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China vai construir primeiro túnel submarino para comboios de alta velocidade

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Jim Bowen / Flickr

Cidade portuária de Ningbo

A China vai construir o seu primeiro túnel submarino para comboios de alta velocidade, com mais de 70 quilómetros, que ligará duas cidades na costa leste do país.

O projeto vai ligar a cidade portuária de Ningbo à ilha de Zhoushan, na próspera província de Zhejiang. No total, o túnel terá 70,92 quilómetros de comprimento, com uma secção por baixo do mar de 16,2 quilómetros.

Os comboios, que vão viajar a 250 quilómetros por hora, reduzirão o tempo de deslocação entre as duas cidades, de uma hora e meia para 30 minutos. A malha ferroviária de alta velocidade da China superou este ano os 25 mil quilómetros – mais do que todos os outros países combinados.

A primeira linha chinesa de alta velocidade – um troço de 117 quilómetros entre Pequim e Tianjin – começou a funcionar em 2008, quando a capital chinesa organizou os Jogos Olímpicos, 28 anos depois do nascimento do TGV francês.

Quando o Japão lançou o seu “comboio-bala”, em 1964, a China era um país pobre e isolado, mergulhado em constantes “campanhas políticas” e empenhada em “aprofundar a luta de classes”.

Em 2012, o país inaugurou a linha de alta velocidade mais extensa do mundo, com 2298 quilómetros, que liga Pequim a Cantão.

Durante a última dinastia imperial, o governo chinês começou por se opor ao caminho-de-ferro e só em 1881 autorizou a construção da primeira via-férrea.

Linhas ferroviárias de alta velocidade no país cobrem agora cerca de 25 mil quilómetros, 60% do total mundial.

ZAP // Lusa

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  1. Descubra as diferenças:
    Título: “China vai construir primeiro túnel submarino”
    Subtítulo: “A China vai construir o seu primeiro túnel submarino”

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