Chuva e vento forte ameaçam 15 distritos

skohlmann / Flickr

Quinze distritos do continente vão estar hoje e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva que pode ser forte entre as 22 horas de segunda e as 4 horas de terça-feira.

O vento está previsto ser forte, com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora, em especial no litoral até ao final da tarde de terça-feira.

Os distritos de Viseu e Santarém têm apenas aviso amarelo de chuva desde o final do dia de hoje e até às 4 horas de terça-feira, enquanto Portalegre, Évora e Castelo Branco será entre as 2 e as 6 horas de terça-feira.

Por causa da agitação marítima, os distritos de Leiria, Setúbal e Lisboa estão com o mesmo aviso entre as 19 horas de hoje e as 4 horas de terça-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos. A partir do final da manhã, o céu tornar-se-á gradualmente muito nublado ou encoberto, com ocorrência de períodos de chuva a partir do final da tarde, em especial no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

Está também prevista queda de neve acima de 1.200/1.400 metros a partir do final da tarde, vento fraco a moderado de noroeste, rodando para sudoeste a partir do meio da tarde, e sendo moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora, no litoral oeste e nas terras altas até meio da manhã e no final do dia.

A previsão aponta ainda para formação de geada nos locais abrigados do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre 1 (Guarda e Viseu) e os 9 graus (Lisboa e Setúbal) e as máximas entre os 8 (na Guarda) e os 18 (em Faro).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.