Um executivo enviou 343 mil euros para a conta errada. E agora?

Levantamentos num banco suspensos depois de um erro grave de um chefe de uma empresa de investimentos.

O caso já começou em Junho do ano passado mas houve desenvolvimentos recentes e foi divulgado agora, após decisão judicial.

Digby Beaumont é chefe de investimentos da Paliside Real Assets, empresa na Austrália focada precisamente em investimentos.

O responsável quis investir no Long Short Fund da L1 Capital, através de uma terceira empresa, o Apex Group.

Comprou um pouco mais de 300 mil euros. Preencheu à mão os dados bancários, nos documentos necessários para a concretização do investimento, relata o jornal The Australian Financial Review.

Pormenor: o BSB estava errado. O BSB é o Bank-State-Branch, equivalente ao nosso SWIFT, que identifica cada banco australiano.

Quase um ano depois, já em Março deste ano, Digby Beaumont quis resgatar o dinheiro – que agora ia em quase 343 mil euros – mas o valor foi para uma conta diferente.

Só no mês seguinte, Abril, o Apex Group e o próprio Digby repararam que o dinheiro tinha seguido para a conta errada devido a um erro no preenchimento dos documentos.

Nesse mesmo dia, em que repararam no erro, preencheram um novo formulário, com os dados correctos – mas o dinheiro já tinha seguido para uma conta no Commonwealth Bank.

O caso seguiu para tribunal. Na semana passada, já em julgamento, os advogados do Commonwealth Bank não conseguiram garantir que o dinheiro ainda estava numa das suas contas.

Mas sugeriram congelar todos os levantamentos logo no dia seguinte.

E o tribunal forçou mesmo o Commonwealth Bank a interromper os levantamentos de uma das suas contas bancárias.

Só pode haver levantamento se, após esse levantamento, “ficarem naquela conta recursos iguais ou superiores ao valor transferido”.

Também em julgamento, ficou-se a saber que o Commonwealth Bank não conseguiu falar com o destinatário (involuntário) dos fundos ao longo de vários dias. Estava incontactável.

ZAP //

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