CIA envolvida no assalto à embaixada da Coreia do Norte em Madrid, diz jornal espanhol

Pelo menos dois dos dez assaltantes, que agrediram e interrogaram as oito pessoas que estavam na embaixada, foram identificados e têm vínculos com os serviços secretos americanos (CIA), avançou esta quarta-feira o El País.

O jornal espanhol cita fontes policiais e do Centro Nacional de Inteligência (CNI), os serviços secretos espanhóis.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, Josep Borrell, não quis comentar a notícia. “Ontem quando saí de Madrid não tinha esta informação. Desconheço a sua origem e a sua veracidade e, se a tivesse, não poderia comentar”, declarou Borrell em conferência de imprensa em Belgrado, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

O incidente pode causar atritos diplomáticos entre Madrid e Washington. Fontes governamentais afirmam que, se a autoria da CIA for confirmada, trata-se de uma ação “inadmissível” por parte de um país aliado. Não só os serviços de inteligência norte-americanos teriam operado em solo espanhol sem pedir autorização nem informar os anfitriões como também teriam violado as convenções internacionais que protegem as legações diplomáticas.

O El País acrescenta que as autoridades espanholas pediram explicações sobre o sucedido à CIA, mas que a resposta dada pela secreta norte-americana “foi negativa e pouco convincente”. Segundo as fontes citadas pelo jornal, a CIA terá agido “em provável colaboração” com agentes dos serviços secretos da Coreia do Sul.

Depois de analisar as gravações das câmaras de segurança da área, interrogar os reféns e analisar os veículos diplomáticos usados na fuga, um dos invasores foi identificado. A maioria eram coreanos, mas pelo menos dois foram reconhecidos pelos serviços de informação espanhóis pelos vínculos com a CIA norte-americana.

O assalto à embaixada da Coreia do Norte em Madrid ocorreu a 22 de fevereiro e teria como objetivo a recolha de informação sobre o embaixador e chefe da delegação norte-coreana para as negociações com os EUA. Pelas 15h00, dez homens encapuzados e com “armas falsas” amarraram e interrogaram os oito funcionários presentes.

Algum tempo depois, os assaltante que levaram apenas telefones móveis e ficheiros informáticos usaram dois carros da própria embaixada para abandonar o local. Descrito como uma operação de comandos pela sua rapidez de execução, o assalto ocorreu cinco dias antes da Cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.

Pouco ou nada se soube até agora, tendo as autoridades espanholas admitido apenas que uma cidadã norte-coreana teria sido ligeiramente ferida na via pública, perto da embaixada localizada no bairro madrileno de Aravaca.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …