China lança sistema internacional de pagamento em yuans

O Banco Central da China lançou esta quinta-feira a primeira fase do seu novo sistema de pagamento internacional, facilitando as transacções comerciais transfronteiriças na moeda nacional chinesa, o yuan, e desafiando a supremacia do dólar no comércio global.

Segundo o anúncio, feito em Xangai, o Sistema de Pagamento Internacional da China, CIPS, pretende remover obstáculos à internacionalização do yuan, reduzindo os custos de transação e o tempo de processamento.

Um total de 19 bancos foram nomeados como membros directos do CIPS, incluindo oito subsidiárias chinesas de bancos internacionais como o Citibank, Deutsche Bank, HSBC e ANZ, além de 38 bancos chineses e 140 instituições financeiras internacionais seleccionados como participantes indiretos.

Segundo a Sputnik News, o lançamento do projecto faz parte dos esforços da China para desafiar a hegemonia do dólar norte-americano no comércio global.

Em agosto, um relatório da rede de troca de informação financeira SWIFT revelou que o yuan chinês tinha entrado na lista das quatro moedas de pagamento mais usadas do mundo, superando o iene japonês em valor.

A imprensa chinesa revelou que o Banco Industrial e Comercial da China, ICBC, um dos 19 participantes directos do CIPS, liquidou em Singapura a sua primeira transacção, no valor de 35 milhões de yuans – cerca de 5,5 milhões de dólares.

Outro participante directo, o Standard Chartered Bank, com sede em Londres, revelou ter também efectuado, com a companhia sueca IKEA, a sua primeira transacção através do CIPS.

ZAP / Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cinco inspetores do SEF implicados na morte de Ihor Homenyuk afastados do centro de imigrantes

Cinco inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implicados na morte de Ihor Homenyuk pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) foram afastados do centro de instalação temporária do aeroporto onde ocorreu a homicídio a …

Morreu Reinaldo Teles. Histórico dirigente do FC Porto estava internado com covid-19

Reinaldo Teles faleceu, nesta quarta-feira, aos 70 anos de idade. O histórico dirigente do FC Porto estava internado nos Cuidados Intensivos do Hospital de São João, no Porto, infectado com covid-19. Há algum tempo afastado do …

Mais 71 mortes e 5290 casos de covid-19. 517 doentes nos cuidados intensivos

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 71 mortes e 5290 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5290 novos casos, …