Chefe das Finanças que apagava dívidas ao Fisco preso por corrupção

A Polícia Judiciária (PJ) do Porto desmantelou um esquema de corrupção na Autoridade Tributária, envolvendo um chefe-adjunto do Serviço de Finanças de Vila Nova de Gaia que foi detido. É suspeito de utilizar o sistema informático das Finanças para apagar dívidas de empresas e particulares em troca de “luvas”.

A investigação, realizada no âmbito da “Operação Swiffer”, é divulgada pelo jornal Correio da Manhã e levou também à detenção de uma técnica oficial de contas e de um empresário de Espinho, que estarão igualmente envolvidos no esquema de corrupção.

A técnica oficial de contas é vista como a líder da rede que procurava angariar empresas e particulares interessados em “limparem” dívidas e outras irregularidades dos seus “cadastros” na Autoridade Tributária.

O chefe de Finanças usava o seu cargo para aceder ao sistema informático e apagar as dívidas, como suspeitam os investigadores do caso.

O empresário detido será um dos interessados em usufruírem do esquema ilegal. Todavia, o Público apurou que os beneficiados com este esquema fraudulento não foram visados na investigação do Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto, mas estarão identificados.

Os suspeitos detidos têm entre 50 e 65 anos. Além dos crimes de corrupção passiva e activa, está também em causa o crime de violação do segredo, conforme revelou a PJ em comunicado.

“No decurso da operação, que envolveu mais de trinta e cinco inspectores e peritos informáticos da Polícia Judiciária, foram apreendidos relevantes elementos probatórios“, refere ainda a PJ.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tive azar de não o ter conhecido, assim eu poupava alguns euros, o Fisco, que sem me notificar, foi a minha conta bancaria e roubou alguns trocos da minha conta, de uma divida que já estava paga, alegando um novo processo.
    Tive que aceitar, porque levar para tribunal, recrutar advogado, deslocações diversas ao Tribunal, ficariam mais caras e não sei se a justiça para os pobres, estaria a meu favor.

RESPONDER

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …

José Neves da Farfetch nomeado pela terceira vez para prémios da moda britânicos

O fundador e presidente executivo da empresa tecnológica portuguesa Farfetch, José Neves, está nomeado pelo terceiro ano consecutivo para os prémios de moda britânicos, anunciou hoje a organização. José Neves, empresário fundador da plataforma ‘online’ de …

Televisão estatal chinesa não difunde início da temporada da NBA

A televisão estatal chinesa CCTV não difundiu os jogos inaugurais da 74ª temporada da NBA, após o atrito entre o Governo chinês e a liga norte-americana de basquetebol, suscitado por um comentário de apoio aos …