Chef italiano leva gastronomia portuguesa ao topo do mundo

(dr) vilajoya.com

O o austríaco Dieter Koschina, chef executivo do Hotel Restaurante Vila Joya

O o austríaco Dieter Koschina, chef executivo do Hotel Restaurante Vila Joya

Andre Miacola pode até ser italiano, mas o ‘chef’ no restaurante Vila Joya, em Albufeira, vai ser o único a levar os sabores portugueses à final ibérica do concurso S. Pellegrino Young Chef 2015, esta segunda-feira, em Barcelona.

O jovem chef italiano Andre Miacola foi escolhido pelo ALMA, um centro italiano de formação internacional de cozinha, de entre um lote de 3.000 candidatos, e vai competir em Barcelona com nove jovens chefs espanhóis pelo título ibérico, que lhe daria o direito a lutar na final mundial, em junho de 2015, em Milão.

Andrea realçou à Agência Lusa que vai levar à final ibérica pratos inspirados na sua passagem por Portugal, mas “com um toque italiano”.

“Em Barcelona vou mostrar todo o tempo que passei em Portugal, tudo o que absorvi neste tempo. Aprendi novas técnicas na cozinha, também no que toca a pastelaria, e vou interpretá-las com um toque italiano”, disse o chef italiano.

“Os produtos portugueses são muito bons para alta cozinha e especiais. Agora que os provei vou tentar reinterpretá-los com um toque italiano”, acrescentou.

d.r. bacoyboca.com

O chef italiano Andre Miacola lidera uma das estações da cozinha do Vila Joya

O chef italiano Andre Miacola lidera uma das estações da cozinha do Vila Joya

Para o prato que vai apresentar na final ibérica em Barcelona, Andrea escolheu um fruto que associa à sua passagem por Portugal.

“Nas meias-finais vou colocar no centro do meu prato a anona, que provei pela primeira vez em Portugal. Gostei imediatamente do aspeto do seu interior, carnoso, mas fiquei ainda mais intrigado quando li acerca das características nutritivas da anona, as suas propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas”, realçou Andrea.

O chef italiano, que lidera uma das estações da cozinha do Vila Joya, cujo ‘chef’ executivo é o austríaco Dieter Koschina, disse que “sente uma responsabilidade acrescida por representar Portugal”.

“É uma terra que me acolheu como se fosse um velho amigo. Aqui senti-me em casa, mas sem nunca me esquecer de onde venho“, salientou o cozinheiro italiano, acrescentando que considera “muito enriquecedora a sua passagem” pelo Vila Joya, de Albufeira, onde conseguiu crescer como profissional da cozinha.

“Quando estava em Itália sempre ouvi falar do Vila Joya, que está no ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo. Sempre quis trabalhar num lugar tão importante. É muito bom trabalhar numa cozinha onde estão tantos profissionais de sucesso de vários países, onde nos podemos comparar com eles e também crescer”, referiu.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …