China. Homem mata oito crianças no primeiro dia de aulas

Oito crianças foram mortas num ataque a uma escola primária, no dia de regresso às aulas, na província de Hubei, na China.

O dia 2 de setembro marcou o início do novo ano letivo na Escola Primária Chaoyangpo, na cidade de Enshi, em Hubei. Segundo as autoridades chinesas, um homem de 40 anos, de sobrenome Yu, atacou os alunos da escola às 08h00 (horário local), quando as crianças estavam a chegar às aulas.

Segundo a CNN, o suspeito encontra-se sob custódia. Há oito mortos e dois feridos, mas não foram fornecidos detalhes sobre a gravidade dos ferimentos, nem sobre as idades das vítimas. Contudo, sabe-se que na China as crianças da escola primária têm idades compreendidas entre os 6 aos 13 anos.

Para já não foi divulgado como é que as crianças foram atacadas nem o motivo do ataque. “O comité local do partido e o governo estão a organizar trabalhos de resgate e reparação”, disse o comunicado do governo da cidade de Enshi.

De acordo com o jornal chinês Southern Weekly que cita funcionários de uma prisão de Hubei , o suspeito foi libertado, no passado mês de junho, depois de cumprir pena por tentativa de homicídio.

Ataques a crianças à porta das escolas não é novidade para a China. Em abril de 2018, nove alunos foram mortos e mais de 12 ficaram feridos depois de um suposto ex-aluno começar a atacar os colegas como forma de vingança por ter sofrido bullying.

Em junho do ano passado, duas crianças foram esfaqueadas até a morte por um homem do lado de fora de uma escola primária em Xangai, avança o The Washington Post. Em outubro, pelo menos 14 crianças de um jardim de infância em Chongqing foram esfaqueadas por uma mulher com uma faca de cozinha.

A lei chinesa proíbe a venda e posse de armas de fogo, pelo que os ataques são geralmente feitos com facas, explosivos de fabrico artesanal ou por atropelamento, nota o Expresso.

Estes ataques são, por norma, protagonizados por pessoas com problemas psicológicos ou ressentimentos com a sociedade. Desde então, a China tem vindo a reforçar a segurança em áreas circundantes a escolas.

DR, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …