“Chuveiros” à porta de Auschwitz indignam visitantes

5

Os jatos de água instalados à entrada do museu de Auschwitz-Birkenau para refrescar os visitantes durante a fila de espera ao sol tornaram-se alvo de duras críticas nas redes sociais.

Alguns visitantes do Auschwitz Memorial, antigo campo de concentração nazi, consideraram os chuveiros “ofensivos e de mau gosto”, alegando reminiscências das antigas câmaras de gás nas quais milhares judeus foram exterminados.

Os media israelitas descreveram a reação de alguns turistas, que ao verem os jatos pensaram imediatamente na referência histórica do Holocausto.

“É um murro no estômago”, afirmou o visitante israelita Meir Bulka, citado pelo Jerusalem Post. No Twitter, o rabino Steven Burg, antigo diretor do Centro Simon Wiesenthal, descreveu os “chuveiros” como “bizarros, ofensivos e de mau gosto.”

O museu apressou-se a justificar a instalação, explicando que os chuveiros são colocados apenas nos dias de maior calor, e retirados quando a temperatura ameniza.

E deixa ainda uma correção histórica às referências a câmaras de gás: “É até difícil comentar as supostas referências históricas, já que os dispositivos não se parecem de todo com os chuveiros, além de que os falsos chuveiros instalados pelos alemães nas câmaras de gás não eram usados para fazer passar o gás”.

“O Zyklon B”, referem, “era introduzido nas câmaras de gás de forma completamente diferente – através de buracos no teto ou nas paredes”.

Auschwitz-Birkenau é considerado o maior campo de concentração nazi e o principal símbolo do Holocausto. Mais de um milhão de pessoas foram mortas no local durante a Segunda Guerra Mundial.

ZAP

5 Comments

  1. SINAIS DOS TEMPOS,havera GUERRAS e RUMORES DE GUERRAS,no HOMEM não há EMENDA(contra mim falo),somos uns ANIMAIS IRRACIONAS,e os ANIMAIS RACIONAIS,pois esta tudo voltando ás ORIGENS,so quando o PLANETA estiver destruido é que vai PARAR, e mesmo assim na SEI,mas REFLETINDO o que as ESCRITURAS dizem,esta-se tudo a DAR como se REFERE no APOCALIPSE…..

    a.g.p.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.