Chelsea “baixou as calças ao Benfica” (e como Ronaldo influenciou o negócio Enzo)

3

O ex-treinador do Benfica, Graeme Souness, arrasa o Chelsea por ter apostado um valor recorde num jogador como Enzo Fernández, que ainda não provou o que vale no futebol europeu. É caso para dizer que o dono dos blues “baixou mesmo as calças ao Benfica”.

“É um grande risco” contratar um jogador que “mal jogou na Europa”, “com apenas 29 jogos pelo Benfica”, analisa Souness num artigo de opinião no Daily Mail.

Ninguém paga a cláusula de rescisão por um jogador – só o Chelsea com Enzo Fernandez”, aponta ainda o técnico, criticando a postura do clube inglês no mercado de transferências e considerando que é caso para dizer que o dono do Chelsea, Todd Boehly, “baixou mesmo as calças ao Benfica”.

“Se fores um clube pequeno sem muito dinheiro, a batalhar para pagar as contas, rezando para que alguém telefone e pergunte por algum dos teus jogadores, é o Chelsea que queres ouvir do outro lado“, escreve Souness.

O clube pagou 121 milhões de euros por Enzo Fernández, um milhão acima da cláusula de rescisão do atleta e um recorde de transferências tanto em Inglaterra como em Portugal.

“Cláusulas ridículas” que não são para cumprir

“Em Portugal, e em outros países europeus, os clubes colocam estas cláusulas ridículas [de milhões] nos jogadores sabendo que ninguém vai chegar a elas“, escreve também Souness, realçando que visam “proteger contra grandes predadores” que cobiçam os seus melhores talentos.

Assim, o ex-treinador encarnado nota que estes clubes acabam por vender por valores muito mais baixos. O Chelsea só ultrapassou o valor da cláusula por querer o jogador já, nota, salientando que o Benfica terá ficado “surpreendido” por isso ter acontecido.

“O Chelsea é um clube com mais dinheiro do que Deus”, mas “quem raio está a aconselhar Todd Boehly” nas contratações, questiona Souness.

“Boehly é o mais recente empresário super-rico a aprender sobre o nosso futebol da maneira mais difícil e a baixar as calças quando se trata de negócios de transferências, por não saber o valor dos jogadores que está a comprar“, considera também.

Será que Enzo tem pernas para a Premier League?

Recorrendo à sua experiência de 18 meses como treinador do Benfica, Souness entende que a “limitada experiência” de Enzo na Liga Portuguesa diz muito pouco sobre se ele “será capaz de corresponder a esse preço ou à intensidade da Premier League”.

“O Benfica é o maior clube de Portugal e, simplesmente, não é confrontado todas as semanas com os fortes desafios físicos que o Chelsea enfrenta sempre”, constata.

Souness também desvaloriza a prestação do jovem no Mundial do Qatar, onde fez cinco jogos com a Argentina que se sagrou campeã mundial, lembrando que a história do futebol está repleta de casos de clubes que erraram por comprarem jogadores que se deram bem em Mundiais.

Para pagar tanto dinheiro por um jogador, é preciso ter garantias de que ele está preparado “física e mentalmente” para enfrentar os desafios que o esperam, analisa ainda Souness.

“Grandes jogadores precisam de um grande ego e muita confiança para passar por uma jogada de alto nível como esta”, acrescenta, duvidando que Enzo vá conseguir “aguentar a intensidade” da Premier League e a pressão pelo “elevado preço” que custou.

Neste momento, “não sabemos”. O argentino é uma mera “aposta”, apenas “um jovem com potencial e pouco mais”, atira.

Além disso, Souness recorda que toda esta postura do Chelsea no mercado de transferências traz problemas ao treinador Graham Potter que, agora, não saberá o que fazer a tantos “jogadores de renome mundial”. E está obrigado a “manter a harmonia num balneário cada vez mais complexo“, com “egos enormes” para gerir, diz ainda.

“Só o tempo dirá como tudo isto vai acabar para Potter, o Chelsea e Fernandez, mas os sinais não são bons“, conclui Souness.

Como Ronaldo influenciou o negócio Enzo

O empresário de Enzo Fernández, Jorge Mendes, teve um papel determinante nas negociações entre Benfica e Chelsea. Até porque este caso era uma espécie de prova de fogo depois de ter ficado sem Cristiano Ronaldo que deixou de ser representado pela sua empresa, a Gestifute.

“Era muito importante, estrategicamente, para Jorge Mendes”, analisa o comentador de desporto da CNN Portugal, Luís Miguel Henriques, frisando que o empresário tinha “necessidade” de mostrar que a sua fama de super-agente não terminou com Cristiano Ronaldo.

Portanto, era essencial assegurar a saída de Enzo para o Chelsea, e ainda mais por valores recorde, o que atesta a mais-valia do agente no mercado, para “mostrar que há Jorge Mendes para além de Cristiano Ronaldo”, como salienta Luís Miguel Henriques.

Até o facto de ele ter abdicado de parte da sua comissão mostra quanto [Jorge Mendes] quis fazer este negócio, neste momento, independentemente de se poder fazer mais tarde”, aponta ainda o comentador da CNN Portugal.

O presidente do Benfica, Rui Costa, assumiu que a intenção do clube era manter Enzo até ao final da temporada, mas que o jogador insistiu em sair já.

Susana Valente, ZAP //

3 Comments

  1. O Souness não afirmou que foi o Benfica quem baixou as calças, mas sim o contrário. Acho que se deve ser acertivo a dar estás notícias e a fazer comentários.. contraditórios!
    Não gostei e passo a desconfiar deste espaço informativo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.