China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

WillSowards / Flickr

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de reconhecimento facial para ajudar os conservacionistas a distinguir esses animais.

Quase dez mil imagens de pandas foram analisadas e anotadas desde o início da investigação em 2017. Como resultado, os especialistas criaram um banco de dados com mais de 120 mil imagens e dez mil vídeos desses animais.

Agora, de acordo com a Xinhua News, os investigadores esperam que os algoritmos e tecnologia de inteligência artificial os possa ajudar a analisar dados sobre pandas, tanto em cativeiro como na natureza.

“A aplicação e o banco de dados ajudar-nos-ão a recolher dados mais precisos e completos sobre a população, distribuição, idade, proporção de género, nascimentos e mortes de pandas selvagens, que vivem nas montanhas profundas e são difíceis de rastrear”, explicou o estudo co-autor Chen Peng.

A China planeia construir um parque nacional de pandas gigantes para incentivar a reprodução entre as populações selvagens existentes. A reserva no sudoeste do país será três vezes maior que o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, e a sua construção custará cerca de 1.6 mil milhões de dólares.

O panda gigante foi cientificamente descoberto há 150 anos e nomeado na cidade de Ya’an, Sichuan. Continua a ser uma das espécies mais ameaçadas do mundo. O número de pandas cativos foi de 548 globalmente até novembro do ano passado. Menos de dois mil pandas vivem em estado selvagem, principalmente nas províncias de Sichuan e Shaanxi.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cinco inspetores do SEF implicados na morte de Ihor Homenyuk afastados do centro de imigrantes

Cinco inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implicados na morte de Ihor Homenyuk pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) foram afastados do centro de instalação temporária do aeroporto onde ocorreu a homicídio a …

Morreu Reinaldo Teles. Histórico dirigente do FC Porto estava internado com covid-19

Reinaldo Teles faleceu, nesta quarta-feira, aos 70 anos de idade. O histórico dirigente do FC Porto estava internado nos Cuidados Intensivos do Hospital de São João, no Porto, infectado com covid-19. Há algum tempo afastado do …

Mais 71 mortes e 5290 casos de covid-19. 517 doentes nos cuidados intensivos

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 71 mortes e 5290 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5290 novos casos, …

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19, incluindo que o vírus foi criado em laboratório para alterar equilíbrios mundiais ou que não existe, segundo uma nova sondagem. Um em cada cinco …

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …