A China vai construir o seu primeiro túnel submarino para comboios de alta velocidade, com mais de 70 quilómetros, que ligará duas cidades na costa leste do país.
O projeto vai ligar a cidade portuária de Ningbo à ilha de Zhoushan, na próspera província de Zhejiang. No total, o túnel terá 70,92 quilómetros de comprimento, com uma secção por baixo do mar de 16,2 quilómetros.
Os comboios, que vão viajar a 250 quilómetros por hora, reduzirão o tempo de deslocação entre as duas cidades, de uma hora e meia para 30 minutos. A malha ferroviária de alta velocidade da China superou este ano os 25 mil quilómetros – mais do que todos os outros países combinados.
A primeira linha chinesa de alta velocidade – um troço de 117 quilómetros entre Pequim e Tianjin – começou a funcionar em 2008, quando a capital chinesa organizou os Jogos Olímpicos, 28 anos depois do nascimento do TGV francês.
Quando o Japão lançou o seu “comboio-bala”, em 1964, a China era um país pobre e isolado, mergulhado em constantes “campanhas políticas” e empenhada em “aprofundar a luta de classes”.
Em 2012, o país inaugurou a linha de alta velocidade mais extensa do mundo, com 2298 quilómetros, que liga Pequim a Cantão.
Durante a última dinastia imperial, o governo chinês começou por se opor ao caminho-de-ferro e só em 1881 autorizou a construção da primeira via-férrea.
Linhas ferroviárias de alta velocidade no país cobrem agora cerca de 25 mil quilómetros, 60% do total mundial.
ZAP // Lusa
Descubra as diferenças:
Título: “China vai construir primeiro túnel submarino”
Subtítulo: “A China vai construir o seu primeiro túnel submarino”
Caro Eu,
O título está absolutamente correcto.
São opiniões!…
Para mim estaria bem mais correcto (e esclarecedor!) se o subtítulo estivesse no lugar do titulo:
“A China vai construir o seu primeiro túnel submarino”