Chicago vai pagar 5 milhões a presos torturados pela polícia há 25 anos

Justin Norman / Flickr

-

A cidade norte-americana de Chicago aprovou na quarta-feira o pagamento de 5,5 milhões de dólares (4,8 milhões de euros) em indemnizações após uma centena de homens, a maioria negros, terem sido torturados pela polícia entre 1972 e 1991.

Segundo o diário Chicago Tribune, os homens foram torturados pelo antigo chefe da polícia Jon Burge, com o intuito de extrair confissões.

“É uma etapa, mas uma etapa essencial para corrigir os erros, apagar a mancha”, afirmou o presidente da Câmara, Rahm Emanuel, citado pelo jornal.

Chicago vai, por fim, enfrentar o seu passado, aceitá-lo, reconhecer quando algo de errado foi feito e ser forte o suficiente para o dizer”, garantiu.

A maioria das vítimas era proveniente dos bairros pobres de South Side e as suas queixas eram contestadas há décadas.

A cidade apresentou as suas desculpas e comprometeu-se a ajudar as vítimas.

“Chicago deu um passo histórico para mostrar ao país e ao mundo que não pode haver prazo de validade para as compensações de crimes tão hediondos como a tortura”, disse o director geral da Amnistia Internacional dos Estados Unidos, Steven Hawkins, em comunicado.

De acordo com a Amnistia, após a detenção, “os suspeitos eram objecto de terríveis abusos e sujeitos a choques eléctricos nos órgãos genitais e outras partes do corpo; eram asfixiados, agredidos ou sujeitos a simulacros de execução, tudo isto acompanhado de insultos de cariz racial proferidos pelos polícias que eram todos brancos”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …

Era mais do que uma nota. Sobrevivente de Auschwitz vai conhecer família de soldado que a libertou

Lily Ebert, de 90 anos, sobreviveu ao Holocausto. No campo de concentração de Auschwitz, recebeu uma nota alemã de um soldado judeu norte-americano que a libertou e lhe deu esperança. Agora, vai conhecer a família …