China lança sistema internacional de pagamento em yuans

O Banco Central da China lançou esta quinta-feira a primeira fase do seu novo sistema de pagamento internacional, facilitando as transacções comerciais transfronteiriças na moeda nacional chinesa, o yuan, e desafiando a supremacia do dólar no comércio global.

Segundo o anúncio, feito em Xangai, o Sistema de Pagamento Internacional da China, CIPS, pretende remover obstáculos à internacionalização do yuan, reduzindo os custos de transação e o tempo de processamento.

Um total de 19 bancos foram nomeados como membros directos do CIPS, incluindo oito subsidiárias chinesas de bancos internacionais como o Citibank, Deutsche Bank, HSBC e ANZ, além de 38 bancos chineses e 140 instituições financeiras internacionais seleccionados como participantes indiretos.

Segundo a Sputnik News, o lançamento do projecto faz parte dos esforços da China para desafiar a hegemonia do dólar norte-americano no comércio global.

Em agosto, um relatório da rede de troca de informação financeira SWIFT revelou que o yuan chinês tinha entrado na lista das quatro moedas de pagamento mais usadas do mundo, superando o iene japonês em valor.

A imprensa chinesa revelou que o Banco Industrial e Comercial da China, ICBC, um dos 19 participantes directos do CIPS, liquidou em Singapura a sua primeira transacção, no valor de 35 milhões de yuans – cerca de 5,5 milhões de dólares.

Outro participante directo, o Standard Chartered Bank, com sede em Londres, revelou ter também efectuado, com a companhia sueca IKEA, a sua primeira transacção através do CIPS.

ZAP / Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …

DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting. A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da …

"Oportunista": francês vai jogar pela seleção de Espanha

Aymeric Laporte decidiu jogar por Espanha e pode estrear-se já no próximo mês, no Europeu. Franceses reagiram mal quando souberam desta decisão. A seleção espanhola vai ter um reforço na defesa, no próximo Europeu de futebol. …

Direção da OMS não investigou acusações de abuso sexual na RDCongo

A direção da Organização Mundial de Saúde (OMS) estava a par das acusações de assédio sexual durante o surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) em 2019, e não a investigou, de acordo …

Festejos do Sporting. Moedas atira em Medina e acusa-o de ter falhado

Carlos Moedas acusou Fernando Medida de “incapacidade e incompetência” devido aos acontecimentos durante os festejos do Sporting, esta terça-feira à noite. O candidato à Câmara de Lisboa Carlos Moedas acusou o presidente da autarquia, Fernando Medina, …