Estudante chinesa que só comeu arroz durante cinco anos morre com 21 quilogramas

eflchina / Flickr

Província de Guizhou, na China

Uma estudante universitária chinesa morreu esta segunda-feira, depois de vários meses internada. Durante os últimos cinco anos, Wu Huayan sobreviveu com 2 yuans, cerca de 25 cêntimos, por dia e só comeu arroz com pimenta.

Uma jovem universitária, em situação de pobreza extrema, morreu, esta segunda-feira, aos 24 anos no sudoeste da China.

Wu Huayan frequentava o terceiro ano de uma faculdade na província de Ghizou. A jovem tinha apenas 1,35 metros e 21,6 quilos, de acordo com um comunicado emitido pelo executivo municipal da cidade de Tongren, em outubro do ano passado, e citado pela Renascença.

Em outubro, a estudante chinesa foi hospitalizada com problemas respiratórios. O coração e os rins estavam extremamente danificados, por causa da privação alimentar extrema a que esteve sujeita. Nos últimos cinco anos, Wu Huayan sobreviveu com apenas 2 yuans (cerca de 25 cêntimos) por dia e só comeu arroz com pimenta.

O médico responsável pelo caso adiantou que Huayan apresentava uma válvula cardíaca bastante danificada e que seria necessária uma cirurgia. A operação teria um custo de 200 mil yuans (26 mil euros), mas Huayan não resistiu ao estado severo de desnutrição.

A jovem perdeu a mãe quando tinha quatro anos e o pai quando estava na escola primária. Os dois irmãos foram criados pela avó e depois por uns tios, mas o casal só conseguia disponibilizar aos sobrinhos 300 yuans por mês (cerca de 39 euros).

Desse montante, Huayan tirava dinheiro para os medicamentos do irmão, que sofria de problemas mentais. Para ela, tirava o mínimo, que lhe permitiam apenas fazer uma alimentação à base de arroz. 

O hospital onde estava internada confirmou que a causa da morte da estudante foi desnutrição. Quando foi internada pesava 21,6 quilos, tinha perdido as pestanas, as sobrancelhas e grande parte do cabelo.

Assim que foi hospitalizada, a história ganhou eco e foi contada pela comunicação social chinesa. O caso comoveu a China e as doações começaram a chegar, mas o irmão confirmou aos media chineses que Wu Huayan morreu esta segunda-feira, aos 24 anos.

A morte da jovem chinesa causou uma onda de revolta no país, com a população a acusar o Governo de não ajudar os mais pobres. O Presidente Xi Jinping prometeu erradicar a pobreza no país até 2020.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A política no Brasil e uma coisa muita seriam parece uma doença contagiosa que contamina a mente das pessoas porque será que toda vez que qualquer noticia que repercute principalmente uma noticia triste e lamentável igual a esta dessa ser humano que parece era de um caráter puro e limpo e não se vendeu não roubou e manteve sua dignidade mesmo tendo privações na sua vida pra ajudar seu irmão que tem problema de saúde mental e mesmo com toda essa situação continuou estudando eu particularmente prefiro refletir sobre o caso e sobre o exemplo que essa ser humano deixou eu em vez de fugir do foco da noticia envolvendo e misturando essa porcariada de politicagem brasileira nos comentário misturando junto com qualquer noticia principalmente uma noticia dessa ser humano que deus atenha qualquer assunto e noticia que acontece aqui no brasil ou no mundo tem que entrar porcariada de politicagem brasileira o povo ta enfermo de mente e o raciocínio sobre os políticos ta na UTI acorda Zé povinho e ver se enxergam qualquer partido político seja lula bolsonaro etc.. Tanto faz qualquer um ou outro que tiver no poder vão roubar a mesma coisa vai ser a mesma coisa de sempre não muda nada são farinha do mesmo saco são doença sem cura o que tem que mudar e nos e a nossa mente e nova maneira de pensar temos que mudar nossa atitude temos que parar de ser marionete guiados na mãos desses políticos que nunca vão mudar e melhorar o Brasil e nossas vidas vira e mexe vai e volta vai ser a mesma coisa muda povo acorda para de misturar apolítica com feijão com qualquer notícia que aparece na mídia não agüento mais ler comentário nas mídias brasileira que droga de política brasileira qualquer notícia seja de culinária arte futebol tem que entrar o lula bolsonaro PT os três pateta o quatrilhao etc..etc..fui não vou ler mais comentário e nem comentar mais acho que só quando o mundo acabar e que talvez os comentarista tira da pauta das notícias essa porcariada de polica braceleira fui não peguei essa doença contagiosa chamada políticas brasileira

RESPONDER

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …