China ameaça ativista pelo clima. Ou desiste, ou não pode voltar à escola

Howey Ou / Instagram

Howey Ou, ativista chinesa pelo clima

A ativista chinesa revelou que foi avisada pelas autoridades de que, se não parar com o seu ativismo em defesa pelo clima, não poderá regressar à escola.

Foi a primeira adolescente a realizar a primeira greve escolar pelo clima na China e a sua conta no Twitter não deixa margem para dúvidas: “Podem desenvolver vacinas para a covid-19, mas não há vacina para a emergência climática”, lê-se no seu perfil.

Podemos dizer que Howey Ou, de 17 anos, é, à sua maneira, a “Greta” deste país asiático. Aliás, como conta o semanário Expresso, a adolescente chegou mesmo a ser elogiada pela famosa ativista sueca e recebeu um dos dois “bilhetes verdes” dados a jovens chineses para comparecerem na cimeira sobre o clima em Nova Iorque.

Agora, a jovem vê os seus estudos em risco por lutar por aquilo em que acredita. De acordo com o jornal The Guardian, Ou diz que foi avisada pelas autoridades chinesas a parar com o seu ativismo ou, caso contrário, não pode voltar à escola.

“Fui banida da escola pelo meu ativismo climático. A China deve assumir as suas responsabilidades, agir de acordo com as alterações climáticas e garantir que as crianças têm o direito de viver sem medo”, escreveu.

Entretanto, esta segunda-feira, a própria Greta Thunberg saiu em defesa da ativista chinesa na sua conta do Twitter. “Ou tornou-se um alvo para as autoridades que veem este ativismo como um desafio ao seu controlo. Apoiem a corajosa Howey Ou no seu ativismo climático. Se não tivermos democracia, não temos nada”, apelou.

O movimento #FridaysForFuture (“Sextas pelo Futuro” em tradução para Português) foi criado pela ativista sueca para que os estudantes se revoltassem contra os Governos pela inação contra as alterações climáticas.

A luta climática de Thunberg começou silenciosamente, em agosto de 2018, quando deixou a escola durante as primeiras três semanas e depois, às sextas-feiras, para passar o dia em frente ao Parlamento da Suécia com uma placa que dizia “Greve escolar pelo clima”.

Desde então, tornou-se o rosto por detrás do movimento de protesto global. Greta foi escolhida como “Personalidade do Ano” pela revista Time, que colocou na capa uma fotografia da jovem, tirada na costa portuguesa, sob o título “O Poder da Juventude”.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Sendo Eu uma “pessoa”, posso-lhe garantir que sei exactamente o que é uma Ditadura, seja Ela de ideologia Comunista ou de outra qualquer. Nasci durante uma Ditadura pura e dura e espero não acabar a minha Vida noutra !

    • Acho que qualquer pessoa minimamente informada sabe que a China está nas mãos de um gangue chamado Partido Comunista Chinês (que, como se vê mais uma vez, nada tem de comunista) e que controla a China com mão de ferro – um capitalismo totalitário onde a liberdade individual é ZERO – o que interessa é o dinheiro e o poder!

    • Ela não desaparecerá completamente: será internada num campo de re-educação chinês durante uns bons tempinhos, para aclarear as ideias! Depois sairá como nova! 🙂

  1. Espero solenemente , que nada de mal lhe venha a acontecer .
    Mas, também , infelizmente , temo pelo que lhe aconteça , uma queda, um atropelamento , uma ida a um qualquer hospital, etc…. tudo o que for imaginável para a travar, antes que o movimento aumente .
    Possivelmente , não terá o apoio , que tiveram os estudantes e o movimento pro-democracia de Hong-Kong.
    Cuidem-se , deste e doutros países sem liberdade , tudo pode acontecer , exemplos , lá e noutros não faltam.

  2. Faz-me dizer por incrível que pareça, VIVA PORTUGAL, não se vive mal e sustentamos corruptos de milhões e nem petróleo temos ou gás natural, ainda querem mais?

  3. Apetece-me ir contra a corrente, e tal como Galileu, afirmar que “E contudo a Terra move-se” !
    Afinal era ele quem tinha razão e não os 97% do “consenso”, perdão, na altura eram 100% sem contar com ele!
    Isto da Alterações Climáticas Antropogénicas é um disparate já variadas vezes demonstrado cientificamente como tal.
    Porém, o que conta nesta era de ignorância e alienação massiva das populações, manipulação de massas, e obscurantismo científico é mesmo o espalhafato, a lavagem ao cérebro e a histeria de massas que vigora, aos quais, felizmente, alguns países ainda a eles estão imunes !
    Aí, os profetas da desgraça, acéfalos, que provavelmente também abandonaram a escola como a deficiente mental da Greta (não é um insulto, ela é mesmo deficiente mental e não faz qualquer ideia do que diz!) que se cuidem, que levam uma traulitada tal que não mais se recompõem!
    Pena é que os países ocidentais, na sua sofreguidão insana e masoquista pela decadência acelerada em que se encontram, já não possuem o discernimento necessário para encarreirarem!
    Porém com a China, a “coisa” é outra: ali não há modas retardadas, e se a menina ameaça subverter a calma social da sua escola, simplesmente… vai cavar batatas! Ponto.

  4. É engraçado ouvir estes “Eus” que falam muito mas compram chinês abundantemente sem qualquer hesitação!
    E se calhar até eram e são a favor da treta da globalização e das deslocalizações da fábricas e centros de produção!
    Na altura eu insurgi-me contra isso e ela era-me apresentada como sendo obrigatória (onde esteve a liberdade de escolha?), algo que “tinha que ser mesmo” que nem dogma religioso!
    Pois agora aguentem-se com as consequências da “vossa querida globalização”!

  5. Uma situação destas em Portugal também seria um problema já que os alunos não têm direito à greve. A razão é simples, é preciso ser um sindicato a decretar a greve e os alunos, não sendo assalariados, não podem ser sindicalizados. Assim, uma aluna que faça greve, a partir de certa altura acabará por ficar retida por excesso de faltas injustificadas. Onde não é assim?

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …