Chocolate melhora as capacidades cerebrais

Um novo estudo revela mais um benefício do chocolate: melhora as nossas capacidades cognitivas.

A descoberta foi feita pelo psicólogo norte-americano Merrill Elias, da Universidade de Maine, que durante quase 40 anos estudou a relação entre a pressão arterial e o desempenho do cérebro de um milhar de pessoas de Nova Iorque, nos Estados Unidos, através do projeto “Maine-Syracuse Longitudinal Study”.

A partir de 2001, decidiu perguntar aos participantes no estudo o que andavam a comer e verificou que muitas deles gostavam de chocolate.  “Descobrimos que as pessoas que comem chocolate pelo menos uma vez por semana tendem a ter melhor desempenho cognitivo“, disse Merrill Elias ao Washington Post.

Elias percebeu que existe uma forte ligação entre o consumo de chocolate e o funcionamento do córtex cerebral que pode fazer toda a diferença no quotidiano: ajuda-nos a “lembrar de números de telefone, da lista das compras ou conseguirmos fazer duas coisas ao mesmo tempo, como falar e conduzir em simultâneo”.

O estudo, publicado na revista Appetite, conclui que comer chocolate está associado a uma memória visual e espacial superior, bem como a um pensamento abstrato mais apurado.

Para ter a certeza que o chocolate influenciava o desempenho do cérebro, e não o contrário – que as pessoas com uma atividade cerebral bastante desenvolvida tinham um maior desejo de comer chocolate -, os investigadores analisaram voluntários cujas capacidades cognitivas já estavam a ser estudadas décadas antes.

“O nosso estudo indica claramente que não é o funcionamento cerebral que afeta o consumo de chocolate, mas sim o contrário”, afirmou Elias.

Apesar dos benefícios, os autores do estudo recomendam um consumo moderado de chocolate, por ser um alimento altamente calórico e rico em açúcar.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …