//

China lança sistema internacional de pagamento em yuans

1

O Banco Central da China lançou esta quinta-feira a primeira fase do seu novo sistema de pagamento internacional, facilitando as transacções comerciais transfronteiriças na moeda nacional chinesa, o yuan, e desafiando a supremacia do dólar no comércio global.

Segundo o anúncio, feito em Xangai, o Sistema de Pagamento Internacional da China, CIPS, pretende remover obstáculos à internacionalização do yuan, reduzindo os custos de transação e o tempo de processamento.

Um total de 19 bancos foram nomeados como membros directos do CIPS, incluindo oito subsidiárias chinesas de bancos internacionais como o Citibank, Deutsche Bank, HSBC e ANZ, além de 38 bancos chineses e 140 instituições financeiras internacionais seleccionados como participantes indiretos.

Segundo a Sputnik News, o lançamento do projecto faz parte dos esforços da China para desafiar a hegemonia do dólar norte-americano no comércio global.

Em agosto, um relatório da rede de troca de informação financeira SWIFT revelou que o yuan chinês tinha entrado na lista das quatro moedas de pagamento mais usadas do mundo, superando o iene japonês em valor.

A imprensa chinesa revelou que o Banco Industrial e Comercial da China, ICBC, um dos 19 participantes directos do CIPS, liquidou em Singapura a sua primeira transacção, no valor de 35 milhões de yuans – cerca de 5,5 milhões de dólares.

Outro participante directo, o Standard Chartered Bank, com sede em Londres, revelou ter também efectuado, com a companhia sueca IKEA, a sua primeira transacção através do CIPS.

ZAP / Sputnik

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.