Chuva vai voltar a todo o país (e os dias mais frios também)

-

A chuva vai regressar a Portugal Continental a partir desta quarta-feira, na região sul, estendendo-se depois até sábado ao norte e ao centro, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada, adiantando estar também prevista uma descida das temperaturas.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para quarta e quinta-feira há apenas possibilidade de chuva fraca na região sul, que depois irá estender-se gradualmente até sábado às restantes regiões do continente.

“Hoje vamos ter, relativamente ao dia de ontem [terça-feira], uma pequena descida dos valores da temperatura, em particular nas regiões do norte e centro e em especial nas regiões do interior. O vento vai soprar moderado a forte na faixa costeira a norte do Cabo Raso”, disse.

Até quinta-feira prevê-se nebulosidade em todo o território, que será mais carregada na região sul [baixo Alentejo e Algarve], onde há possibilidade de chuva fraca.

Na sexta-feira, “vai chover de forma mais persistente no Algarve e Alentejo devido a uma depressão a sul-sudoeste da Madeira, que já esteve sobre a região dos Açores e deslocou-se depois para a Madeira”, salientou Maria João Frada.

Por causa da depressão, o IPMA emitiu aviso laranja para a Madeira, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados por trovoadas.

O aviso laranja vai estar em vigor até às 12h desta quarta-feira, passando depois a aviso amarelo até às 12 horas de quinta-feira.

Devido às previsões de chuva pontualmente forte, sete das nove ilhas dos Açores estão sob aviso amarelo. Nas ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) vigora às 9 horas locais desta quarta-feira  (mais uma hora em Lisboa) e no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), até às 13 horas (mais uma hora em Lisboa).

Segundo Maria João Frada, a depressão que assolou as ilhas vai deslocar-se gradualmente para a parte sul do continente, trazer uma massa de ar quente e instável, que vai dar precipitação na sexta-feira na região sul e irá estender-se depois à região centro e no sábado à região norte.

No que diz respeito às temperaturas, o IPMA prevê para esta quarta-feira e quinta-feira uma descida dos valores das temperaturas, em especial no norte e centro.

“No Nordeste Transmontano e na Beira Alta, as temperaturas poderão estar muito perto de zero graus e em locais abrigados poderá haver até formação de geada. Nos próximos dias vai haver pequenas alterações, mas sem grande significado”, explicou.

Assim, segundo Maria João Frada, as temperaturas mínimas vão variar entre os 5 e os 10 graus celsius na generalidade do território, com exceção do Nordeste Transmontano e Beira Alta onde podem rondar entre a 1 a 4 graus.

Quanto às máximas, vão variar entre 15 e 20 graus, sendo um pouco inferiores na região da Serra da Estrela.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …