Chineses com pontuação social baixa não vão poder viajar de avião ou comboio

The Reboot / Flickr

O regime chinês prepara-se para pôr em prática um novo ranking de crédito social em maio. Os cidadãos que tiverem uma pontuação baixa serão banidos de aviões e comboios.

O regime de Xi Jinping está a implementar um sistema de crédito social, que passa por atribuir pontuações aos cidadãos chineses com base no dinheiro que têm, no regime criminal na atividade das redes social e noutros dados recolhidos pelo governo através da Internet.

Os cidadãos chineses serão organizados num ranking social, através dessa pontuação, que será determinante na sua vida, nomeadamente em situações como uma entrevista de emprego ou o acesso a lugares de primeira classe em meios de transporte.

Desta forma, explica o Observador, os cidadãos que tiverem uma pontuação baixa no ranking de crédito social ficarão impedidos de comprar bilhetes de avião e de comboio durante um período que poderá ir até um ano.

O jornal The Verge avança que o executivo de Xi Jinping, que foi reeleito chefe do governo, tem vindo a trabalhar no desenvolvimento do sistema no sentido de este estar em pleno funcionamento em 2020. Contudo, a partir do próximo mês de maio, já estará online com várias funcionalidades ativas.

O Governo chinês já impõe algumas restrições a cidadãos que integrem a chamada “lista negra” relativa ao endividamento. Esta restrição terá também em conta a pontuação do novo ranking.

Na base da construção deste sistema, está o princípio de que “uma vez desonesto, para sempre restringido“, lê-se num dos comunicados, assinado por oito ministros, pelo regulador da aviação e pelo Supremo Tribunal, citado pela Reuters.

Espalhar informações falsas sobre terrorismo, causar problemas em voos ou usar bilhetes fora da validade em comboios são ações que também farão com que a pontuação social diminua.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “O jornal The Verge avança que o executivo de Xi Jinping, que foi reeleito chefe do governo, tem vindo a trabalhar no desenvolvimento do sistema no sentido de este estar em pleno funcionamento em 2010”

    Em 2010? Não estamos já em 2018?

    • Quer dizer que já está em funcionamento..! Hi…se não os deixam andar de avião, já não chegam a Portugal para comprar casas….

  2. E esta hein! O comunismo com duas caras, de um lado as verdadeiras vítimas do comunismo de miséria agora a serem excluídos da sociedade, por outro lado aqueles que viraram sistema capitalista e que sempre os houve em qualquer sistema comunista a sentirem-se incomodados com o mau cheiro dos mais fracos.

  3. aqui ja começamos com a carta por pontos,entre outras coisas,nao duvido que em um futuro nao muito longinquo ,nao tenhamos algo parecido,pois de uma forma mais lenta e discreta,cada vez temos menos direitos,com a desculpa de nos proteger, ainda dizem que e natural pois tambem fazem assim no estrangeiro,leva a pensar qual a nessecidade de um poder politico,que nem original sabe ser ! copia tudo o que fazem no estrangeiro !

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …