Christine Lagarde será julgada em França pelo caso Tapie

1

International Monetary Fund / Flickr

Christine Lagarde, diretora-geral do FMI

Christine Lagarde, diretora-geral do FMI

Um tribunal francês decidiu que a diretora-geral do FMI será julgada pelo seu papel no caso que envolveu o Crédit Lyonnais e o empresário Bernard Tapie, quando era ministra da Economia em França.

Em dezembro, um outro tribunal francês já tinha decidido que Christine Lagarde deveria responder na justiça, mas a diretora-geral do FMI recorreu e agora o tribunal de recurso validou a anterior decisão judicial.

A Justiça quer saber se houve negligência numa arbitragem, em 2008, no qual a atual diretora do Fundo Monetário Internacional decidiu a favor de Bernard Tapie.

Esta foi uma disputa que envolvia também o banco público Crédit Lyonnais, acabando por ser atribuída ao empresário uma compensação de 404 milhões de euros.

A antiga ministra será julgada pelo Tribunal de Justiça da República, a instância habilitada a julgar os delitos cometidos por membros do Governo no exercício das suas funções.

O FMI já afirmou que mantém a “confiança” em Lagarde, depois de ter sido anunciada a decisão do tribunal francês.

O Conselho de Administração do FMI, que representa os 189 Estados-membros, “continua a manifestar a sua confiança na capacidade da diretora-geral de desempenhar eficazmente as suas funções”, declarou o porta-voz da instituição, Gerry Rice, em comunicado.

/Lusa

1 Comment

  1. Estava a ver que não!…
    Essa mafiosa incompetente foi bem recompensada pelo “excelente” serviço como ministra das finanças de França…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.