/

China anuncia acordo com EUA. Vão retirar tarifas por fases

A China anunciou, esta quinta-feira, que chegou a acordo com os Estados Unidos para retirar as tarifas alfandegárias por fases. No entanto, a assinatura do acordo já não deverá acontecer este mês como inicialmente previsto.

A China concordou com os Estados Unidos e os países vão reduzir “progressivamente” as taxas alfandegárias adicionais sobre bens importados um do outro, à medida que avançarem nas negociações por um acordo comercial.

“Os principais negociadores dos dois países concordaram em reduzir gradualmente as taxas adicionais, à medida que houver progressos na negociação por um acordo final”, afirmou Gao Feng, porta-voz do ministério chinês do Comércio.

O montante de tarifas que vão ser retiradas na primeira fase dependerá do “conteúdo” exato do acordo, esclareceu ainda o porta-voz. De acordo com a Bloomberg, o acordo poderá só vir a ser assinado em dezembro, ao invés de em novembro como inicialmente previsto.

Washington e Pequim têm estado a negociar um acordo comercial parcial que irá implicar que os EUA retirem algumas tarifas sobre as importações chinesas. Em troca, a China terá de comprar bens agrícolas norte-americanos e outros produtos.

Ainda que limitado, este acordo comercial deverá ser assinado pelos líderes dos dois países numa cimeira. O encontro era apontado para este mês, mas a assinatura poderá derrapar para dezembro, segundo uma fonte próxima ao processo consultada pelo Bloomberg.

Segundo o Jornal de Negócios, o local ainda não está fechado. Alaska e Iowa, nos Estados Unidos, já foram eliminados como possíveis anfitriões para esse encontro. Estão também a ser avaliadas localizações na Ásia e na Europa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.