Chuva vai voltar a todo o país (e os dias mais frios também)

-

A chuva vai regressar a Portugal Continental a partir desta quarta-feira, na região sul, estendendo-se depois até sábado ao norte e ao centro, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada, adiantando estar também prevista uma descida das temperaturas.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para quarta e quinta-feira há apenas possibilidade de chuva fraca na região sul, que depois irá estender-se gradualmente até sábado às restantes regiões do continente.

“Hoje vamos ter, relativamente ao dia de ontem [terça-feira], uma pequena descida dos valores da temperatura, em particular nas regiões do norte e centro e em especial nas regiões do interior. O vento vai soprar moderado a forte na faixa costeira a norte do Cabo Raso”, disse.

Até quinta-feira prevê-se nebulosidade em todo o território, que será mais carregada na região sul [baixo Alentejo e Algarve], onde há possibilidade de chuva fraca.

Na sexta-feira, “vai chover de forma mais persistente no Algarve e Alentejo devido a uma depressão a sul-sudoeste da Madeira, que já esteve sobre a região dos Açores e deslocou-se depois para a Madeira”, salientou Maria João Frada.

Por causa da depressão, o IPMA emitiu aviso laranja para a Madeira, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados por trovoadas.

O aviso laranja vai estar em vigor até às 12h desta quarta-feira, passando depois a aviso amarelo até às 12 horas de quinta-feira.

Devido às previsões de chuva pontualmente forte, sete das nove ilhas dos Açores estão sob aviso amarelo. Nas ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) vigora às 9 horas locais desta quarta-feira  (mais uma hora em Lisboa) e no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), até às 13 horas (mais uma hora em Lisboa).

Segundo Maria João Frada, a depressão que assolou as ilhas vai deslocar-se gradualmente para a parte sul do continente, trazer uma massa de ar quente e instável, que vai dar precipitação na sexta-feira na região sul e irá estender-se depois à região centro e no sábado à região norte.

No que diz respeito às temperaturas, o IPMA prevê para esta quarta-feira e quinta-feira uma descida dos valores das temperaturas, em especial no norte e centro.

“No Nordeste Transmontano e na Beira Alta, as temperaturas poderão estar muito perto de zero graus e em locais abrigados poderá haver até formação de geada. Nos próximos dias vai haver pequenas alterações, mas sem grande significado”, explicou.

Assim, segundo Maria João Frada, as temperaturas mínimas vão variar entre os 5 e os 10 graus celsius na generalidade do território, com exceção do Nordeste Transmontano e Beira Alta onde podem rondar entre a 1 a 4 graus.

Quanto às máximas, vão variar entre 15 e 20 graus, sendo um pouco inferiores na região da Serra da Estrela.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …