Chuva pode em breve tornar-se uma fonte eficaz de energia renovável

Um novo gerador criado por uma equipa de investigadores de Hong Kong é capaz de transformar a chuva numa fonte eficaz de energia renovável.

Usar a chuva como uma fonte de energia renovável não é nada de novo e várias tentativas foram feitas para o conseguir. No entanto, nenhuma das opções se mostrou ser eficaz o suficiente para que pudesse ser utilizada. Agora, essa realidade pode estar prestes a mudar e a chuva pode mesmo tornar-se fundamental para gerar energia “verde”.

Uma equipa de investigadores criou um gerador capaz de produzir uma voltagem surpreendentemente alta a partir da chuva. Para ter uma noção do seu potencial, com uma simples gota de água, ele é acender momentaneamente 100 lâmpadas LED. Tentativas anteriores produziram “milhares” de vez menos densidade instantânea de energia.

De acordo com o Engadget, o gerador é produzido com um material que está praticamente sempre com carga elétrica. Quando uma gota de água cai na superfície de lata, liga os dois elétrodos e cria um circuito fechado. E quando a chuva é intensa, a carga acumula e, eventualmente, atinge um ponto de saturação.

No entanto, o produto ainda está em desenvolvimento e será preciso esperar mais uns tempos até que possa tornar-se num produto final. Esta pode ser uma solução prática e eficaz para países onde chove muito. Além disso, esta tecnologia também pode ser usada em produtos que se molhem regularmente, como guarda-chuvas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …

PSD quer lay-off até final do ano e Estado menos "dorminhoco"

O PSD apresentou hoje um conjunto de 26 "ideias e sugestões" na área social, incluindo o prolongamento do 'lay-off' simplificado até ao final do ano, a reafetação de recursos na administração pública e um Estado …

Trump prepara ordem executiva contra redes sociais. Quer reduzir proteções legais das empresas

O Presidente norte-americano, Donald Trump, vai assinar esta quinta-feira uma ordem executiva sobre as redes sociais, anunciou a Casa Branca, dois dias depois de o Twitter ter assinalado mensagens de Donald Trump com alertas de …