnicas avançadas de interrogatório” — incluindo algumas habitualmente consideradas tortura, como ‘waterboarding‘ (técnica que consiste em submergir repetidamente a cabeça dos detidos em água para obrigá-los a confessar) — utilizadas pela CIA nos primeiros anos da chamada “Guerra contra o Terrorismo“.

Em teoria, o relatório deveria eventualmente acabar por deixar de ser secreto e por ser tornado público, mas o Governo do atual Presidente norte-americano, Barack Obama, ainda não iniciou o processo para que tal aconteça.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …