Chineses com pontuação social baixa não vão poder viajar de avião ou comboio

The Reboot / Flickr

O regime chinês prepara-se para pôr em prática um novo ranking de crédito social em maio. Os cidadãos que tiverem uma pontuação baixa serão banidos de aviões e comboios.

O regime de Xi Jinping está a implementar um sistema de crédito social, que passa por atribuir pontuações aos cidadãos chineses com base no dinheiro que têm, no regime criminal na atividade das redes social e noutros dados recolhidos pelo governo através da Internet.

Os cidadãos chineses serão organizados num ranking social, através dessa pontuação, que será determinante na sua vida, nomeadamente em situações como uma entrevista de emprego ou o acesso a lugares de primeira classe em meios de transporte.

Desta forma, explica o Observador, os cidadãos que tiverem uma pontuação baixa no ranking de crédito social ficarão impedidos de comprar bilhetes de avião e de comboio durante um período que poderá ir até um ano.

O jornal The Verge avança que o executivo de Xi Jinping, que foi reeleito chefe do governo, tem vindo a trabalhar no desenvolvimento do sistema no sentido de este estar em pleno funcionamento em 2020. Contudo, a partir do próximo mês de maio, já estará online com várias funcionalidades ativas.

O Governo chinês já impõe algumas restrições a cidadãos que integrem a chamada “lista negra” relativa ao endividamento. Esta restrição terá também em conta a pontuação do novo ranking.

Na base da construção deste sistema, está o princípio de que “uma vez desonesto, para sempre restringido“, lê-se num dos comunicados, assinado por oito ministros, pelo regulador da aviação e pelo Supremo Tribunal, citado pela Reuters.

Espalhar informações falsas sobre terrorismo, causar problemas em voos ou usar bilhetes fora da validade em comboios são ações que também farão com que a pontuação social diminua.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “O jornal The Verge avança que o executivo de Xi Jinping, que foi reeleito chefe do governo, tem vindo a trabalhar no desenvolvimento do sistema no sentido de este estar em pleno funcionamento em 2010”

    Em 2010? Não estamos já em 2018?

    • Quer dizer que já está em funcionamento..! Hi…se não os deixam andar de avião, já não chegam a Portugal para comprar casas….

  2. E esta hein! O comunismo com duas caras, de um lado as verdadeiras vítimas do comunismo de miséria agora a serem excluídos da sociedade, por outro lado aqueles que viraram sistema capitalista e que sempre os houve em qualquer sistema comunista a sentirem-se incomodados com o mau cheiro dos mais fracos.

  3. aqui ja começamos com a carta por pontos,entre outras coisas,nao duvido que em um futuro nao muito longinquo ,nao tenhamos algo parecido,pois de uma forma mais lenta e discreta,cada vez temos menos direitos,com a desculpa de nos proteger, ainda dizem que e natural pois tambem fazem assim no estrangeiro,leva a pensar qual a nessecidade de um poder politico,que nem original sabe ser ! copia tudo o que fazem no estrangeiro !

RESPONDER

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …