Chineses com pontuação social baixa não vão poder viajar de avião ou comboio

The Reboot / Flickr

O regime chinês prepara-se para pôr em prática um novo ranking de crédito social em maio. Os cidadãos que tiverem uma pontuação baixa serão banidos de aviões e comboios.

O regime de Xi Jinping está a implementar um sistema de crédito social, que passa por atribuir pontuações aos cidadãos chineses com base no dinheiro que têm, no regime criminal na atividade das redes social e noutros dados recolhidos pelo governo através da Internet.

Os cidadãos chineses serão organizados num ranking social, através dessa pontuação, que será determinante na sua vida, nomeadamente em situações como uma entrevista de emprego ou o acesso a lugares de primeira classe em meios de transporte.

Desta forma, explica o Observador, os cidadãos que tiverem uma pontuação baixa no ranking de crédito social ficarão impedidos de comprar bilhetes de avião e de comboio durante um período que poderá ir até um ano.

O jornal The Verge avança que o executivo de Xi Jinping, que foi reeleito chefe do governo, tem vindo a trabalhar no desenvolvimento do sistema no sentido de este estar em pleno funcionamento em 2020. Contudo, a partir do próximo mês de maio, já estará online com várias funcionalidades ativas.

O Governo chinês já impõe algumas restrições a cidadãos que integrem a chamada “lista negra” relativa ao endividamento. Esta restrição terá também em conta a pontuação do novo ranking.

Na base da construção deste sistema, está o princípio de que “uma vez desonesto, para sempre restringido“, lê-se num dos comunicados, assinado por oito ministros, pelo regulador da aviação e pelo Supremo Tribunal, citado pela Reuters.

Espalhar informações falsas sobre terrorismo, causar problemas em voos ou usar bilhetes fora da validade em comboios são ações que também farão com que a pontuação social diminua.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “O jornal The Verge avança que o executivo de Xi Jinping, que foi reeleito chefe do governo, tem vindo a trabalhar no desenvolvimento do sistema no sentido de este estar em pleno funcionamento em 2010”

    Em 2010? Não estamos já em 2018?

    • Quer dizer que já está em funcionamento..! Hi…se não os deixam andar de avião, já não chegam a Portugal para comprar casas….

  2. E esta hein! O comunismo com duas caras, de um lado as verdadeiras vítimas do comunismo de miséria agora a serem excluídos da sociedade, por outro lado aqueles que viraram sistema capitalista e que sempre os houve em qualquer sistema comunista a sentirem-se incomodados com o mau cheiro dos mais fracos.

  3. aqui ja começamos com a carta por pontos,entre outras coisas,nao duvido que em um futuro nao muito longinquo ,nao tenhamos algo parecido,pois de uma forma mais lenta e discreta,cada vez temos menos direitos,com a desculpa de nos proteger, ainda dizem que e natural pois tambem fazem assim no estrangeiro,leva a pensar qual a nessecidade de um poder politico,que nem original sabe ser ! copia tudo o que fazem no estrangeiro !

RESPONDER

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …