/

Chimpanzés de zoos da República Checa comunicam por videochamadas no Zoom

Com o início da pandemia o Zoom tornou-se numa plataforma indispensável para comunicar com os amigos, família ou estar em teletrabalho. Agora, também chimpanzés de dois jardins zoológicos da República Checa exploram o mundo virtual e, para eles, é como quem está a “ver televisão”.

Para compensar a falta de interação com os visitantes, desde que as atrações fecharam devido às restrições da pandemia, os chimpanzés do Safari Park Dvur Kralove e de um Jardim Zoológico em Brno, a 150 quilómetros de distância, podem agora assistir ao dia-a-dia uns dos outros em ecrãs gigantes.

Durante as chamadas, o som está desligado, mas há muito interesse no que os primos distantes estão a fazer, desde que o projeto começou na semana passada.

Entre o grupo estão os chimpanzés Faben, Gina e Mary, que podem observar virtualmente outros macacos em outro zoológico do país durante várias horas por dia.

“No início eles aproximaram-se do ecrã com gestos defensivos ou ameaçadores, houve interação”, disse Gabriela Linhartova, vigilante do jardim zoológico em Dvur Kralove, a 135 quilómetros a Leste de Praga.

No entanto, com o hábito “passou para o modo de ‘estou no cinema’ ou ‘estou a ver televisão’. Quando veem algumas situações tensas, levantam-se do sofá, como nós quando assistimos a um evento desportivo ao vivo”, refere a responsável.

Enquanto assistem às videochamadas, os chimpanzés também adotaram outros comportamentos humanos, como agarrar guloseimas – como nozes – para comer.

As videoconferências, também transmitidas no website do parque, irão decorrer diariamente das 8h às 16h até ao final de março, altura em que os guardas vão avaliar se devem continuar, diz o The Washington Post.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.