Chavismo irá a eleições parlamentares antecipadas mesmo sem participação da oposição

MinCI

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

As forças que apoiam o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, estão preparadas para participar nas eleições parlamentares antecipadas, mesmo que a oposição decida não participar.

“Isso (não participação da oposição) não nos deterá. Nós, em 2020, vamos a eleições para a Assembleia Nacional. Vão (participar) os melhores revolucionários para que sejam a voz do nosso povo”, disse o presidente da Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime).

Diosdado Cabello, que é tido como o segundo homem mais forte do chavismo, depois do Presidente do país, Nicolás Maduro, falava ontem numa iniciativa com simpatizantes no Estado venezuelano de Táchira.

As declarações de Diosdado Cabello têm lugar no mesmo dia em que o deputado opositor José Guerra denunciou que o regime está a tentar comprar parlamentares opositores, para que a oposição deixe de ter “maioria qualificada” na Assembleia Nacional, onde está em maioria.

Em várias oportunidades, políticos afetos ao regime têm insistido em propor que as eleições parlamentares sejam antecipadas para “recuperar” os espaços que a oposição conquistou nas legislativas de 2015 e afastar o opositor Juan Guaidó da presidência da Assembleia Nacional.

O atual período legislativo entrou em vigor em 05 de janeiro de 2016 e terminará em 04 de janeiro de 2021.

Nas últimas semanas a oposição venezuelana tem insistido de que é necessário atualizar as autoridades do Conselho Nacional Eleitoral, organismo que dizem estar dominado pelo regime.

A crise política, económica e social na Venezuela agravou em janeiro último, quando o presidente do parlamento, o opositor Juan Guaidó, jurou assumir as funções de presidente interino do país, até conseguir afastar Nicolás Maduro do poder, convocar um governo de transição e eleições livres e transparentes no país.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …