Chaves vs FC Porto | “Dragão” volta a sorrir

goalpoint-chaves-porto-liga-nos-201617

O FC Porto mantém a perseguição ao líder Benfica ao vencer o Chaves por 2-0, voltando aos triunfos após dois empates consecutivos.

A primeira parte terminou sem golos mas com os portistas quase sempre por cima, e no segundo tempo os “dragões” souberam ter o engenho necessário para bater o guarda-redes António Filipe, com Soares e André André a marcarem os golos da noite.

O Jogo explicado em Números

  • Início lento da partida, sem um único remate enquadrado nos primeiros 15 minutos, apesar de as duas equipas terem tentado a sua sorte por duas vezes. Os “dragões” mostravam mais ambição, com 58% de posse de bola.
  • À entrada para a meia-hora de jogo, o FC Porto continuava sem fazer qualquer remate à baliza do Chaves, o que não o impedia, no entanto, de ter mais bola (66% posse) e de tratá-la melhor (85% eficácia de passe contra apenas 67% do adversário). A pouca disponibilidade ofensiva dos flavienses era visível pelo facto de o guarda-redes António Filipe ser o jogador da casa com mais passes efectuados, 17.
  • E foi então que, no espaço de apenas dois minutos, António Filipe teve de aplicar-se duas vezes para segurar o nulo. Primeiro, travou uma verdadeira “bomba” de Soares; depois, segurou um livre de Rúben Neves com uma defesa apertada junto ao solo. Ainda antes do descanso, o guarda-redes do Chaves voltaria a negar o golo ao camisola “6” portista com nova defesa apertada, terminando a primeira parte com três intervenções.
  • O FC Porto terminava a primeira parte liderando vários indicadores: 3-1 em remates enquadrados e em pontapés de canto, 62%-38% em posse de bola e 82-67% em eficácia de passe. Rúben Neves surgia na liderança dos GoalPoint Ratings, com 6.2, depois de uma primeira parte em que fez dois disparos à baliza, acertou 37 dos 42 passes que executou e recuperou a bola sete vezes. Logo atrás aparecia Bressan 6.1, com um passe para finalização, um cruzamento eficaz, 11 duelos disputados e nove acções defensivas.
  • A segunda parte arrancou com o golo de Soares, aos 52 minutos, numa recarga após um remate de André André que António Filipe não foi capaz de segurar. Décimo nono golo no campeonato do avançado brasileiro, a marcar no segundo remate feito nesta partida.

  • A reacção do Chaves ao golo sofrido foi bastante tímida: cumpridos 20 minutos desde o reatamento da partida, a equipa da casa ainda não tinha feito nenhum remate à baliza e tinha apenas 26% de posse de bola e 20% de duelos ganhos.
  • Aos 72 minutos, os “dragões” ampliaram a sua vantagem, desta vez por intermédio de André André, a rematar para fora do alcance de António Filipe depois de um excelente passe de Otávio, que justificava (e de que maneira) a aposta de Nuno Espírito Santo.
  • Antes do final da partida, o FC Porto viu-se reduzido a dez unidades, fruto do cartão vermelho directo mostrado a Maxi Pereira por falta sobre Davidson. Terceira expulsão da época para o lateral uruguaio, a segunda no campeonato.
  • O Chaves chegou ao final da segunda parte com sete remates, nenhum deles enquadrado. O único disparo dos flavienses à baliza aconteceu mesmo aos 22 minutos, num cabeceamento fraco de Fábio Martins a que Casillas respondeu sem dificuldades.

O Homem do Jogo

Noite de grande nível do médio André André, coroada com um importante golo, que deu algum descanso aos jogadores “azuis-e-brancos”. Para além do disparo certeiro, que surgiu num dos três remates que fez, o camisola 20 portista somou um passe para ocasião (e uma assistência “indirecta”, para o golo de Soares), foi eficaz no único drible que realizou, acertou 46 dos seus 52 passes e venceu quatro dos seis duelos que disputou. Tudo somado, o jogador português regressa à Invicta com um GoalPoint Rating de 7.7.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/858426548042567680

Jogadores em foco

  • Otávio 7.4 – No regresso à titularidade, o médio brasileiro deixou excelentes indicações. Somou três passes para finalização, um deles resultante em golo, três dribles eficazes, 12 duelos ganhos e sete faltas sofridas.
  • Rúben Neves 6.7 – Fez de Danilo Pereira e não se deu mal, com dez recuperações de bola e seis acções defensivas. Foi ainda o portista com mais passes (72), acertando 63 deles.
  • Bressan 6.3 – Foi a única luz no meio de uma exibição colectiva bastante sombria. Somou um passe para finalização, um cruzamento eficaz, sete desarmes e 11 recuperações de bola.
  • António Filipe 6.3 – Sofreu dois golos mas impediu a derrota de ganhar contornos ainda mais pesados, contabilizando sete defesas ao todo, seis delas a remates de fora da área.
  • Maxi Pereira 5.1 – Até à expulsão, pouco antes do apito final, levava um remate enquadrado, quatro cruzamentos (nenhum deles eficaz), seis entradas na área adversária e quatro intercepções. Foi, a par de Otávio, o portista que mais faltas cometeu (quatro).

Resumo

goalpoint-chaves-porto-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …