/

Chegaram os “cigarros eletrónicos” com vitaminas. Serão assim tão saudáveis?

1

Os novos wellness vapes são basicamente “cigarros eletrónicos” saudáveis, com vitaminas, hormonas e óleos essenciais. Mas serão realmente saudáveis?

Os chamados wellness vapes estão a crescer em popularidade. Ao contrário dos normais, que contêm nicotina, estes produtos contêm vitaminas, hormonas ou óleos essenciais. Mas chamaram a atenção da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA por causa de alegações de saúde não comprovadas feitas por muitas das empresas que os vendem.

Também conhecidos como “difusores de suplementos nutricionais”, cobrem uma gama de produtos que encontram uma origem comum nos cigarros eletrónicos. Os cigarros eletrónicos fornecem nicotina aos pulmões sem a necessidade de combustão ou tabaco. Isto remove alguns componentes nocivos, como alcatrão de tabaco. Em vez de combustão, os cigarros eletrónicos usam a energia de uma bateria para aquecer o e-líquido, que forma um vapor que pode ser inalado.

Uma nova onda de produtos visa usar esse mesmo sistema de libertação inalada para uma ampla gama de produtos sem nicotina, incluindo vitaminas (B12 e C são particularmente populares), cardo-mariano, melatonina, chá verde e uma variedade de óleos essenciais.

As empresas dos wellness vapes afirmam que diferentes combinações desses aditivos podem ajudá-lo a concentrar-se, promover o sono e até mesmo ajudá-lo a perder peso.

Inalar em vez de engolir esses compostos resulta numa absorção mais rápida na corrente sanguínea, portanto, teoricamente, as vitaminas e suplementos podem agir mais rapidamente quando inalados.

Muitos desses aditivos serão conhecidos individualmente como suplementos classificados como seguros para ingestão. Mas a grande maioria carece de testes de segurança de inalação, particularmente de possíveis danos a longo prazo. Como os wellness vapes não contêm nicotina, escapam aos reguladores.

A incidência de lesão pulmonar aguda relacionada com os cigarros eletrónicos (Evali) nos EUA em 2019 destaca a importância de testar a via de ingestão. Nas 60 mortes de Evali inicialmente relatadas, o acetato de vitamina E foi identificado como um agente chave que causou danos pulmonares nessas pessoas.

A vitamina E é um aditivo alimentar comum, portanto, isso destaca claramente como até mesmo substâncias conhecidas podem ter consequências muito graves para a saúde quando inaladas.

Esses dispositivos são bastante novos no mercado, portanto, há pouca investigação sobre a sua segurança. No entanto, podemos considerar os componentes específicos para procurar potenciais efeitos, sejam eles benéficos ou prejudiciais.

Componentes do e-líquido

Muitos compostos benignos ou benéficos podem tornar-se prejudiciais se administrados de forma não testada ou administrados ao grupo de pacientes errado. Por exemplo, os benefícios da vitamina C são universalmente conhecidos, mas o uso de altas doses de vitamina C demonstrou aumentar o risco de morte em pessoas com sépsis.

A vitamina B12 também é um aditivo popular para estes dispositivos. Em pessoas com deficiência da vitamina, uma dose de B12 é muito eficaz para restaurar os níveis. No entanto, há uma clara falta de evidências de apoio para quaisquer benefícios para pessoas com níveis normais de B12. Além disso, não temos evidências sobre a segurança ou eficácia da B12 inalada.

Um estudo realizado em 1967 não mostrou benefícios na inalação de vitamina B12 em relação à suplementação por injeção. Mas mesmo em 1967, os investigadores tiveram o cuidado de apontar o potencial de danos nos pulmões.

Também podemos analisar informações de componentes compartilhados com cigarros eletrónicos para procurar potenciais efeitos. Alguns produtos fornecem vitamina B12 dissolvida num componente de e-líquido comum, a glicerina vegetal. Outros produtos usam propilenoglicol ou uma mistura de ambos os líquidos. Quando aquecidos, esses componentes decompõem-se em substâncias químicas nocivas.

Esses produtos químicos demonstraram prejudicar os macrófagos alveolares, importantes células imunes no pulmão, de uma forma que não depende da presença de nicotina. Descobertas semelhantes também foram mostradas noutras importantes células das vias aéreas e do sistema imunitário.

Wellness vapes que fornecem óleos essenciais também podem sofrer das mesmas preocupações. Contêm compostos chamados terpenos e uma mistura de outros produtos químicos semelhantes aos e-líquidos.

Os terpenos foram relatados como tendo uma série de benefícios, incluindo propriedades anticancerígenas, antialérgicas e antimicrobianas, sugerindo os potenciais benefícios de tomar esses óleos essenciais.

No entanto, os terpenos são degradados pelo calor, portanto, podem ser decompostos por vaporização em compostos nocivos que podem irritar as vias aéreas e podem ser tóxicos para as células em doses mais altas e exposição mais longa.

Maior escrutínio

Dadas as semelhanças entre cigarros eletrónicos e wellness vapes, estas empresas estão a enfrentar agora um maior escrutínio dos órgãos de saúde pública. A FDA alertou que são “inseguros”, “ineficazes” e “não comprovados”.

Devemos pesar cuidadosamente os benefícios e riscos do seu uso. Muitos dos suplementos nesses dispositivos podem ajudar a melhorar o nosso estilo de vida, mas não há evidências para apoiar os benefícios da inalação.

Embora os wellness vapes não existam há tempo suficiente para que os investigadores saibam com certeza as consequências a longo prazo do seu uso, sabe-se que a exposição de curto prazo aos seus componentes pode prejudicar os pulmões. Portanto, o uso prolongado pode representar um risco muito sério.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.