China contra-ataca com taxa de 25% às importações dos EUA

theglobalpanorama / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

A China decidiu responder aos Estados Unidos e aumentou as tarifas de importação numa lista de produtos americanos. A retaliação tem o mesmo valor: 50 mil milhões de dólares.

O Governo chinês não se deixou ficar e decidiu responder “em igual escala” ao aumento tarifário de Donald Trump nos produtos chineses, num conflito sobre o superávit comercial e a política tecnológica de Pequim, cuja rápida escalada preocupa as empresas, nomeadamente pela possibilidade de congelar o crescimento económico global.

O Ministério do Comércio chinês disse em comunicado que “o lado chinês não quer travar uma guerra comercial, mas, diante da miopia do lado americano, a China precisa de reagir com força.

Na sexta-feira, Donald Trump anunciou a imposição de taxas aduaneiras de 25% sobre 50.000 milhões de dólares às importações chineses “que contenham tecnologias muito importantes sobre o plano industrial”.

Agora, Pequim vai impor uma tarifa adicional de 25% a partir de 6 de julho em 659 produtos dos EUA, incluindo soja, carros elétricos, sumo de laranja, whisky, salmão e charutos. Segundo a agência noticiosa oficial de Pequim, citada pelo Público, a lista agora conhecida de 659 produtos é mais longa do que a anterior, divulgada em abril.

As taxas sobre produtos provenientes dos Estados Unidos que incluem produtos agrícolas e do setor automóvel são no valor de 34 mil milhões de dólares. Os restantes 16 mil milhões de novas taxas serão anunciados noutra data.

A Reuters avança que nesta lista de menor valor a taxar estão incluídos produtos que incluem petróleo, gás natural, carvão e alguns produtos petrolíferos refinados com origem nos Estados Unidos.

A data de entrada em vigor ainda não é conhecida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CIP muda estatutos e António Saraiva recandidata-se ao quarto mandato

Uma alteração aos estatutos que será apreciada numa assembleia geral agendada para o dia 11 de novembro poderá vir a permitir que António Saraiva, atual presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, se recandidate …

PS adia negociações com partidos de esquerda

Os socialistas vão adiar todas as reuniões com os partidos sobre as medidas para o Orçamento do Estado. O encontro com o BE estava marcado para amanhã e foi cancelado. O mesmo acontecerá com o …

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …