/

Chocolate melhora as capacidades cerebrais

Um novo estudo revela mais um benefício do chocolate: melhora as nossas capacidades cognitivas.

A descoberta foi feita pelo psicólogo norte-americano Merrill Elias, da Universidade de Maine, que durante quase 40 anos estudou a relação entre a pressão arterial e o desempenho do cérebro de um milhar de pessoas de Nova Iorque, nos Estados Unidos, através do projeto “Maine-Syracuse Longitudinal Study”.

A partir de 2001, decidiu perguntar aos participantes no estudo o que andavam a comer e verificou que muitas deles gostavam de chocolate.  “Descobrimos que as pessoas que comem chocolate pelo menos uma vez por semana tendem a ter melhor desempenho cognitivo“, disse Merrill Elias ao Washington Post.

Elias percebeu que existe uma forte ligação entre o consumo de chocolate e o funcionamento do córtex cerebral que pode fazer toda a diferença no quotidiano: ajuda-nos a “lembrar de números de telefone, da lista das compras ou conseguirmos fazer duas coisas ao mesmo tempo, como falar e conduzir em simultâneo”.

O estudo, publicado na revista Appetite, conclui que comer chocolate está associado a uma memória visual e espacial superior, bem como a um pensamento abstrato mais apurado.

Para ter a certeza que o chocolate influenciava o desempenho do cérebro, e não o contrário – que as pessoas com uma atividade cerebral bastante desenvolvida tinham um maior desejo de comer chocolate -, os investigadores analisaram voluntários cujas capacidades cognitivas já estavam a ser estudadas décadas antes.

“O nosso estudo indica claramente que não é o funcionamento cerebral que afeta o consumo de chocolate, mas sim o contrário”, afirmou Elias.

Apesar dos benefícios, os autores do estudo recomendam um consumo moderado de chocolate, por ser um alimento altamente calórico e rico em açúcar.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.