China ameaça ativista pelo clima. Ou desiste, ou não pode voltar à escola

Howey Ou / Instagram

Howey Ou, ativista chinesa pelo clima

A ativista chinesa revelou que foi avisada pelas autoridades de que, se não parar com o seu ativismo em defesa pelo clima, não poderá regressar à escola.

Foi a primeira adolescente a realizar a primeira greve escolar pelo clima na China e a sua conta no Twitter não deixa margem para dúvidas: “Podem desenvolver vacinas para a covid-19, mas não há vacina para a emergência climática”, lê-se no seu perfil.

Podemos dizer que Howey Ou, de 17 anos, é, à sua maneira, a “Greta” deste país asiático. Aliás, como conta o semanário Expresso, a adolescente chegou mesmo a ser elogiada pela famosa ativista sueca e recebeu um dos dois “bilhetes verdes” dados a jovens chineses para comparecerem na cimeira sobre o clima em Nova Iorque.

Agora, a jovem vê os seus estudos em risco por lutar por aquilo em que acredita. De acordo com o jornal The Guardian, Ou diz que foi avisada pelas autoridades chinesas a parar com o seu ativismo ou, caso contrário, não pode voltar à escola.

“Fui banida da escola pelo meu ativismo climático. A China deve assumir as suas responsabilidades, agir de acordo com as alterações climáticas e garantir que as crianças têm o direito de viver sem medo”, escreveu.

Entretanto, esta segunda-feira, a própria Greta Thunberg saiu em defesa da ativista chinesa na sua conta do Twitter. “Ou tornou-se um alvo para as autoridades que veem este ativismo como um desafio ao seu controlo. Apoiem a corajosa Howey Ou no seu ativismo climático. Se não tivermos democracia, não temos nada”, apelou.

O movimento #FridaysForFuture (“Sextas pelo Futuro” em tradução para Português) foi criado pela ativista sueca para que os estudantes se revoltassem contra os Governos pela inação contra as alterações climáticas.

A luta climática de Thunberg começou silenciosamente, em agosto de 2018, quando deixou a escola durante as primeiras três semanas e depois, às sextas-feiras, para passar o dia em frente ao Parlamento da Suécia com uma placa que dizia “Greve escolar pelo clima”.

Desde então, tornou-se o rosto por detrás do movimento de protesto global. Greta foi escolhida como “Personalidade do Ano” pela revista Time, que colocou na capa uma fotografia da jovem, tirada na costa portuguesa, sob o título “O Poder da Juventude”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Sendo Eu uma “pessoa”, posso-lhe garantir que sei exactamente o que é uma Ditadura, seja Ela de ideologia Comunista ou de outra qualquer. Nasci durante uma Ditadura pura e dura e espero não acabar a minha Vida noutra !

    • Acho que qualquer pessoa minimamente informada sabe que a China está nas mãos de um gangue chamado Partido Comunista Chinês (que, como se vê mais uma vez, nada tem de comunista) e que controla a China com mão de ferro – um capitalismo totalitário onde a liberdade individual é ZERO – o que interessa é o dinheiro e o poder!

    • Ela não desaparecerá completamente: será internada num campo de re-educação chinês durante uns bons tempinhos, para aclarear as ideias! Depois sairá como nova! 🙂

  1. Espero solenemente , que nada de mal lhe venha a acontecer .
    Mas, também , infelizmente , temo pelo que lhe aconteça , uma queda, um atropelamento , uma ida a um qualquer hospital, etc…. tudo o que for imaginável para a travar, antes que o movimento aumente .
    Possivelmente , não terá o apoio , que tiveram os estudantes e o movimento pro-democracia de Hong-Kong.
    Cuidem-se , deste e doutros países sem liberdade , tudo pode acontecer , exemplos , lá e noutros não faltam.

  2. Faz-me dizer por incrível que pareça, VIVA PORTUGAL, não se vive mal e sustentamos corruptos de milhões e nem petróleo temos ou gás natural, ainda querem mais?

  3. Apetece-me ir contra a corrente, e tal como Galileu, afirmar que “E contudo a Terra move-se” !
    Afinal era ele quem tinha razão e não os 97% do “consenso”, perdão, na altura eram 100% sem contar com ele!
    Isto da Alterações Climáticas Antropogénicas é um disparate já variadas vezes demonstrado cientificamente como tal.
    Porém, o que conta nesta era de ignorância e alienação massiva das populações, manipulação de massas, e obscurantismo científico é mesmo o espalhafato, a lavagem ao cérebro e a histeria de massas que vigora, aos quais, felizmente, alguns países ainda a eles estão imunes !
    Aí, os profetas da desgraça, acéfalos, que provavelmente também abandonaram a escola como a deficiente mental da Greta (não é um insulto, ela é mesmo deficiente mental e não faz qualquer ideia do que diz!) que se cuidem, que levam uma traulitada tal que não mais se recompõem!
    Pena é que os países ocidentais, na sua sofreguidão insana e masoquista pela decadência acelerada em que se encontram, já não possuem o discernimento necessário para encarreirarem!
    Porém com a China, a “coisa” é outra: ali não há modas retardadas, e se a menina ameaça subverter a calma social da sua escola, simplesmente… vai cavar batatas! Ponto.

  4. É engraçado ouvir estes “Eus” que falam muito mas compram chinês abundantemente sem qualquer hesitação!
    E se calhar até eram e são a favor da treta da globalização e das deslocalizações da fábricas e centros de produção!
    Na altura eu insurgi-me contra isso e ela era-me apresentada como sendo obrigatória (onde esteve a liberdade de escolha?), algo que “tinha que ser mesmo” que nem dogma religioso!
    Pois agora aguentem-se com as consequências da “vossa querida globalização”!

  5. Uma situação destas em Portugal também seria um problema já que os alunos não têm direito à greve. A razão é simples, é preciso ser um sindicato a decretar a greve e os alunos, não sendo assalariados, não podem ser sindicalizados. Assim, uma aluna que faça greve, a partir de certa altura acabará por ficar retida por excesso de faltas injustificadas. Onde não é assim?

RESPONDER

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …