Chineses com pontuação social baixa não vão poder viajar de avião ou comboio

5

The Reboot / Flickr

O regime chinês prepara-se para pôr em prática um novo ranking de crédito social em maio. Os cidadãos que tiverem uma pontuação baixa serão banidos de aviões e comboios.

O regime de Xi Jinping está a implementar um sistema de crédito social, que passa por atribuir pontuações aos cidadãos chineses com base no dinheiro que têm, no regime criminal na atividade das redes social e noutros dados recolhidos pelo governo através da Internet.

Os cidadãos chineses serão organizados num ranking social, através dessa pontuação, que será determinante na sua vida, nomeadamente em situações como uma entrevista de emprego ou o acesso a lugares de primeira classe em meios de transporte.

Desta forma, explica o Observador, os cidadãos que tiverem uma pontuação baixa no ranking de crédito social ficarão impedidos de comprar bilhetes de avião e de comboio durante um período que poderá ir até um ano.

O jornal The Verge avança que o executivo de Xi Jinping, que foi reeleito chefe do governo, tem vindo a trabalhar no desenvolvimento do sistema no sentido de este estar em pleno funcionamento em 2020. Contudo, a partir do próximo mês de maio, já estará online com várias funcionalidades ativas.

O Governo chinês já impõe algumas restrições a cidadãos que integrem a chamada “lista negra” relativa ao endividamento. Esta restrição terá também em conta a pontuação do novo ranking.

Na base da construção deste sistema, está o princípio de que “uma vez desonesto, para sempre restringido“, lê-se num dos comunicados, assinado por oito ministros, pelo regulador da aviação e pelo Supremo Tribunal, citado pela Reuters.

Espalhar informações falsas sobre terrorismo, causar problemas em voos ou usar bilhetes fora da validade em comboios são ações que também farão com que a pontuação social diminua.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

5 Comments

  1. “O jornal The Verge avança que o executivo de Xi Jinping, que foi reeleito chefe do governo, tem vindo a trabalhar no desenvolvimento do sistema no sentido de este estar em pleno funcionamento em 2010”

    Em 2010? Não estamos já em 2018?

    • Quer dizer que já está em funcionamento..! Hi…se não os deixam andar de avião, já não chegam a Portugal para comprar casas….

  2. E esta hein! O comunismo com duas caras, de um lado as verdadeiras vítimas do comunismo de miséria agora a serem excluídos da sociedade, por outro lado aqueles que viraram sistema capitalista e que sempre os houve em qualquer sistema comunista a sentirem-se incomodados com o mau cheiro dos mais fracos.

  3. aqui ja começamos com a carta por pontos,entre outras coisas,nao duvido que em um futuro nao muito longinquo ,nao tenhamos algo parecido,pois de uma forma mais lenta e discreta,cada vez temos menos direitos,com a desculpa de nos proteger, ainda dizem que e natural pois tambem fazem assim no estrangeiro,leva a pensar qual a nessecidade de um poder politico,que nem original sabe ser ! copia tudo o que fazem no estrangeiro !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.