Desde 2017, a China construiu 380 campos de detenção e “reeducação”

Xinjiang Data Project

Espaços vão desde campos de reeducação de baixa segurança a verdadeiras prisões fortificadas

A China construiu mais de três centenas de campos de internamento em Xinjiang, uma região de desertos e montanhas que alberga muitos grupos de minorias étnicas, como os uigures turcos.

Segundo noticiou a TSF, citando o Guardian, o Instituto Australiano de Política Estratégica captou imagens de satélite que mostram esses campos, embora as autoridades chinesas tenham negado a sua existência, indicando, depois, que se tratavam de “programas de treino vocacional e reeducação” para mitigar a pobreza e combater ameaças de terrorismo.

O Instituto Australiano de Política Estratégica possui fotografias de uma rede de acampamentos no extremo oeste chinês, usada para deter uigures e pessoas pertencentes a outras minorias muçulmanas, assim como outras 14 estruturas ainda em construção. Existem 380 centros de detenção em toda a região, desde 2017, indicou.

Nathan Ruser, do instituto, disse ao Guardian que o investimento na construção de novas instalações de detenção continuou em 2019 e 2020. Os campos foram identificados devido a sobreviventes, outros projetos de deteção e imagens de satélite e alguns descobertos junto a pequenas áreas industriais, suportando os relatos de trabalho forçado.

Os abusos incluem detenções arbitrárias, tortura e negligência médica nos campos de detenção e controlo coercivo da natalidade.

O acesso às instalações é vedado a jornalistas, ativistas e diplomatas. As informações recolhidas pelo instituto podem ser consultadas online, no Xinjiang Data Project.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …