Chavismo irá a eleições parlamentares antecipadas mesmo sem participação da oposição

MinCI

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

As forças que apoiam o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, estão preparadas para participar nas eleições parlamentares antecipadas, mesmo que a oposição decida não participar.

“Isso (não participação da oposição) não nos deterá. Nós, em 2020, vamos a eleições para a Assembleia Nacional. Vão (participar) os melhores revolucionários para que sejam a voz do nosso povo”, disse o presidente da Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime).

Diosdado Cabello, que é tido como o segundo homem mais forte do chavismo, depois do Presidente do país, Nicolás Maduro, falava ontem numa iniciativa com simpatizantes no Estado venezuelano de Táchira.

As declarações de Diosdado Cabello têm lugar no mesmo dia em que o deputado opositor José Guerra denunciou que o regime está a tentar comprar parlamentares opositores, para que a oposição deixe de ter “maioria qualificada” na Assembleia Nacional, onde está em maioria.

Em várias oportunidades, políticos afetos ao regime têm insistido em propor que as eleições parlamentares sejam antecipadas para “recuperar” os espaços que a oposição conquistou nas legislativas de 2015 e afastar o opositor Juan Guaidó da presidência da Assembleia Nacional.

O atual período legislativo entrou em vigor em 05 de janeiro de 2016 e terminará em 04 de janeiro de 2021.

Nas últimas semanas a oposição venezuelana tem insistido de que é necessário atualizar as autoridades do Conselho Nacional Eleitoral, organismo que dizem estar dominado pelo regime.

A crise política, económica e social na Venezuela agravou em janeiro último, quando o presidente do parlamento, o opositor Juan Guaidó, jurou assumir as funções de presidente interino do país, até conseguir afastar Nicolás Maduro do poder, convocar um governo de transição e eleições livres e transparentes no país.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …