China prepara retaliação contra Portugal por causa da Huawei

39

Rungroj Yongrit / EPA

A China está disposta a usar a sua influência em algumas das maiores empresas portuguesas para pressionar Portugal a recuar na decisão de afastar a Huawei do projeto da rede 5G.

Caso a Huawei seja afastada do projeto para a criação de uma rede nacional de 5G, a China está disposta a ripostar politicamente contra Portugal e a usar a sua influência em empresas como a EDP, a REN, a Mota-Engil ou o BCP.

De acordo com o Jornal de Negócios, Pequim ficou surpreendida com a resposta mais dura do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço ao envolvimento da Huawei em comparação com outros países da Europa.

A deliberação da Comissão de Avaliação de Segurança concluiu que o uso de equipamentos de empresas de fora da União Europeia e da NATO representa um “alto risco” para a segurança das redes e serviços nacionais, com a Huawei a integrar esta lista.

Esta resposta surpreendeu a própria Huawei, que admite que “não teve conhecimento prévio desta publicação e está a procurar reunir mais informação junto das autoridades competentes”.

Ainda não se sabe se a deliberação é vinculativa e se os equipamentos terão de ser substituídos. A lei das comunicações determina que a comissão “pode determinar a exclusão, a aplicação de restrições à utilização ou a cessação de utilização de equipamentos ou serviços”, havendo quando possível um prazo razoável para a mudança. O cumprimento da deliberação cabe à Anacom.

Uma fonte considera que “o que deveria de domínio político desapareceu” caso a decisão seja vinculativa. “Uma coisa é dizer que, a partir de agora, não podem ser usados equipamentos de determinadas empresas, outra é dizer que têm de ser removidos equipamentos já instalados”, refere.

“A confirmar-se, isto tem custos a dois níveis: ter de comprar equipamentos mais caros e ter de substituir os já existente”, afirma outra fonte do setor, que defende que deve ser o Estado a suportar as despesas da troca.

ZAP //

39 Comments

    • Talvez porque o ladrão anterior tivesse deixado o país sem dinheiro nem para pagar salários e pensões. Queria ver o que ias comer.

    • Sem cor partidária e sem fanatismos políticos, julgo que é o que Portugal tem de repetitivo há quase 50 anos de democracia e 38 de adesão europeia e com 27 países a quem vender as empresas que zeinaldo bava entre outros afundaram empresas importantes e estruturais ao nivel nacional, Portugal foi logo vender aos chineses, a resposta está aqui, o nivel de Politicos e classe de politicas, sejam eles quais forem em Portugal. Portugal apenas deu um tiro a si próprio. Daqui em diante iremos avaliar mais uma vez a coragem e poder político para enfrentar as ameaças vindas de fora da Europa. Será que haverá coragem??

  1. Isto é TÃO típico dos chineses! Começam por investir e controlar empresa grandes para depois controlarem e chantagearem os próprios países. Já vi isto ao vivo e a cores no continente Africano, onde os chineses controlam aeroportos e portos, entre outros sectores estratégicas. Se são aliados de Putin e tentam invadir Taiwan, são inimigos da democracia e jamais deviam sequer controlar seja o que for nos países europeus.

    • Níza. Depois do que escreveu, está tudo dito e com clareza, pelo que faço minhas as suas palavras. Cumprimentos

    • Eu também estou de acordo. O problema é que Portugal permitiu que a China construísse um verdadeiro império comercial em Vila do Conde, com isenções fiscais pelo meio, fazendo com que as raízes já estejam demasiadamente fundas para voltar atrás. O que Portugal devia ter feito, se não condenam a invasão russa e até os apoiam, era forçarem-nos a sair de Portugal e os que quisessem ficar, impostos em cima, como a qualquer português ou empresas portuguesas. Prestam-lhes vassalagem e é o que dá.

  2. Nao, nao deixem entrar no parque em Oeiras os chineses, esses malvados que enviam dados pesoas das pessoas para a china. Deixem entrar antes o facebook, o twitter e outros, que nao enviam dados pessoais para ninguem. Perguntem à Irlanda porque os multou em valores milionarios, perguntem!!!!!!!!!!!!

      • Estás enganado. Quem está a ocupar o lugar é o teu paizinho depois de saber que quem te fez não foi ele mas o vizinho.

      • Problema de fácil resolução….chantageiam?? Nacionalizem e acabem com os negócios com a China! Temos terra e temos mar…..mas infelizmente…. não temos líderes com tomates para os enfrentar! Os que (Des)mandam neste País…. já se venderam há muito tempo! Está mais do que na hora de mudar Portugal e a mentalidade dos Portugueses! Acordem….

    • Ora aí está Jorge Madureira! Como se do lado de cá não fizessem com os dados aquilo que querem! Ai se fosse só a Irlanda a ter razão de queixa!
      Afinal os Americanos estão é muito preocupados porque os Chineses estão a ficar à frente em tudo o que são tecnologias. Ora os nossos “amigos” por cá apostam mais no belicismo e também nos negócios sujos! Depois são os chineses é que são os perigosos!
      Pois, mas quem não enfia a carapuça é que é maluco….
      Ora venham de lá os “lúcidos” que me expliquem porque é que os chineses são assim tão perigosos e não se metem em guerras para além de quererem defender as suas fronteiras? Lembrar que também eles em épocas passadas, foram vitimas de ocupações desumanas por parte dos do lado de cá.
      Eles são sim um dos povos mais pacíficos do mundo e é deles que temos de ter medo?

    • Perguntem à Irlanda!!!! Ah ah ah…ao menos vê lá se acertas na coisa. A Irlanda!!? Tu não percebes nada do que se passa à tua volta. Experimenta escrever novamente o comentário… mas agora sóbrio. A Irlanda ah ah ah ah ah…LOL. Tens de ser o tipo mais distraído de toda a Europa. Então… a Irlanda é que iria aplicar a multa?!?!?!? Sabes onde é que estas empresas estão sedeadas na Europa?!? Sabes que país da Europa é que tem registados crescimentos recorde do PIB à conta destas empresas?!?

  3. Ripostar politicamente contra Portugal a usar a sua influência em empresas como a EDP, a REN, a Mota-Engil ou o BCP.
    Aí temos a China em pleno.
    Parabéns UE por ter fechado a porta à Huawei.
    Agora tem que criar alternativas a todas as dependências toxicas para sermos donos na própria barriga.
    A China lança Cavalos de Troia (agora vem os automóveis) e nós estamos a delirar da sua beleza . . .

  4. A Cisco, Apple e outras empresas enviam dados para a CIA nos EUA – existem provas e foram descobertas as backdoors pela Europa mas os casos abafados na comunicação social.

    Apesar de analisadas NUNCA foram descobertas backdoors na Huawei – apenas gritos dos EUA que não queriam uma empresa Chinesa a ser líder de mercado de comunicações mundial.

    Eu aqui estou do lado da China e da Huawei! É completamente político o que está a acontecer e Portugal tomar o partido dos EUA que nunca foi nosso aliado (ou de ninguém – pare eles é sempre só business) do que da China que é nossa aliada à mais de 500 anos!

  5. A vassalagem que a Europa prestou aos Estados Unidos no assunto da Huawei e que se traduziu na decisão do Estado português impedir o uso de equipamentos e serviços de empresas como a chinesa Huawei nas redes 5G foi mais um tiro no próprio pé. À semelhança do que acontece com a guerra na Ucrânia.
    Pobre mundo se ficasse exclusivamente nas mãos dos interesses americanos seria uma desgraça.
    Afinal as regras da livre concorrência são só quando convém. O Ocidente pôs tudo a ser fabricado nas mãos da China para ter mão de obra mais barata e enriquecer cada vez mais mas a ganância foi um tiro no próprio pé e a China cresceu cresceu cresceu e ultrapassou o Ocidente e os Estados Unidos e por causa disto a China agora já não presta. Vejam bem o abismo para onde as políticas Ocidentais nos estão a levar. O Ocidente cava a própria sepultura.

  6. A Portugal o que é dos portugueses, quem tinha o dinheiro eram eles os chineses, por isso compraram, no entanto devem estar calados. querem ripostar por Portugal tomar a decisão acertada de continuar a ganhar com a segurança que os EUA sempre ofereceram (equipe que ganha não mexe) pois que o façam, o dragão que mostre a verdadeira garra, querem dominar o mundo, quando o mundo lhes deu tudo o que possuem, desculpem mas não. Na década de 70/80 passavam fome, agora falam em domínio, talvez a mudança os ponha no lugar que lhes é de direito com o reconhecimento pelo povo que eles são e não por o que eles querem ser.

    • No dia em que a China for uma democracia, poderemos equacionar levá-los a sério. Até lá não têm qualquer moral para falar seja do que for.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.