China poderá ter vacina contra a covid-19 pronta no início de 2021

Uma empresa farmacêutica chinesa revelou hoje que a vacina contra o novo coronavírus, que está a desenvolver, deve estar pronta no início de 2021 para distribuição em todo o mundo, incluindo na Europa e Estados Unidos.

Yin Weidong, o CEO do laboratório Sinovac, revelou que inicialmente a “estratégia foi desenhada para a China e para Wuhan“, mas que nos meses de junho e julho a ajustaram para abranger todo o mundo.

“O nosso objetivo agora é fornecer a vacina para todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, União Europeia e outros”, assegurou Weidong.

Regulamentos rigorosos nos EUA, União Europeia, Japão e Austrália têm historicamente bloqueado a venda de vacinas chinesas, mas o administrador da farmacêutica disse que isso pode mudar.

Juntamente com a Sinopharm e com a empresa privada filiada ao exército chinês Cansino, a Sinovac está a desenvolver uma de quatro vacinas candidatas no país, com mais de 24 mil pessoas a participar nos testes clínicos da vacina Coronavac no Brasil, Turquia e Indonésia, disse Weidong.

A Sinovac escolheu estes países porque todos são populosos, tiveram surtos graves e têm uma capacidade limitada de pesquisa e desenvolvimento, explicou.

A fábrica da Sinovac, situada no sul de Pequim, foi construída em poucos meses e a sua planta foi projetada para permitir que a farmacêutica produza meio milhão de doses da vacina por ano.

A instalação está já a operar, com funcionários a encher frascos minúsculos com a vacina e a embala-los. A empresa projeta que poderá produzir centenas de milhões de doses até fevereiro ou março do próximo ano.

A Sinovac também está a começar a testar pequenas doses da Coronavac em crianças e idosos na China. Embora a vacina ainda não tenha passado pelos testes clínicos de fase 3, um padrão globalmente aceite, a empresa já injetou milhares de pessoas na China.

Weidong partilhou que, juntamente com investigadores, foi um dos primeiros a receber a vacina experimental, há vários meses, depois de ser provado nas fases um e dois dos testes em humanos que não causavam efeitos adversos graves.

“Isto é uma espécie de tradição na nossa empresa”, disse o administrador da farmacêutica, acrescentando que fez o mesmo com uma vacina contra a hepatite em desenvolvimento.

No início do ano, a China permitiu o “uso de emergência” de vacinas candidatas para populações em risco, se as empresas mostrassem “segurança e bons anticorpos” em testes com cerca de mil pessoas, disse Weidong.

A Sinovac recebeu a aprovação em junho passado, junto com a Sinopharm e a Cansino, e foi capaz de fornecer dezenas de milhares de doses da Coronavac para o governo municipal de Pequim.

Os funcionários da farmacêutica chinesa foram qualificados para uso de emergência da vacina porque um surto naquele local prejudicaria a sua capacidade de a desenvolver. Cerca de 90% dos colaboradores da empresa já foram vacinados, revelou Weidong.

 

Vacina da Novavax na fase final dos ensaios clínicos

A empresa norte-americana de biotecnologia Novavax anunciou esta quinta-feira que iniciou, no Reino Unido, a fase final dos ensaios clínicos da vacina experimental para combater a pandemia de Covid-19.

O objetivo do estudo é incluir 10 mil participantes com idades entre os 18 e os 84 anos de idade, noticia a agência AFP.

“Devido ao alto nível atual de transmissões de SARS-CoV-2, e dado que provavelmente continuará a ser alto no Reino Unido, estamos otimistas de que o ensaio clínico beneficiará de um recrutamento rápido e apresentará resultados de eficácia a curto prazo“, explicou o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Novavax, Gregory Glenn.

Esta é a 11.ª vacina experimental do mundo a entrar na última fase de testes clínicos e a envolver dezenas de milhares de participantes. Normalmente, metade dos participantes recebe um placebo e a outra metade é testada com a vacina.

No ocidente, os projetos em fase mais avançada são os desenvolvidos pela AstraZeneca, parceira da Universidade de Oxford, pela Pfizer e pela Moderna.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …