China tem a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo: 10.463 km

A rede ferroviária chinesa de alta velocidade atingiu os 10.463 quilómetros em 2013, confirmando a China no primeiro lugar mundial do sector, muito à frente do Japão e da França, países pioneiros nesta tecnologia.

Mais de um quinto daquela extensão diz respeito à linha Pequim-Cantão, a mais longa do mundo, com 2.298 quilómetros, inaugurada há um ano.

A viagem demora apenas oito horas, quase um terço menos do que o mais rápido dos comboios que ligam habitualmente aquelas duas cidades.

Os comboios, com dezasseis carruagens e capacidade para transportar cerca de mil passageiros, foram concebidos para circular a 350 kms/hora, mas em média não ultrapassam os 300 kms/hora.

O preço dos bilhetes também é “alto”: o mais barato custa 862 yuan (100 euros), cerca de menos 200 yuan (25 euros) menos do que um bilhete de avião, que percorre a mesma distância em três horas e dez minutos.

Em “executiva”, a mais cara das três classes do comboio, o preço sobe para 2.724 yuan (340 euros) – quase o dobro do salário mínimo mensal em Pequim.

Construída em sete anos, a linha Pequim-Cantão atravessa os dois maiores rios da China, o Amarelo e o Yangze, e cinco das mais populosas províncias do país (Shijiazhuang, Henan, Hubei, Hunan e Guangdong), que no conjunto têm cerca de 400 milhões de habitantes.

Em 2015, a linha deverá chegar a Hong Kong, cerca de 150 quilómetros a sul de Cantão.

Quando o Japão lançou o seu “comboio-bala“, em 1964, a China era um país pobre e isolado, que vivia num estado de revolução permanente, empenhada em “aprofundar a luta de classes”.

A primeira linha chinesa de alta velocidade – um troço de 117 quilómetros entre Pequim e Tianjin – começou a funcionar em 2008, 28 anos depois do nascimento do TGV francês.

Mas em menos de uma década, a rede chinesa de alta velocidade cresceu mais do que a de todos os outros países juntos, incluindo a Espanha, que já ultrapassou a França, com 3.100 quilómetros.

A inauguração da linha Pequim-Cantão, no dia 26 de Dezembro de 2012, coincidiu com o aniversário de Mao Zedong (1893-1976), fundador do Partido Comunista Chinês e da Republica Popular da China.

Outra linha emblemática – Pequim-Xangai – abriu na véspera do 90.º aniversário da fundação do PCC, em 2011, mostrando que o significado do empreendimento “vai muito além do próprio comboio”, como assinalou na altura o Diário do Povo, órgão central do partido.

Durante a última dinastia imperial (1644-1911), o governo chinês começou por se opor ao caminho-de-ferro e só em 1881 autorizou a construção da primeira via-férrea.

O acelerado desenvolvimento da rede chinesa de alta velocidade ficou também marcado por um grave acidente, que matou 40 pessoas, no verão de 2011, e o colossal orçamento do Ministério dos Caminhos-de-ferro foi uma fonte de corrupção.

Em Julho passado, um ex-ministro do sector e antigo membro do Comité Central do PCC, Liu Zhijun, foi condenado à morte com pena suspensa por dois anos, por ter aceitado subornos no valor de 64,6 milhões de yuan (7,8 milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quando vemos estas e outra notícia, tendo em conta as críticas feitas no ocidente, ao longo de muitos anos, sobre o regime político que governa a China, só alguém com um déficite intelectuam é que não reconhece que apesar do regime, a China tem nos últimos anos um progresso extraordinário, não só pela capacidade do seu povo e governantes mas pambém porque, os capitalistas ocidentais deslocalizaram grandes industrias para a China em busca de máo de obra barata. A Europa, e os eurocratas, de mão dada com o capitalismo selvajem que está a destruir a vida dos europeus, estão a atraiçoar o projecto e acivilizaçãp europeia.

RESPONDER

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …