Estudante chinesa que só comeu arroz durante cinco anos morre com 21 quilogramas

eflchina / Flickr

Província de Guizhou, na China

Uma estudante universitária chinesa morreu esta segunda-feira, depois de vários meses internada. Durante os últimos cinco anos, Wu Huayan sobreviveu com 2 yuans, cerca de 25 cêntimos, por dia e só comeu arroz com pimenta.

Uma jovem universitária, em situação de pobreza extrema, morreu, esta segunda-feira, aos 24 anos no sudoeste da China.

Wu Huayan frequentava o terceiro ano de uma faculdade na província de Ghizou. A jovem tinha apenas 1,35 metros e 21,6 quilos, de acordo com um comunicado emitido pelo executivo municipal da cidade de Tongren, em outubro do ano passado, e citado pela Renascença.

Em outubro, a estudante chinesa foi hospitalizada com problemas respiratórios. O coração e os rins estavam extremamente danificados, por causa da privação alimentar extrema a que esteve sujeita. Nos últimos cinco anos, Wu Huayan sobreviveu com apenas 2 yuans (cerca de 25 cêntimos) por dia e só comeu arroz com pimenta.

O médico responsável pelo caso adiantou que Huayan apresentava uma válvula cardíaca bastante danificada e que seria necessária uma cirurgia. A operação teria um custo de 200 mil yuans (26 mil euros), mas Huayan não resistiu ao estado severo de desnutrição.

A jovem perdeu a mãe quando tinha quatro anos e o pai quando estava na escola primária. Os dois irmãos foram criados pela avó e depois por uns tios, mas o casal só conseguia disponibilizar aos sobrinhos 300 yuans por mês (cerca de 39 euros).

Desse montante, Huayan tirava dinheiro para os medicamentos do irmão, que sofria de problemas mentais. Para ela, tirava o mínimo, que lhe permitiam apenas fazer uma alimentação à base de arroz. 

O hospital onde estava internada confirmou que a causa da morte da estudante foi desnutrição. Quando foi internada pesava 21,6 quilos, tinha perdido as pestanas, as sobrancelhas e grande parte do cabelo.

Assim que foi hospitalizada, a história ganhou eco e foi contada pela comunicação social chinesa. O caso comoveu a China e as doações começaram a chegar, mas o irmão confirmou aos media chineses que Wu Huayan morreu esta segunda-feira, aos 24 anos.

A morte da jovem chinesa causou uma onda de revolta no país, com a população a acusar o Governo de não ajudar os mais pobres. O Presidente Xi Jinping prometeu erradicar a pobreza no país até 2020.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A política no Brasil e uma coisa muita seriam parece uma doença contagiosa que contamina a mente das pessoas porque será que toda vez que qualquer noticia que repercute principalmente uma noticia triste e lamentável igual a esta dessa ser humano que parece era de um caráter puro e limpo e não se vendeu não roubou e manteve sua dignidade mesmo tendo privações na sua vida pra ajudar seu irmão que tem problema de saúde mental e mesmo com toda essa situação continuou estudando eu particularmente prefiro refletir sobre o caso e sobre o exemplo que essa ser humano deixou eu em vez de fugir do foco da noticia envolvendo e misturando essa porcariada de politicagem brasileira nos comentário misturando junto com qualquer noticia principalmente uma noticia dessa ser humano que deus atenha qualquer assunto e noticia que acontece aqui no brasil ou no mundo tem que entrar porcariada de politicagem brasileira o povo ta enfermo de mente e o raciocínio sobre os políticos ta na UTI acorda Zé povinho e ver se enxergam qualquer partido político seja lula bolsonaro etc.. Tanto faz qualquer um ou outro que tiver no poder vão roubar a mesma coisa vai ser a mesma coisa de sempre não muda nada são farinha do mesmo saco são doença sem cura o que tem que mudar e nos e a nossa mente e nova maneira de pensar temos que mudar nossa atitude temos que parar de ser marionete guiados na mãos desses políticos que nunca vão mudar e melhorar o Brasil e nossas vidas vira e mexe vai e volta vai ser a mesma coisa muda povo acorda para de misturar apolítica com feijão com qualquer notícia que aparece na mídia não agüento mais ler comentário nas mídias brasileira que droga de política brasileira qualquer notícia seja de culinária arte futebol tem que entrar o lula bolsonaro PT os três pateta o quatrilhao etc..etc..fui não vou ler mais comentário e nem comentar mais acho que só quando o mundo acabar e que talvez os comentarista tira da pauta das notícias essa porcariada de polica braceleira fui não peguei essa doença contagiosa chamada políticas brasileira

RESPONDER

Afastado juiz que disse que "fechar as pernas" impedia agressão sexual

Um juiz de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA), que disse que fechar as pernas poderia evitar uma agressão sexual foi impedido de presidir um tribunal, tendo sido afastado da Suprema Corte do Estado. Segundo noticiou …

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …