China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

Jolanda Flubacher / World Economic Forum

O fundador do Alibaba, Jack Ma

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito.

De acordo com o canal estatal russo RT, esta foi a conclusão da Hurun Rich List 2021, publicada esta terça-feira. Atualmente, 1058 pessoas na China são multimilionárias, mais 259 do que no ano passado.

O segundo lugar é ocupado pelos Estados Unidos, com 696 multimilionários, e o terceiro pela Índia, com 177. Na lista seguem-se nações como a Alemanha (141), o Reino Unido (134), a Suíça (100) e a Rússia (85).

Com uma média de idades que ronda os 65 anos, 2312 multimilionários viram a sua riqueza aumentar durante o ano passado, dos quais 610 eram caras novas. Nesse período, 32 morreram e 282 fortunas permaneceram inalteradas, de acordo com o mesmo relatório.

“Apesar da interrupção causada pela covid-19, este ano viu o maior aumento de riqueza da última década”, disse Rupert Hoogewerf, presidente e investigador-chefe da empresa Hurun Report.

O mesmo responsável destacou que “o mundo nunca viu tanta riqueza criada num único ano” e lembrou que, no ano passado, apareceram oito novos multimilionários por semana devido ao boom das bolsas, impulsionado, em parte, pela “flexibilização quantitativa”.

“A velocidade de criação de riqueza é assombrosa”, disse ainda Hoogewerf, destacando o facto de apenas três pessoas terem somado, a título individual, mais de 50 mil milhões de dólares nesses 12 meses.

Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, viu a sua fortuna aumentar em 151 mil milhões de dólares. Seguem-se os multimilionários do comércio eletrónico Jeff Bezos, fundador da Amazon, e Colin Huang, da empresa Pinduoduo, que juntaram 50 mil milhões cada um.

“A este ritmo, é expectável que 50 ou mais ultrapassem a marca dos 100 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos”, acrescenta-se.

Por outro lado, a lista destaca que em 2020, apesar da guerra comercial com os Estados Unidos, a China agregou mais multimilionários do que o resto dos países juntos. E a diferença com o eterno rival aumentou ainda mais.

Ao mesmo tempo, milhões de pessoas continuam a viver sem nada. Há uns dias, num artigo de opinião publicado no jornal britânico The Guardian, o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, destacou o facto de a “pobreza extrema estar a aumentar pela primeira vez em décadas“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Obsessão" pelo défice é para Bruxelas ver. Esquerda exige execução do OE2021

As metas do défice e da dívida previstas no Programa de Estabilidade, que o Governo entregou esta quinta-feira no Parlamento, não mereceram a aprovação do Bloco de Esquerda e do PCP. Num período de muita incerteza, …

Parques solares flutuantes podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas

Parques solares flutuantes, cuidadosamente projetados, podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas. As simulações feitas por cientistas mostraram resultados promissores. A energia solar é agora a fonte de eletricidade mais barata da história, de acordo com …

Identificado suspeito de tiroteio em armazém da FedEx nos Estados Unidos

Esta sexta-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram ter identificado o suspeito do tiroteio que resultou na morte de oito pessoas num armazém da FedEx, em Indianápolis, nos Estados Unidos. De acordo com o Expresso, trata-se de um …

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …