/

Estudante chinesa que só comeu arroz durante cinco anos morre com 21 quilogramas

1

eflchina / Flickr

Província de Guizhou, na China

Uma estudante universitária chinesa morreu esta segunda-feira, depois de vários meses internada. Durante os últimos cinco anos, Wu Huayan sobreviveu com 2 yuans, cerca de 25 cêntimos, por dia e só comeu arroz com pimenta.

Uma jovem universitária, em situação de pobreza extrema, morreu, esta segunda-feira, aos 24 anos no sudoeste da China.

Wu Huayan frequentava o terceiro ano de uma faculdade na província de Ghizou. A jovem tinha apenas 1,35 metros e 21,6 quilos, de acordo com um comunicado emitido pelo executivo municipal da cidade de Tongren, em outubro do ano passado, e citado pela Renascença.

Em outubro, a estudante chinesa foi hospitalizada com problemas respiratórios. O coração e os rins estavam extremamente danificados, por causa da privação alimentar extrema a que esteve sujeita. Nos últimos cinco anos, Wu Huayan sobreviveu com apenas 2 yuans (cerca de 25 cêntimos) por dia e só comeu arroz com pimenta.

O médico responsável pelo caso adiantou que Huayan apresentava uma válvula cardíaca bastante danificada e que seria necessária uma cirurgia. A operação teria um custo de 200 mil yuans (26 mil euros), mas Huayan não resistiu ao estado severo de desnutrição.

A jovem perdeu a mãe quando tinha quatro anos e o pai quando estava na escola primária. Os dois irmãos foram criados pela avó e depois por uns tios, mas o casal só conseguia disponibilizar aos sobrinhos 300 yuans por mês (cerca de 39 euros).

Desse montante, Huayan tirava dinheiro para os medicamentos do irmão, que sofria de problemas mentais. Para ela, tirava o mínimo, que lhe permitiam apenas fazer uma alimentação à base de arroz. 

O hospital onde estava internada confirmou que a causa da morte da estudante foi desnutrição. Quando foi internada pesava 21,6 quilos, tinha perdido as pestanas, as sobrancelhas e grande parte do cabelo.

Assim que foi hospitalizada, a história ganhou eco e foi contada pela comunicação social chinesa. O caso comoveu a China e as doações começaram a chegar, mas o irmão confirmou aos media chineses que Wu Huayan morreu esta segunda-feira, aos 24 anos.

A morte da jovem chinesa causou uma onda de revolta no país, com a população a acusar o Governo de não ajudar os mais pobres. O Presidente Xi Jinping prometeu erradicar a pobreza no país até 2020.

ZAP //

1 Comment

  1. A política no Brasil e uma coisa muita seriam parece uma doença contagiosa que contamina a mente das pessoas porque será que toda vez que qualquer noticia que repercute principalmente uma noticia triste e lamentável igual a esta dessa ser humano que parece era de um caráter puro e limpo e não se vendeu não roubou e manteve sua dignidade mesmo tendo privações na sua vida pra ajudar seu irmão que tem problema de saúde mental e mesmo com toda essa situação continuou estudando eu particularmente prefiro refletir sobre o caso e sobre o exemplo que essa ser humano deixou eu em vez de fugir do foco da noticia envolvendo e misturando essa porcariada de politicagem brasileira nos comentário misturando junto com qualquer noticia principalmente uma noticia dessa ser humano que deus atenha qualquer assunto e noticia que acontece aqui no brasil ou no mundo tem que entrar porcariada de politicagem brasileira o povo ta enfermo de mente e o raciocínio sobre os políticos ta na UTI acorda Zé povinho e ver se enxergam qualquer partido político seja lula bolsonaro etc.. Tanto faz qualquer um ou outro que tiver no poder vão roubar a mesma coisa vai ser a mesma coisa de sempre não muda nada são farinha do mesmo saco são doença sem cura o que tem que mudar e nos e a nossa mente e nova maneira de pensar temos que mudar nossa atitude temos que parar de ser marionete guiados na mãos desses políticos que nunca vão mudar e melhorar o Brasil e nossas vidas vira e mexe vai e volta vai ser a mesma coisa muda povo acorda para de misturar apolítica com feijão com qualquer notícia que aparece na mídia não agüento mais ler comentário nas mídias brasileira que droga de política brasileira qualquer notícia seja de culinária arte futebol tem que entrar o lula bolsonaro PT os três pateta o quatrilhao etc..etc..fui não vou ler mais comentário e nem comentar mais acho que só quando o mundo acabar e que talvez os comentarista tira da pauta das notícias essa porcariada de polica braceleira fui não peguei essa doença contagiosa chamada políticas brasileira

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.