Chuva de lama chega hoje a Portugal

2

Larisa Koshkina / Pixabay

10 distritos em aviso amarelo por causa da chuva. Fenómeno invulgar chega à Península Ibérica e prolonga-se três dias.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 10 distritos sob aviso amarelo hoje e sexta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que podem ser acompanhados de trovada e granizo.

Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de hoje e novamente entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo de chuva para Beja, Castelo, Branco e Coimbra vai estar em vigor entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também o distrito de Faro sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes entre as 00:00 e as 06:00 de sexta-feira e por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com 02 a 2,5 metros, entre as 03:00 e as 12:00 de sexta-feira.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do centro e sul, e poeiras em suspensão.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco, sendo moderado a forte nas terras altas, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Portalegre) e as máximas entre os 21 (na Guarda) e os 30 (em Braga).

Na sexta-feira, está previsto para todo o território do continente períodos de chuva ou aguaceiros acompanhados de trovoada e localmente intensos, cenário que deverá prolongar-se pelo menos até domingo.

Chuva de lama

O portal AccuWeather já tinha avisado que, precisamente a partir de hoje, quinta-feira, iria chegar à Península Ibérica o fenómeno conhecido como chuva de lama.

Também denominada “chuva de sangue”, estas chuvas são uma combinação da precipitação e das poeiras vidas do norte de África – depositadas na superfície.

Esta chuva em concreto será o resultado da fusão de uma nuvem de poeira de África com uma tempestade que se deslocará em direção à Europa Ocidental nestes dias. O pó mistura-se com a chuva, fazendo com que a chuva pareça vermelha ou laranja, algo enferrujada.

Por isso, é natural que veja carros cobertos de pó, sujidade, que parecem mesmo lama. O céu também pode parecer alaranjado ou bege.

Prevê-se que a chuva de lama se prolongue até sábado, sobretudo no Centro e Sul de Portugal.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. É preciso averiguar se as elevadas temperaturas e Sol muito forte que se fez sentir nos dias 09 e 10 de Abril de 2025 foi provocado pela Natureza ou pelo Ser-Humano.
    O uso indevido da tecnologia de geo-engenharia deve ser considerado um acto de guerra e de terrorismo contra Portugal e os Portugueses, pois prejudica gravemente a Natureza e o Meio-Ambiente, a agro-pecuária, pescas, economia, e turismo, assim como a saúde dos Portugueses.
    Entretanto temos umas «…poeiras vidas do norte de África…» – provavelmente adquiriram um pacote turístico com voo incluído – que vão atravessar todo o Norte de África pela atmosfera e decidem fazer escala em Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Portalegre, Beja, Castelo Branco, e Coimbra.

  2. Por enquanto ainda são as poeiras vindas dos desertos de África a atingir-nos. Contudo, não faltará muito para que as poeiras da Península Ibérica atinjam os países do Norte da Europa! Tudo dependerá dos nossos comportamentos! Na zona mais seca de Espanha, estão a ser implantados “datacenters” por empresas estrangeiras, que irão consumir, desmesuradamente, a pouca água que resta aos habitantes. Isto foi responsabilidade do governo que conhece bem as consequências que tal decisão implicará. Mas que importa se outros “valores mais altos” estão em jogo? !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.