Departamento de Estado norte-americano descreve China como “regime de rufias”

Miguel Candela / EPA

Esta quinta-feira, uma porta-voz do Departamento de Estado norte-americano descreveu a China como um “regime de rufias”, depois da divulgação de fotografias e detalhes pessoais de uma diplomata dos Estados Unidos que se reuniu com líderes estudantis do movimento pró-democracia em Hong Kong.

O jornal Ta Kung Pao publicou a fotografia de uma diplomata norte-americana, que identificou como Julie Eadeh, a conversar com líderes estudantis na entrada de um hotel de luxo. A fotografia aparecia debaixo da manchete “Forças Estrangeiras Intervêm”.

Na sequência desta situação, o gabinete do Ministério chinês das Relações Exteriores em Hong Kong pediu explicações a Washington sobre os contactos de diplomatas norte-americanos com líderes dos protestos.

“Divulgar informações privadas de uma diplomata americana, fotografias e os nomes dos seus filhos não é um protesto formal. É o que um regime de rufias faria“, disse, citada pela Reuters, Morgan Ortagus, porta-voz do Departamento de Estado. “Não é dessa forma que uma nação responsável se comporta.”

A responsável não adiantou o nome da diplomara nem detalhes sobre o tipo de informações privadas reveladas. O canal de televisão estatal CCTV apelidou a diplomata de “mão oculta nos bastidores a criar o caos em Hong Kong”, uma expressão que já fora usada contra os líderes dos protestos antigovernamentais que viriam a precipitar o massacre de Tiananmen em 1989.

Segundo o Expresso, Pequim acusa potências estrangeiras, sobretudo os Estados Unidos, de fomentarem as manifestações em Hong Kong. No início, os protestos opunham-se a um projeto de lei que permitiria a extradição de suspeitos para a China continental, mas rapidamente evoluíram para uma contestação mais ampla aos líderes da antiga colónia britânica e aos seus mestres políticos em Pequim.

A porta-voz do Departamento de Estado lembrou, contudo, que o trabalho dos diplomatas dos Estados Unidos e de outros países é encontrarem-se com pessoas diferentes, incluindo líderes da oposição.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …

Os tomates têm uma espécie de sistema nervoso que avisa sobre ataques

Os tomates que estão a ser comidos por insetos usam sinais elétricos para enviar um alerta para o resto da planta, semelhante à forma como o nosso sistema nervoso avisa sobre danos. E que efeito têm …

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …