A China vai deixar de ser o país mais populoso do mundo

O novo relatório das Nações Unidas prevê que o país mais populoso do mundo deixe de ser a China já em 2027.

A China e a Índia, juntas, representam cerca de 37% da população global, estimada atualmente em cerca de 7.7 mil milhões de pessoas. A china alberga 1.4 mil milhões, enquanto que a Índia é a casa de 1.3 mil milhões de pessoas.

No entanto, em 2027, o paradigma pode não ser exatamente o mesmo. Segundo um relatório recentemente divulgado pelas Nações Unidas – World Population Prospects – o país mais populoso do mundo deverá ser a Índia. Além disso, a análise revela que, em 2050, o fosso deverá ser ainda mais acentuado.

“Entre 2019 e 2050, espera-se que 55 países ou áreas assistam a um decréscimo na sua população de, pelo menos, 1%”, lê-se no relatório, que aponta as baixas taxas de fertilidade e, em alguns casos específicos, os elevados números da emigração. O “encolhimento” mais significativo é projetado para a China, onde a população deverá cair 2,2%, o equivalente a 31,4 milhões.

Segundo a Visão, as Nações Unidas preveem ainda que, em 2050, a população do planeta inteiro chegue aos 9.7 mil milhões. Se este número se tornar uma realidade, será um aumento surpreendente para um espaço de apenas um século.

O relatório aponta ainda a Nigéria como o terceiro país mais populoso do mundo em 2100, com um total de 733 milhões de habitantes, à frente dos Estados Unidos, em quarto lugar, com uma população de 434 milhões. O Paquistão irá permanecer no mesmo quinto lugar que ocupa atualmente.

Além destes países, estima-se que, em 2050, mais de metade da população global esteja em mais cinco países: República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Indonésia e Egito. No nosso caso, Portugal deverá baixar dos 10 milhões já em 2028 e chegar a 2100 com uma população que ronda os 7 milhões.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …