China contra-ataca com taxa de 25% às importações dos EUA

theglobalpanorama / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

A China decidiu responder aos Estados Unidos e aumentou as tarifas de importação numa lista de produtos americanos. A retaliação tem o mesmo valor: 50 mil milhões de dólares.

O Governo chinês não se deixou ficar e decidiu responder “em igual escala” ao aumento tarifário de Donald Trump nos produtos chineses, num conflito sobre o superávit comercial e a política tecnológica de Pequim, cuja rápida escalada preocupa as empresas, nomeadamente pela possibilidade de congelar o crescimento económico global.

O Ministério do Comércio chinês disse em comunicado que “o lado chinês não quer travar uma guerra comercial, mas, diante da miopia do lado americano, a China precisa de reagir com força.

Na sexta-feira, Donald Trump anunciou a imposição de taxas aduaneiras de 25% sobre 50.000 milhões de dólares às importações chineses “que contenham tecnologias muito importantes sobre o plano industrial”.

Agora, Pequim vai impor uma tarifa adicional de 25% a partir de 6 de julho em 659 produtos dos EUA, incluindo soja, carros elétricos, sumo de laranja, whisky, salmão e charutos. Segundo a agência noticiosa oficial de Pequim, citada pelo Público, a lista agora conhecida de 659 produtos é mais longa do que a anterior, divulgada em abril.

As taxas sobre produtos provenientes dos Estados Unidos que incluem produtos agrícolas e do setor automóvel são no valor de 34 mil milhões de dólares. Os restantes 16 mil milhões de novas taxas serão anunciados noutra data.

A Reuters avança que nesta lista de menor valor a taxar estão incluídos produtos que incluem petróleo, gás natural, carvão e alguns produtos petrolíferos refinados com origem nos Estados Unidos.

A data de entrada em vigor ainda não é conhecida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …